Geral

Tecnologia em destaque · 08/09/2015 - 15h01

Conheça oito novas funções do iOS 9 que não existiam no iOS 8

Confira as principais novas funções do iOS 9, que não existiam no iOS 8


Compartilhar Tweet 1



O iOS 9, a mais nova versão do sistema móvel da Apple, teve a primeira versão de testes pública lançada na última semana. E o sistema trouxe algumas novidades, especialmente para usuários de iPad. Confira as principais novas funções do iOS 9, que não existiam no iOS 8.

Sugestões da Siri
No iOS 9, a assistente virtual Siri ganhou mais utilidade. Agora, a exemplo do Google Now, ela é capaz de agir de maneira proativa, oferecendo sugestões e tentando antecipar ações baseando-se no comportamento do usuário. O recurso, entretanto, ainda não funciona por completo no Brasil. Aqui, por enquanto, a Siri faz apenas sugestões de apps e contatos.

Split View e Slide Over
Apesar do nome diferente, o recurso já é um velho conhecido dos usuários de tablets com Windows 8. Trata-se da função de rodar dois aplicativos, lado a lado, na mesma tela – o que torna o iPad, de fato, multitarefas. Entretanto, assim como as sugestões da Siri, o recurso também possui algumas limitações. A Apple resolveu torná-lo compatível apenas com o iPad Air 2, a versão mais potente do tablet.

Melhorias no app Notas
O Notas, que está presente desde as primeiras versões do sistema, chegou a ser atualizado no iOS 8 com suporte a imagens. No iOS 9, o aplicativo ganhou pastas, possibilidade de fazer anotações à mão livre, incluir fotos, lista de tarefas e mais opções de formatação.

Novos aplicativos
O iOS 9 inclui dois novos aplicativos: o News, agregador de notícias que lembra o Flipboard, e um gerenciador de arquivos para o iCloud Drive. O primeiro, apesar de não contar com nenhum grande diferencial em relação aos demais apps do gênero, ainda não está disponível para usuários brasileiros, mas espera-se que isso mude até o lançamento da versão final do sistema.

Já o app do iCloud Drive, por padrão, vem desativado nas configurações do iOS, mas pode ser facilmente habilitado. Por ele, o usuário pode visualizar os arquivos armazenados na nuvem da Apple, abrir e gerenciá-los.

Vídeos em PIP
Reforçando a proposta de multitarefas no iPad, o iOS 9 permite que o usuário destaque os vídeos em uma janela flutuante para fazer outras coisas enquanto assiste a um clipe ou faz ligações pelo FaceTime. Para isso, quando estiver em um vídeo ou ligação, basta pressionar o botão home para que o modo PIP (picture in picture) seja ativado. O vídeo será redimensionado em uma pequena janela, no canto da tela, e você poderá abrir e usar outros aplicativos.

Melhorias nos mapas
Os mapas da Apple, lançados com o iOS 6 para substituir o Google Maps, estão sendo melhorados a cada nova versão do sistema. Agora, o aplicativo oferece suporte a rotas de transporte público, alertas de trânsito e sugestões de locais nas proximidades. Como era de se esperar, nem todas as cidades são suportadas e alguns recursos ainda não estão disponíveis para usuários brasileiros.

Melhorias de desempenho e bateria
Com a otimização do sistema, a Apple anunciou que a autonomia da bateria dos aparelhos atuais vai aumentar, em média, uma hora. A nova versão do sistema conta, ainda, com um ‘modo de pouca energia’. Quando habilitado, ele desativa recursos em segundo plano e alguns efeitos visuais, garantindo até três horas adicionais de bateria.

O iOS 9 também está sendo projetado para melhorar o desempenho de aparelhos antigos. Embora nem todos os recursos do sistema estarão disponíveis, a Apple garantiu suporte ao iPhone 4S, lançado em 2010 e que deveria ser descontinuado esse ano. Além dele, o iPad 2, o iPad mini original e o iPod touch de quinta geração deverão receber a atualização do sistema.

QuickType e suporte a atalhos em teclado físico
Em iPads, o teclado do iOS 9 conta com uma barra superior que, além das sugestões de textos, agora exibe atalhos úteis, como botões para recortar, copiar e colar e opções de formatação. Outra função é que, ao ser tocado com dois dedos, o teclado se transforma em um trackpad, facilitando a seleção de textos.

Ao conectar um teclado bluetooth ao iPad, o iOS 9 reconhece atalhos como Ctrl + C, para copiar, Ctrl + V, para colar, Alt + Tab, para alternar entre os aplicativos abertos, e outras combinações de teclas. O usuário também tem total liberdade para adicionar e personalizar atalhos no teclado.

Se você ficou curioso para testar o iOS 9, é importante lembrar que o sistema ainda está em fase de testes e possui vários problemas conhecidos. A versão final é esperada para setembro e será compatível com iPhones 4S e superior, iPad 2 e superior e iPod Touch - geração 5.


Fonte: Com informações do Tech Tudo