Geral

Detectou ligações erradas · 13/02/2020 - 17h04

FMS orienta que o telefone correto para acionar o SAMU é o 192

O órgão detectou que muitas pessoas em situação de urgência estão ligando para solicitar ambulância para o número errado


Compartilhar Tweet 1



Para usufruir do atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), nos casos de urgência e emergência, a população deve ligar exclusivamente para o telefone gratuito 192. O alerta é da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. O órgão detectou que muitas pessoas em situação de urgência estão ligando para solicitar ambulância para o número errado, que é o telefone fixo da secretaria do SAMU, setor responsável por resolver apenas assuntos administrativos.

Segundo a diretora geral Francina Amorim,  a secretaria do SAMU tem atendido, em média, 10 ligações por dia solicitando ambulância. “As pessoas, que estão em situação de urgência, acabam perdendo tempo, porque os funcionários ainda irão orientá-las a ligar para o telefone 192. Ao ligar para o 192, a pessoa aciona a Central de Regulação e médicos reguladores classificam se é necessário o envio de ambulância básica, avançada ou se fazem orientações médicas”, afirma.

O SAMU é um programa do Governo Federal, administrado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, que presta socorro em casos de urgência e emergência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica. Atualmente, conta com 8 ambulâncias de suporte básico, 03 de suporte avançado e 04 motolâncias, que ficam estrategicamente distribuídas na capital piauiense para facilitar a locomoção.


Fonte: Com informações da PMT

Comentários