Nova atribuição -

DECCOTERC vai ajudar a identificar pessoas que usam celulares roubados

 

Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

 

Delegado Geral Lucy Keyko
Delegado Geral Lucy Keyko 

 

COMBATE AO TERCEIRO MUNDISMO

Uma portaria da Delegacia Geral de Polícia baixada no último dia 29 de abril está em vigor com “a imperiosa necessidade de otimização das investigações de roubos e furtos de terminais móveis celulares, com a consequente recuperação e devolução destes”, uma faceta que expõe o grau de evolução de uma sociedade cujos membros não podem ostentar um objeto pessoal nas ruas.

Em face dessa portaria, a partir desse dia 3 de maio, “caberá à Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCORTEC), de forma subsidiária, auxiliar as demais Unidades de Polícia Judiciária, na circunscrição Teresina, no processo de identificação dos usuários de terminais móveis celulares que estejam fazendo uso de aparelhos objeto de roubo, furto, apropriação de coisa achada ou outro meio delituoso”.

A portaria também deixa claro que as novas atribuições da DECCORTEC “serão exercidas através do monitoramento contínuo, dos registros de ocorrências policiais colhidas por meio do Sistema de Boletim de Ocorrência e mediante contato com as Concessionárias de Serviços de Telefonia, ou outros meios legais que se mostrarem adequados ao pleno desempenho da atividade”.

Devendo, por sua vez, “encaminhar as informações obtidas para as Unidades de Polícia Judiciária, que deverão dar procedimento às diligências, de apreensão e restituição dos aparelhos, de acordo com a conveniência das investigações em curso”.

A portaria é assinada pelo delegado-geral de Polícia Lucy Keiko Leal Paraíba.

Há menos de um ano, a Secretaria de Segurança divulgava números informando que a média de roubos ou furtos de celular na capital chegavam a 500 ao mês.

Os principais lugares das ocorrências eram o centro de Teresina e a zona leste da capital.

Comentários

Trabalhe Conosco