Executado na cidade de Nazária -

Drones são utilizados em projeto piloto de georreferenciamento de imóveis no Piauí

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), está testando uma nova forma de realizar o georreferenciamento dos projetos de assentamento de terrenos, utilizando drones e vants. O plano piloto está sendo executado no município de Nazária, nos assentamentos de Laginha e Contrato I e II.

No método tradicional de georreferenciamento, os agrimensores utilizam marcos (estacas) fincados nos cantos do terreno a ser medido para análise das coordenadas. Neste novo método com os drones e os vants (outra espécie de drone em formato de um pequeno avião), esse mapeamento será automatizado, já que de cima eles podem fazer fornecer as coordenadas com mais rapidez.

Neste trabalho é definido o perímetro da área e sua posição geográfica. Os teste estão sendo realizados pela Diretoria Técnica (Diope), sob responsabilidade do diretor Rannyere Tardele.

De acordo com Tardele, o projeto irá dinamizar o processo de georreferenciamento, bem como facilitar o trabalho de mapeamento de terrenos no estado, agilizando a regularização fundiária para a população.

“Estamos testando a tecnologia dos drones para, assim, ganhar tempo no georreferenciamento de um imóvel. O projeto é piloto, no qual os testes estão sendo executados em Nazária e, se der certo, irá agilizar o processo de regularização fundiária, no qual esta é uma das etapas para este processo”, afirmou o diretor.

Fonte: Com informações da Ccom

Comentários

Trabalhe Conosco