Segundo pesquisa do IBGE -

Apenas 8% dos piauienses consomem frutas e hortaliças nas quantidades ideais; veja

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, do IBGE, revela que apenas 8% da população piauiense com 18 anos ou mais de idade consume as quantidades recomendadas de frutas e hortaliças. O percentual é o segundo menor do país e é o mesmo do Ceará, estando ambos acima apenas do Acre (6,7%). Para a pesquisa, o consumo adequado desses alimentos equivale à ingestão de pelo menos 25 vezes por semana.

Em Teresina, a proporção de pessoas de 18 anos ou mais de idade que consomem frutas e hortaliças nas quantidades recomendadas é de 10,6%. O percentual da capital é o quinto menor do país, acima apenas de Porto Velho/RO (10,1%), Boa Vista/RR (9,6%), Fortaleza/CE (8,6%) e Rio Branco/AC (8,2%). No Brasil, cerca de 13% da população faz o consumo nas quantidades adequadas.

No Piauí, em Teresina e no Brasil, a ingestão recomendada de frutas e hortaliças é superior entre as mulheres do que entre os homens. No Piauí, a proporção é de 9,7% entre as pessoas do sexo feminino e 6,2% entre as pessoas do sexo masculino. Em Teresina, o consumo é adequado entre 13% das mulheres e 7,1% dos homens. Já no país, cerca de 15,4% das mulheres fazem o consumo recomendado e apenas 10,2% dos homens.

A pesquisa também traz dados sobre o consumo regular de feijão, aquele que ocorre cinco ou mais vezes por semana. No Piauí, cerca de 69,1% da população com 18 anos ou mais de idade ingere o alimento regularmente. O número é um pouco superior ao observado no país, onde 68,3% informaram fazer o consumo regular. Já em Teresina, apenas 57,4% fazem ingestão regular de feijão.

Conforme já demonstrado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a alimentação adequada e saudável é uma condição fundamental para manutenção da saúde e do bem-estar. Por isso, o consumo adequado de alimentos naturais como feijão, frutas e hortaliças é um importante fator protetor contra doenças.

Fonte: Com informações da Ascom/IBGE

Comentários

Trabalhe Conosco