Denúncia grave -

Evangelina Rosa | Vereadora denuncia morte de bebês por causa do calor

Por Apoliana Oliveira

A vereadora Teresa Britto (PV), anunciou durante a sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (25/10), que irá acionar o Ministério Público do Piauí, após receber denúncia de que pelo menos quatro bebês morreram desde a segunda-feira (23) na UTI da Maternidade Evangelina Rosa , em Teresina.

Segundo o que foi repassado à vereadora, por uma funcionária da Maternidade, duas das mortes ocorreram ainda no dia 23, e outras duas ontem, terça-feira.

Em seu pronunciamento na tribuna, Teresa Britto relatou que os bebês morreram por causa do calor.

“Recebi essa denúncia da morte de dois bebês no último dia 23 e mais dois ontem (24). O ar-condicionado da UTI quebrou e os bebês estão morrendo com o calor, visto que eles ficam na incubadora e precisam necessariamente de ventilação. Trata-se de um crime e um descaso do Poder Público”, afirmou a parlamentar.

Ela agora cobra uma apuração rígida e urgente da denúncia. Teresa Britto foi ainda convidada a vistoriar o Centro de Saúde Infantil.

    Foto: Divulgação/AsCom

"Denúncia sem cabimento"

Em nota, a maternidade afirmou que a denúncia da vereadora "é inverídica e sem qualquer cabimento". Esclarece que quando óbitos são registrados, o Comitê de Investigação da Meternidade é acionado, para que a causa seja determinada. "A declaração da vereadora não condiz com a realidade e sem respaldo médico e científico para as denúncias citadas", segue a nota.

A Evangelina Rosa diz ainda que as Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários Neonatal são climatizadas, com monitoramento constante da temperatura, evitando inclusive que o ambiente esteja muito frio ou muito aquecido. Garante que uma equipe de profissionais está sempre à disposição dos pacientes para a assistência devida.

Casos recorrentes 

Não é de hoje que casos de mortes de bebês são registrados na maternidade, a maior do estado do Piauí. No primeiro semestre, vereador Dr. Lázaro (PPS) apresentou na Câmara dados do Ministério Público Estadual, apontando que pelo menos 136 bebês morreram na Evangelina Rosa, entre janeiro e maio deste ano.

Na época, um relatório foi encaminhado para o diretor geral da Evangelina Rosa, para o secretário estadual de Saúde e para o promotor responsável pela fiscalização do município de Teresina para que providências fossem tomadas.

Comentários

Trabalhe Conosco