Geral

Por tempo indeterminado · 29/06/2017 - 08h21 | Última atualização em 29/06/2017 - 10h52

Decreto para racionamento de água em 27 municípios do PI é publicado

Fica proibido o uso da água da rede pública para lavar carros ou calçadas, regar jardins e hortas


Compartilhar Tweet 1



Foi assinado nesta quarta-feira (24/06) pelo governador Wellington Dias, o decreto de racionamento de água em 27 municípios, isso se deve à situação crítica dos recursos hídricos, provocados pela estiagem que castiga o Estado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o decreto, o racionamento será por tempo indeterminado e atingirá residências, indústrias e comércios. Pode ainda ser adotadas medidas de contingenciamento, como rodízios e até mesmo suspensão temporária compatibilizando a demanda e a oferta, com o objetivo de diminuir os riscos de descontinuidade no fornecimento de água.

O decreto diz ainda que a concessionária e demais órgãos da administração estadual, no limite de suas competências legais, são autorizados a estabelecer restrições à utilização da água tratada para finalidades não essenciais. Pode-se definir uma taxa mínima a ser aplicada durante o racionamento e bonificar os usuários que consumirem menos que o limite mínimo e aplicar uma taxa maior para os que consumirem acima do limite mínimo acordado.

Os açudes e barragens que alimentam os sistemas adutores estão operando com menos de 10% da capacidade, o que acaba comprometendo os sistemas de Piaus, Garrincho, Caboclo, Estreito, Ingazeiras e Algodões II. Por isso, a necessidade de adotar este tipo de política de racionalização.

É enfatizado ainda que, fica proibido o uso da água da rede pública para lavar carros ou calçadas, regar jardins, flores, hortas ou outros similares.

Abaixo segue a lista de municípios que serão atingidos pelo racionamento:

Jaicós, Curimatá, Júlio Borges, Avelino Lopes, Fartura do Piauí, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito, Belém do Piauí, Padre Marcos, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Jacobina do Piauí, Simões, Alagoinha do Piauí, Campo Grande do Piauí, Fronteiras Pio IX, São Julião do Piauí, Vila Nova do Piauí, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Jurema do Piauí, São Braz do Piauí, São Lourenço do Piauí, São Raimundo Nonato, Várzea Branca.