Geral

Ocorreu de forma online · 25/02/2021 - 13h50

Conselho Municipal de Educação realiza 1ª reunião ordinária de 2021

O objetivo geral das reuniões mensais é a deliberação, mobilização, fiscalização, de acompanhamento e controle social do financiamento da educação


Compartilhar Tweet 1



Conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Educação de Teresina (CME/THE) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (25), para participarem da 1ª reunião ordinária de 2021, que aconteceu de forma online através da plataforma Google Meet. Desde o ano passado os encontros acontecem de forma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social pela crise do Coronavírus.

Em pauta, o Conselho Municipal de Educação discutiu sobre o parecer de renovação de autorização do Colégio Diocesano Infantil e Fundação Bradesco; solicitação de mudança de mantenedora do Instituto Vitória de Ensino para Gomes e Gadelha; apresentação da minuta de resolução para aprovação das diretrizes curriculares do município; apresentação das respostas relativas ao formulário enviado às Escolas Municipais sobre o acompanhamento das aulas remotas; além da apresentação o Projeto ThereArt, que visa por meio da escola o envolvimento e o desenvolvimento artístico para o alunado.

Durante a reunião, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Ridis Souza dos Santos, explicou sobre a volta às aulas. “O Conselho aprova o retorno das aulas desde que preencham os requisitos de segurança sanitária. O nosso Conselho regulamenta o sistema todo. Na rede pública municipal são 319 escolas. Nós, enquanto Conselho não podemos nos omitir. Queremos propor a regularização da volta, e ficarmos vigilante para acompanhar o retorno, fiscalizando as propostas da Semec. As famílias de alunos da rede pública também solicitam este retorno das aulas”, explica.

Tiago Luís da Silva Soares, representante das escolas particulares, explicou sobre toda organização que foi realizada para o retorno das aulas de forma híbrida nas escolas particulares. “Tivemos todo um cuidado de higiene com a participação da vigilância sanitária. Desde o início das aulas presenciais tivemos poucos casos de contaminação, então acredito que as escolas da rede municipal podem se adequar e voltar com segurança. A educação é essencial para o desenvolvimento social do ser humano”, diz.

O objetivo geral das reuniões mensais é a deliberação, mobilização, fiscalização, de acompanhamento e controle social do financiamento da educação de forma a assegurar a participação da sociedade civil na fiscalização da aplicação legal e efetiva dos recursos públicos, em especial do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, na elaboração de diretrizes e definição de políticas educacionais e, ainda, no acompanhamento de sua execução e avaliação, tendo como meta aperfeiçoar para 100% o trabalho de atuação e divulgação do CME/THE em 2021.


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários