180 visita pontos da capital -

Em cota de inundação, Rio Poti já avança em algumas áreas de Teresina

Por Apoliana Oliveira

    Crédito: Apoliana Oliveira/180graus

O Rio Poti começa a avançar em áreas mais baixas, ao longo da sua margem em Teresina. Na Avenida Raul Lopes, a água chega próximo aos quiosques e já encobre algumas áreas do complexo da Ponte Estaiada. Sob a ponte Wall Ferraz, na zona Sul, moradores amanheceram com água na porta. Na Avenida Via Sul, ainda em obras, o rio também avança. No Parque Encontro dos Rio, uma área grande está alagada, alcançando pelo menos dois quiosques.

Nesta madrugada de sábado (06), o rio alcançou pela primeira vez, em dez anos, sua cota de inundação. A última atualização do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), divulgada às 7h30, indicava o nível de 10,85 metros.

Percorrendo a Avenida Maranhão, é possível perceber que quase não há correnteza no Rio Parnaíba, que há alguns dias está represado pela força da água do Poti.

O aumento rápido no nível das águas nas últimas doze horas é reflexo do aumento da vazão do Rio Poti a partir da cidade de Prata do Piauí, que ontem subiu de forma repentina em mais de três metros. A boa notícia é que desde ontem à noite o rio já iniciou um movimento de descida das águas. Às 20h de ontem, o rio estava com 11,5 metros. Nesta manhã, havia recuado para 10,18 metros.

    Crédito: Apoliana Oliveira/180graus

Remoção de famílias

A cheia do Poti é monitorada de perto pela Prefeitura de Teresina e a Defesa Civil. Já foram removidas famílias na Vila Ferroviária, localizada na zona Sudeste, Vila Mandacaru, na zona Sul, e também na região do bairro Água Mineral, na Vila Verde e da Vila Beira Rio, que ficam na zona Norte da capital.

    Crédito: Apoliana Oliveira/180graus
    Crédito: Apoliana Oliveira/180graus
    Crédito: Apoliana Oliveira/180graus
    Crédito: Apoliana Oliveira/180graus

 

Comentários

Trabalhe Conosco