Geral

Pessoa com Deficiência · 28/03/2012 - 17h37

Dia do Autismo será comemorado no 2 de abril

Com o apoio do Governo do Estado, será comemorado, no próximo 2 de abril


Compartilhar Tweet 1



Com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), será comemorado, no próximo 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). O evento inclui, entre outras atividades, a Caminhada Azul pelo Autismo, na Avenida Raul Lopes, a partir das 16h30, saindo do balão da Ponte da Primavera até a Ponte Mestre João Isidoro França, a Ponte Estaiada.

Realizadas pela Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí (AMA) e outras entidades, as comemorações em torno do Dia Mundial da Conscientização do Autismo serão iniciadas às 9 horas, do dia 2 de abril. O Encontro Azul pelo acolhimento dos Autistas vai acontecer com um café da manhã, oferecido para mais de 200 famílias, na sede da AMA, localizada na Rua José Clemente Pereira, no Bairro Primavera.

Segundo o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Hélder Jacobina, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo é uma data importantíssima no calendário anual de eventos afirmativos dos direitos da pessoa com deficiência. De acordo com dados oficiais, o autismo é uma síndrome que atinge quase dois milhões de brasileiros.

70 milhões

Em crianças, o autismo é mais comum do que o câncer, a aids e o diabetes. No Piauí, ainda não há um levantamento preciso do número de pessoas afetadas pela síndrome, mas estatísticas atuais apontam para a ocorrência de um caso de autismo a cada 100 crianças nascidas em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo.

Todas as pessoas que participarem dos eventos relacionados ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo deverão vestir azul, considerada a cor do autismo. Os organizadores das comemorações pedem que a população vista azul ou ilumine algo de azul no dia 2 de abril. As atividades relacionadas à data prosseguirão no dia seguinte (3), com o I Ciclo de Palestras sobre Autismo, com o tema Autismo: Diagnóstico e Tratamento.

As palestras estão sendo organizadas conjuntamente pela AMA e Faculdade de Ensino Superior do Piauí (Faespi), e acontecerão no auditório da Faespi, abordando temas, como Autismo e Diagnóstico, Metodologias de Atendimento para Crianças Autistas e Autismo e Linguagem. O psiquiatra Rubens Lima, a psicóloga Tereza Brito, a fonoaudióloga Naianna Oliveira e a musicoterapeuta Karine Vieira estão entre os profissionais convidados para ministrar as palestras.


Fonte: Com Informações Ccom