Piauí ficou em 5º em ranking -

Cerca de 56% dos domicílios piauienses receberam auxílio emergencial em razão da pandemia

No mês de maio, cerca de 56% dos domicílios piauienses receberam o auxílio emergencial do Governo Federal, o quinto maior percentual dentre os estados. O valor médio desse rendimento por domicílio no Piauí foi da ordem de R$ 955,00.

Mercado de trabalho no Piauí - Maio/2020

Situação das pessoas ocupadas no Piauí – Maio/2020

Em maio 183 mil pessoas apresentaram sintomas ligados à síndrome gripal no Piauí

A PNAD Covid19, no tocante aos aspectos ligados à saúde, revela que no Piauí cerca de 183 mil pessoas apresentaram algum sintoma ligado à síndrome gripal, o que representa aproximadamente 5,6% do total da população do estado.   

É importante ressaltar que a pesquisa não trata de diagnósticos médicos, mas apenas de informações relatadas pelas próprias pessoas dentre um total de 12 sintomas ligados à síndrome gripal: febre; tosse; dor de garganta; dificuldade de respirar; dor de cabeça; dor no peito; náusea; nariz entupido ou escorrendo; fadiga; dor nos olhos; perda de cheiro ou de sabor; ou dor muscular.

Dentre as pessoas que apresentaram sintomas gripais, cerca de 36 mil (19,9%) buscaram atendimento na rede de saúde, enquanto 147 mil pessoas (80,1%) não o fizeram.

A PNAD COVID19 construiu um indicador síntese que conjugou, entre os sintomas investigados, os mais associados à Covid-19. Os conjuntos de sintomas utilizados foram: perda de cheiro ou de sabor, ou tosse e febre e dificuldade para respirar, ou tosse e febre e dor no peito.

A elaboração desse indicador síntese de sintomas relacionados à síndrome gripal se deu a partir de uma pesquisa recomendada pelo CDC – Control Disease Center, observação de experiências internacionais e consulta a especialistas brasileiros do Inca, do Ministério da Saude, da Fiocruz, da escola de enfermagem UFMG.

A pesquisa mostra que cerca de 18 mil pessoas no Piauí apresentaram os sintomas referenciados conjugados mais associados à síndrome gripal da Covid-19, o que representa cerca de 0,5% da população do estado. Dentre aquelas pessoas apenas metade, cerca de 9 mil, buscaram atendimento médico em estabelecimento de saúde.

As entrevistas da PNAD Covid19 começaram no dia 4 maio e estão sendo feitas exclusivamente por telefone, devido ao distanciamento social. Cerca de dois mil agentes de coleta do IBGE estão ligando para 193,6 mil domicílios, distribuídos em 3.364 municípios de todos os estados do país. No Piauí a coleta está sendo realizada por 62 agentes de coleta, em 4.274 domicílios de 117 municípios do estado.

As entrevistas duram, aproximadamente, 10 minutos e os moradores que receberem o telefonema podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181, e informar matrícula, RG ou CPF do entrevistador.

Fonte: Com informações da Ascom/IBGE

Comentários

Trabalhe Conosco