Geral

Prevenção e diagnóstico · 30/11/2020 - 15h02

Dezembro Vermelho alerta para o aumento de casos novos de AIDS no Piauí

Dia primeiro de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e o tema da campanha deste ano é o diagnóstico precoce


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria de Estado da Saúde(Sesapi), através da Coordenação de Doenças Transmissíveis, realiza na terça-feira (1º) atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Durante todo o mês de dezembro, será feito o trabalho de prevenção e diagnóstico para o controle da doença. Este ano o tema da campanha é o diagnóstico precoce. Nesta terça-feira, a Sesapi realiza Live Webinar, das 16h às 18h, sobre o Dezembro Vermelho. As inscrições podem ser feitas através do even3.com.br/lutaHIV 

De acordo com a Coordenadora das DSTs da Sesapi, Karina Amorim, o Estado do Piauí tem números crescentes de HIV/AIDS e por isso é importante que todos se voltem para o controle da doença. ”Ao ano, são notificados em torno de 400 casos novos de AIDS e, em torno de 100 óbitos no Piauí. Com o diagnóstico precoce, é mais fácil o combate. É importante que a população saiba o seu status sorológico e faça pelo menos uma vez ao ano o teste do HIV”, diz a coordenadora.

A Sesapi está estimulando a todos os municípios do Piauí a intensificarem a campanha do diagnóstico precoce na população. O Secretário de Saúde, Florentino Neto, alerta para que o piauiense que testar positivo para a AIDS comece logo o tratamento. “Se for positivo, automaticamente comece o tratamento porque reduz os níveis de carga viral e diminuem as chances de transmissão do vírus para outras pessoas. A pessoa se protege e protege os outros”, afirma o secretário.

O Ministério da Saúde está reforçando este ano a ideia do diagnóstico precoce por barrar a prevenção de novos casos. Quanto mais precoce o tratamento, a carga viral será indetectável, impedindo a pessoa de adoecer, desenvolver Aids e até mesmo de transmitir o vírus para outra pessoa.


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários