Geral

"Tsunami da Educação" · 15/05/2019 - 11h45

Estudantes de Teresina tomam as ruas em ato contra cortes de recursos nas federais

Atos contra o contingenciamento anunciado pelo Ministério da Educação acontecem nas capitais de todo país


Compartilhar Tweet 1



Estudantes da Universidade Federal do Piauí e também do Instituto Federal, além de professores e servidores, foram às ruas nesta quarta-feira (15), em Teresina. Eles reclamam do corte de recursos anunciados pelo Ministério da Educação, na semana passada.

O protesto partiu do Centro de Teresina, onde ruas e avenidas tiveram o trânsito bloqueado. Em caminhada, seguiram até o Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e depois para a Frei Serafim.

O ato faz parte da greve geral convocada para o dia de hoje, quando dezenas de manifestações acontecem em todo país.


Segundo o Ministério da Educação, o contingenciamento atinge apenas 3,4% do orçamento das universidades. Afirma que o bloqueio “foi operacional, técnico e isonômico para todas as universidades e institutos, em decorrência da restrição orçamentária imposta a toda Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 9.741, de 28 de março de 2019, e da Portaria nº 144, de 2 de maio de 2019”.

E justifica que o bloqueio não incluiu as despesas para pagamento de salários de professores, outros servidores, inativos e pensionistas, benefícios, assistência estudantil, emendas parlamentares impositivas e receitas próprias.

Imagens do ato em Teresina foram publicadas na página oficial da União Nacional dos Estudantes, no Twitter. Nas redes sociais, as manifestações foram apelidadas de Tsunami da Educação.



 


Comentários