Paraíso do Cerrado -

Conheça as atrações do Jalapão com as dicas do Diego Tour

O Jalapão possui muitos pontos turísticos, mas ao longo deste artigo separamos as principais atrações para você conhecer e poder fazer seu roteiro. Ao total, separamos cinco lugares incríveis para que você possa aproveitar ao máximo suas férias e registrar esse momento. Confira a seguir as dicas do Diego Tour!


Conheça quais são as atrações do Jalapão

O Jalapão é um parque estadual de preservação ambiental, mas que é aberto para visitantes. Localizado no estado do Tocantins a cerca de 300 km de distância da capital Palmas, você consegue se hospedar nas cidades vizinhas e visitar os pontos turísticos do Jalapão.

O Parque do Jalapão possui muitas atrações, sendo mais de 20, porém a Diego Tour separou os lugares que você não pode deixar de visitar enquanto estiver em Tocantins. Entre as indicações que separamos estão os mirantes, os cânions e uma lagoa muito encantadora.

Sendo assim, ao visitar esses locais você vai poder mergulhar, relaxar e tirar lindas fotos para registar e ficar de recordação. Portanto, continue lendo e confira com mais detalhes sobre cada uma das atrações do Jalapão. Boa leitura!
 

Mirantes

Os mirantes são locais planos que para acessar é preciso subir por meio de uma trilha, do qual você consegue ver o Jalapão do alto e apreciar uma linda paisagem e o pôr-do-sol.
 

Serra do Espírito Santo

A Serra do Espírito Santo fica localizada a cerca de 200 km de distância da capital do Tocantins, Palmas. Mas, para quem está hospedado no município de Monteiros, fica a uma distância de apenas 5 horas de viagem. 

Quem viajar para o Japão não pode deixar de visitar esse lugar, isso porque ele possui uma das vistas mais bonitas do pôr-do-sol, pois é possível subir no mirante e ver toda a região. Embora não seja nada fácil chegar até o topo da serra, saiba que você vai ser recompensado.

Sendo assim, para chegar ao topo do mirante você vai precisar percorrer uma trilha que possui corrimão para sua segurança e pontos de parada para os turistas descansarem, afinal é uma subida bem íngreme. Dessa forma, é recomendado que você saia bem cedo para pegar o nascer do sol lá do alto e não pegar o sol durante o trajeto da trilha.
 

Serra da Catedral

A Serra da Catedral é outro mirante lindo que você precisa conhecer enquanto estiver no Jalapão. Entre as vantagens de conhecer esse mirante é que ele fica próximo das cidades de São Félix e Novo Acordo, então você pode se hospedar em algumas dessas cidades para conhecer a Serra da Catedral.

A Serra da Catedral é muito imponente devido sua altura que se ergue em meio à paisagem do cerrado. Além disso, chama muita atenção dos visitantes devido lembrar as  fachadas de uma construção religiosa. Embora a trilha seja de fácil acesso, é recomendado contratar um guia para não correr o risco de se perder e não pisar em um local que desliza.
 

Cânions

Os cânions são outras atrações que o Jalapão possui, com paredões que chegam a ter mais de 70 metros de altura e lagoas com águas cristalinas, você poderá mergulhar e praticar caminhadas.
 

Cânion Encantado

Se você é apaixonado por trilhas, você vai amar conhecer o Cânion Encantado, pois para acessar esse lugar você vai precisar andar cerca de 6 km de ida. Além disso, prepare roupas leves e um calçado confortável, pois o início da trilha é mais difícil devido uma descida bem inclinada.

Por causa dessa descida, durante o inverno, épocas de muita chuva na região, o local é interditado, ou seja, é proibido a visitação por causa do perigo de deslizamentos. Ao chegar no final da trilha você vai se deparar com paredões que tem mais de 70 metros de altura, rochosos.

E as belezas desse Cânion não param por aqui, pois ele possui 4 quedas d’água, além de uma vegetação verde que ao entrar em contraste com os paredões deixa o local ainda mais encantador.
 

Cânion Sussuapara

O outro ponto que você não pode deixar de visitar é o Cânion Sussuapara. Essa outra atração fica próximo da cidade de Ponte Alta, então se você for ficar hospedado nessa cidade não deixe de visitar esse cânion.

Devido estar localizado perto dessa cidade, acabou se tornando o ponto de partida de muitos roteiros feitos pelo Jalapão. Os paredões do Cânion Sussuapara possuem cerca de 12m de altura e são cobertos por vegetação verde. a vantagem de visitar esse lugar é que a trilha que precisa ser feita para acessar o interior do cânion é tranquila, exceto pela última descida que é mais difícil.

Mas, no final do percurso você vai ser recompensado com uma cachoeira com água geladinha. E não para por aqui, esse ponto turístico ainda possui uma lenda!

Existe a lenda entre os moradores da região de que o Cânion Sussuapara realiza desejos. Entretanto, para que isso aconteça, você precisa pegar uma pedrinha, fazer um pedido e em seguida colocar em uma fenda do cânion.
 

Lagoa do Japonês

Por fim, a última dica de atrações da Diego Tour que você não pode deixar de fora é a Lagoa do Japonês. Esse ponto turístico fica a cerca de 35 km de distância da cidade de Pindorama do Tocantins e 240 km de distância da capital do estado, Palmas. Para chegar à Lagoa do Japonês você vai precisar pegar a rodovia TO-030 e a TO-130.

Esse local chama atenção devido a coloração da sua água e deve ser raso, sendo perfeito para quem não sabe nadar ou tem medo. A lagoa possui a água em um tom de verde esmeralda, isso por causa da vegetação que fica envolta, já a gruta a água possui uma coloração azul e não é rasa como o lago, sendo mais funda.

Ainda pouco explorado pelos visitantes, você vai poder aproveitar ao máximo esse paraíso. Sendo assim, não se esqueça de levar máscara de mergulho e uma câmera fotográfica de preferência que seja à prova d’água, pois as fotos do mergulho ficaram mais bonitas ainda. Agora que você já conhece as principais atrações do Jalapão, não perca mais tempo e visite esse lugar. 

Comentários

Trabalhe Conosco