Geral

Desenvolvimento tecnológico · 15/04/2015 - 12h53 | Última atualização em 15/04/2015 - 16h44

Dunnas Shopping terá novo espaço para o desenvolvimento tecnológico

O polo será um espaço propício para incubação de projetos e lançamento de Startups


Compartilhar Tweet 1



A comunidade da planície litorânea do Piauí ganha um espaço de promoção tecnológica, de inovação e de ciência. A Prefeitura de Parnaíba inaugurará nesta sexta-feira (17/04), o Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba no Dunnas Shopping.

No próximo dia 17 de abril, sexta-feira, a planície litorânea do Piauí vai ganhar um novo espaço voltado para a promoção tecnológica, inovação e ciência. O Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba irá funcionar no Dunnas Shopping e já começa com 09 empresas instaladas.

O local será um espaço propício para incubação de projetos e lançamento de Startups, projeto social Delta de Bem, espaços estratégicos para o desenvolvimento econômico e, a estimativa dos envolvidos na gestão do Polo sinalizam que lá será um espaço de representatividade, promoção e qualificação de inovação, tecnologia e conhecimento.

Hoje, apenas em se tratando de tecnologia, só na cidade de Parnaíba as empresas margeiam o faturamento de 2 milhões. Parceiros como a Prefeitura de Parnaíba, o Governo do Estado do Piauí e o SEBRAE acreditam que o incentivo ao setor contribuem fortemente para o desenvolvimento, fortalecimento e promoção da sustentabilidade e do ecossistema que se faz necessário desenvolver na região, considerando principalmente o déficit apresentado pelo observatório Softex, onde destaca que até 2022 este déficit será de mais de 400 mil profissionais capacitados na área.

De acordo com o SEBRAE, ações deste tipo só sinalizam que o desenvolvimento da região é fato, e que este marco garante ainda mais que a prosperidade, garante a melhoria da gestão das empresas e promoção da inovação e da sustentabilidade na região.

“Este é o caminho. Não há desenvolvimento sem apoio e integração de interessados neste desenvolvimento. Na região, a integração entre empresas, governo e academia já sinaliza que o Polo tem grandes chances de se tornar uma referência nacional assim como em outros estados que o SEBRAE também apoia iniciativas do gênero”, ressalta o Gerente do escritório de Parnaíba Élcio Lima.

Será um espaço com custo zero para as empresas, que terão aluguel, condomínio, água, luz e internet de 50 MB por quatro anos. O projeto que é uma parceria da prefeitura com o Governo do Estado terá ainda apoio da ATI (Agência de Tecnologia da Informação do Estado) e da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí).

Uma das contrapartidas vem do projeto Delta de Bem idealizado por Paulo Cesar e Flammarion Cysneiros de Recife, que utilizara a metodologia code.org para formar programadores em comunidades carentes. A meta é que as parcerias a serem desenvolvidas no polo sejam transformadas em ações reais e de benefício à população.

Com informações da Assessoria