Prazo vai até 17 de maio -

Estudantes já podem se inscrever na Olimpíada de Robótica 2019

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2019 já estão abertas. O prazo vai até 17 de maio. Podem participar alunos de escolas públicas e particulares dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico. A competição definirá os representantes brasileiros no evento mundial, a RoboCup.

A edição de 2020 da RoboCup ocorrerá em Bordeaux, na França. A inscrição gratuita é feita pelo professor na página do evento na internet. São duas as modalidades de disputa: prática e teórica. A primeira fase será realizada em 7 de junho; a segunda em 23 de agosto.

As provas incluem conteúdo do Ensino Fundamental e Médio. As questões são elaboradas por uma comissão de professores. Na modalidade prática, é exigido um desafio. Os grupos de até quatro alunos devem considerar a simulação de um desastre natural. Assim, construirão um robô completamente autônomo, ou seja, sem controle remoto, capaz de navegar por um terreno acidentado, localizar vítimas e resgatá-las. 

A cada ano a organização prepara novas pistas e trajetos. As etapas regionais e estaduais ocorrem entre junho e setembro. Nestas datas serão selecionadas equipes de nível 1 e 2 para o nacional. O palco do evento nacional será Rio Grande (RS) entre os dias 22 e 26 de outubro.

Na edição de 2018, mais de 4.300 equipes participaram da disputa prática. A robótica tem um caráter multidisciplinar que beneficia diversas áreas do conhecimento. Além disso, promove o trabalho em equipe e a cooperação. A ideia da OBR é convidar os estudantes a se aproximar da arte de desenvolver tecnologia.

O evento tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também tem suporte de diversas instituições de todo o Brasil, como universidades e órgãos públicos.

Para mais informações, acesse o site da OBR, regional Piauí.

 

Fonte: Com informações da Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco