Geral

Setor Azul da Nova Ceasa · 30/06/2020 - 15h05

Busca Ativa garante melhor controle e tratamento precoce de casos da Covid-19

Além de responderem o questionário e passarem pelo teste rápido para a detecção da Covid-19, os trabalhadores também receberam orientações


Compartilhar Tweet 1



Equipes técnicas da Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizaram, na manhã desta terça-feira (30), mais uma etapa do programa Busca Ativa. A ação foi desenvolvida no Setor Azul da Nova Ceasa, em Teresina, e levou a pesquisa para os permissionários e caminhoneiros que trabalham no local. Além de responderem o questionário e passarem pelo teste rápido para a detecção da Covid-19, os trabalhadores também receberam orientações de lavagem das mãos e uso correto das máscaras no dia a dia.

Dília Falcão, gerente de Atenção Básica da Sesapi apontou que o trabalho é muito importante para detecção de casos que poderiam passar em branco para a rede de saúde, permitindo assim que sejam tomadas medidas de acordo com a real necessidade do estado. “Esta é mais uma ação do Governo do Estado para identificar o mais rápido possível novos casos da doença e assim poder acompanhar e dar as orientações recomendadas para cada caso novo. As pessoas devem entender que, caso elas estejam contaminadas, existe uma série de ações e medidas que precisam ser tomadas para evitar aumentar o número de contaminações. A nossa pesquisa aumenta o número de casos identificados, mas isso nos permite tomarmos ações mais rápidas, que evitem uma piora da saúde da população”, acrescenta.

O diretor executivo da Ceasa, João Marcos, fala que, além de proteger as pessoas que frequentam o local, a ação também permite difundir mais conhecimento para a população. “A pessoas que receberem orientações aqui, tendo em vista que são pessoas de diversos lugares, vão levar esse conhecimento, ajudando a nossa população a ficarem ainda mais precavidos contra o vírus”, afirmou.

Viviane Moura , superintendente de Parcerias e Concessões (Suparc), destacou que a ação leva segurança para um ponto muito importante do dia a dia de muitos piauienses. “Esse é um espaço fundamental para a vida de muitas pessoas e trazer o Busca Ativa para esse local ajuda a proteger a saúde de todos que compõem esse espaço. Neste contexto, o trabalho conjunto da Sesapi e da concessionária em seguir todas as orientações e cuidados das instituições de saúde vem garantindo a continuidade dos trabalhos aqui”, destacou.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto fala que o projeto é uma metodologia que vem permitindo um controle e testes dos casos, garantindo um início célere das ações de cuidado e tratamento de cada situação. “Nesta semana, teremos ações muito importantes em Água Branca, Campo Maior, Piripiri, Bom Jesus e em Pedro II. São ações do projeto que se mostra diariamente presente em nossos municípios, mas que no final de semana teremos um reforço maior nestes locais pontuados como estratégicos para nosso trabalho neste final de semana”, apontou.


Fonte: Com informações da Ascom

Comentários