Gestação com saúde -
Cuidados com a pele na gravidez: O que você deve fazer
Você já sabe quais são os cuidados com a pele na gravidez? Sabe por que eles são essenciais para você?
Pois é! É bom saber antes de tudo o que é ou não permitido na gestação, não é mesmo? Assim, você descobre como cuidar da pele durante a gravidez sem medo de prejudicar a sua saúde e a do seu bebê.
Além do mais, a saúde da pele também não deve ser ignorada, viu? Já que ela afeta a sua autoestima, a sua qualidade de vida e o seu dia a dia. E não é só neste período, ok? O que você faz hoje influencia no aspecto da sua pele a longo prazo.
É bom lembrar antes de mais nada que a gravidez mexe com o corpo da mulher. Muitas vezes aparecem estrias na barriga, nas pernas… ou manchas de melasma na gravidez.
Neste caso, o que grávida pode usar no rosto ou em outra parte do corpo? E a pomada para as bolinhas de foliculite, pode?
Conheça os cuidados com a pele na gestação. Saiba o que você deve fazer ou não deve. Veja as nossas dicas.
1. Evite o melasma na gravidez
É comum surgirem manchas escuras na gravidez. Ainda mais no rosto, que é a área mais exposta no dia a dia, não é mesmo?
As manchas aparecem por causa da ação dos hormônios na gestação. Elas afetam o bem-estar da mulher. O que pode ser evitado com o uso de protetor solar todos os dias. Então, use sempre!
Por outro lado, é normal se perguntar se grávidas podem usar cremes no rosto, não é? E não há problema nisso, viu?
Fale com seu médico antes de comprar um produto para a pele na gravidez. Aponte o seu medo. Além disso, siga as instruções do produto. E acima de tudo se proteja do sol! É a melhor dica de como evitar o melasma na gravidez!
2. Hidrate a pele
Você precisa manter a saúde da sua pele em dia, não é mesmo? Por isso, hidrate a pele todos os dias. Ponha isso no topo da sua lista de cuidados hoje.
Você deve lembrar que durante os meses da gestação o corpo estica. E não é só o corpo do bebê, não, viu? A mulher ganha peso, vê o aumento das mamas… e a barriga cresce cada vez mais.
Com isso, as fibras da pele têm de ser mais elásticas. E assim uma hora elas se rompem e geram as estrias. Bom, quando não se hidrata a pele do jeito certo, é claro.
Para isso, use o melhor creme para estrias na gravidez. Mas também não se esqueça do hidratante, ok?
3. Tenha o hábito de limpar a pele sempre
Não é nenhum segredo que a gravidez é um momento mágico. Bem, para a maioria das mulheres. Mas e quando aparecem as rugas na pele? E a dermatite na gravidez? Tudo muda, não é?
Para evitar isso, tenha o hábito de limpar a pele sempre. Lave o rosto ao menos duas vezes por dia. Com água morna.
É uma forma de remover as toxinas da pele. E de evitar outros males. Como os cravos e espinhas, muito comuns na gravidez. Além do mais, limpar a pele impede o excesso de sebo. Com isso, ela fica muito mais firme e bonita. Cuide da sua pele na gravidez!
4. Não use qualquer produto
Já perguntou para alguém o que grávida não pode passar no rosto? Ainda não? Olha, é comum ter dúvidas, viu?
Você deve sim ter cuidado com a pele na gravidez. E não usar qualquer produto que vende na farmácia. Muitos deles são proibidos para gestantes.
Pois contém substâncias nocivas. Tanto para a mãe como para o bebê. Elas afetam a circulação sanguínea, por onde o bebê recebe os nutrientes. Por isso, é bom ficar alerta! Evite itens com ácido retinoico, hidroquinona, amônia e ureia. Entre outros.
Já o ácido hialurônico na gravidez está liberado, viu? Ele ajuda a aumentar o colágeno da pele e hidratar a pele. Mas se ainda se sentir insegura, fale com seu médico.