Atletismo amador -

Corrida Unimed reúne 1.000 participantes para comemorar o dia do médico

A Corrida Unimed, maior evento promotor de saúde do Piauí, voltou a acontecer depois de dois anos. Sua promoção estava suspensa por causa da pandemia do Coronavírus e voltou hoje (16/10) com largada às 05h50 da manhã no Hospital Pediátrico Unimed, na avenida Marechal Castelo Branco.

Foto: 180 ImagensA Corrida Unimed controu com uma superestrutura no maior evento de saúde do Piauí
A Corrida Unimed controu com uma superestrutura no maior evento de saúde do Piauí

Inicialmente, a Corrida Unimed surgiu para comemorar o Dia do Médico, que é comemorado em 18 de Outubro, dia de São Lucas, padroeiro da categoria. Em algumas edições, o evento cresceu e se popularizou. Na edição de 2022, mais de 1.000 pessoas participaram em quatro categorias: PCD, 5 km, 10 km e 15 km.

Corrida aumenta a qualidade de vida e previne doenças

O Unimed é o maior plano de saúde do Piauí, contando com mais de 1.000 médicos cooperados e há 39 anos no mercado. Promover a saúde é parte da missão da entidade e a corrida, uma atividade acessível a quase todas pessoas, é uma maneira de se manter saudável.

Foto: 180 ImagensPara o Dr. Newton Nunes, médico oncologista e presidente da Unimed Teresina, a corrida é uma forma de aumentar a qualidade de vida e prevenir doenças
Para o Dr. Newton Nunes, médico oncologista e presidente da Unimed Teresina, a corrida é uma forma de aumentar a qualidade de vida e prevenir doenças

Segundo o Dr. Newton Nunes, médico cardiologista e presidente da Unimed Teresina, correr pode até mesmo livrar o praticante de um infarto ou AVC. “A prática de atividade física regular é fundamental para a manutenção da saúde. Se feito de maneira moderada, de maneira saudável, três a cinco vezes por semana, há ganho de qualidade de vida e prevenção de doenças, como infarto e AVC, colesterol, diabetes, etc”, destaca o Dr. Newton Nunes.

O vice-presidente da Unimed Teresina, André Sobral, que é médico oncologista, reforça a fala do presidente da cooperativa. "A corrida é uma atividade física completa. Envolve vários grupos musculares, cardiovascular por ter um componente aeróbico. Quem corre come melhor, emagrece. Essa é uma atividade que previne doenças como obesidade, hipertensão, diabetes e até câncer."

Foto: 180 ImagensO Dr. André Sobral, médico oncologista e vice-presidente da Unimed, destaca que a corrida pode até prevenir doenças como câncer
O Dr. André Sobral, médico oncologista e vice-presidente da Unimed, destaca que a corrida pode até prevenir doenças como câncer

Estrutura de apoio completa

A Unimed Teresina, cuidadosa, promoveu a corrida com largada em frente ao seu hospital pediátrico que fica na avenida Marechal Castelo Branco. Com uma equipe de médicos, enfermeiros e profissionais de saúde pertinho daqueles que eventualmente pudessem precisar de algum cuidado.

Foto: 180 ImagensDuas das seis ambulâncias do sistema Unimed estavam de prontidão para atender a eventuais ocorrências na corrida
Duas das seis ambulâncias do sistema Unimed estavam de prontidão para atender a eventuais ocorrências na corrida

Mas a atenção não parou por aí. Duas das seis ambulâncias do sistema estavam estacionadas de prontidão para atender às eventualidades. “Pode existir algum mal estar por causa do calor que leva à sudorese elevada, por causa da atividade física em si. Esses episódios podem provocar desmaios ou até infartos. Nessas ocasiões, prestamos os primeiros-socorros e estamos preparados até para fazer ressuscitação cardíaca", disse a Dra Cibelle que integra uma das equipes móveis.

A enfermeira Sabrina, da mesma equipe da Dra. Cibelle, completou: “Podem também acontecer quedas. Por isso estamos de prontidão para estabilizar a pessoa com os primeiros-socorros enquanto a transportamos para o hospital".

Participantes entusiasmados

A Corrida Unimed foi criada para promover a integração entre os médicos cooperados da Unimed Teresina. Com o passar dos anos, outras pessoas foram se juntando ao evento que cresceu e abriu-se para inscrições de populares em geral e para grupos praticantes da corrida no dia a dia.

O treinador de corrida Victor Giovanni falou à nossa reportagem. "A corrida é o esporte mais democrático que existe. Só precisa de você e de sua coragem. Você consegue praticar em qualquer lugar e, no máximo, você precisa de um tênis. Melhora sintomas de depressão, condicionamento físico. São muitos os benefícios”. Giovanni, estava no evento com um grande grupo de alunos praticantes diários do esporte e decidiram competir com outros grupos.

"A corrida melhora o condicionamento cardiorrespiratório e em nível neuro-muscular. Isso traz uma qualidade de vida melhor para os atletas. Esse tipo de evento incentiva o teresinense a praticar o esporte no seu dia a dia", completou Matheus Resende, professor do Clube de Corrida.

Foto: 180 ImagensO contador Carlos Lustosa é praticante diário da corrida e veio competir na Corrida Unimed
O contador Carlos Lustosa é praticante diário da corrida e veio competir na Corrida Unimed

O entusiasmo não estava somente nos instrutores. Os alunos praticantes vieram à Corrida Unimed para competir, mas sabendo que a saúde vem em primeiro lugar. A estudante de Direito Ingrid Nicole, que correu acompanhada da mãe, disse: “Vai fazer um ano que estou nesse meio de atletismo. Vim porque qualquer tipo de corrida eu adoro. É um incentivo para sair do sedentarismo”. Outro participante e adepto diário do atletismo também nos deu o seu relato. "Espera-se que as pessoas tenham mais cuidados com sua saúde para melhorar a qualidade de vida e ter mais longevidade. O evento é um motivador para que as pessoas busquem essa melhoria de vida”, foi o que disse o contador Carlos Lustosa.

Homenagem aos médicos, à saúde e à cidade

Sem dúvida alguma a Corrida Unimed é um celebrado evento de Teresina. Ao reunir 1.000 participantes na sua edição de 2022 se consolida como grande acontecimento e promove qualidade de vida, bem estar e saúde. O melhor de tudo é que tem o selo Unimed. Uma das mais importantes marcas do setor de saúde do estado e que faz questão de colocar sua estrutura à disposição do suporte daqueles que desejam incluir a corrida no seu dia a dia como forma de prevenir doenças e viver melhor.

Foto: 180 ImagensA Corrida Unimed surgiu para homenagear o dia do médico mas cresceu e reuniu cerca de 1.000 pessoas na edição de 2022
A Corrida Unimed surgiu para homenagear o dia do médico mas cresceu e reuniu cerca de 1.000 pessoas na edição de 2022

"A corrida Unimed já é um evento tradicional de Teresina e um dos principais eventos promotores da saúde do Piauí. Está completamente alinhado com a missão da Unimed estimular o cuidado com a saúde e melhoria de qualidade de vida”, disse o vice-presidente da Unimed Teresina, o médico oncologista André Sobral.

O presidente da Unimed Teresina, o cardiologista Dr. Newton Nunes, completou: "A primeira intenção da Corrida Unimed é comemorar o dia do médico, A segunda é promover a mudança de hábito, o bem estar e promoção da saúde através da atividade física”

Foto: 180 ImagensA largada da Corrida Unimed aconteceu do Hospital Pediátrico do plano de saúde na avenida Marechal Castelo Banco
A largada da Corrida Unimed aconteceu do Hospital Pediátrico do plano de saúde na avenida Marechal Castelo Banco

Comentários