Geral

Processo eleitoral online · 13/08/2020 - 08h24

André Macêdo e Carlos Sait vencem votação para reitoria da UFPI

A Chapa 04 conquistou 3.864 votos, de professores, técnicos administrativos e alunos, quase 45,64% do total


Compartilhar Tweet 1



Os professores André Macêdo e Carlos Sait, da Chapa 04 (Fortalecer, Conectar e Inovar ), venceram a consulta à comunidade acadêmica para a reitoria da Universidade Federal do Piauí para a gestão 2020/2024. A apuração dos votos foi realizada na noite desta quarta-feira (12), logo após o período de votação.

Pela primeira vez, o processo eleitoral foi realizado de forma online, por causa da pandemia pelo novo coronavírus. A Chapa 04 conquistou 3.864 votos, de professores, técnicos administrativos e alunos, quase 45,64% do total.

    Foto: Divulgação

André Macêdo celebra a conquista ao mesmo tempo em que sabe que há muito o que fazer na gestão. “Agradecemos o apoio de todos nessa caminhada tão importante. Em meio aos desafios impostos nos últimos anos à administração pública brasileira, a UFPI criou estratégias visando ao aprimoramento de seu planejamento e gestão, buscando, sobretudo, a utilização precisa dos recursos. Diante dos muitos desafios a serem enfrentados, sobretudo em meio a esse cenário atual da pandemia provocada pela Covid-19, queremos aprimorar e avançar, em busca de melhores resultados para a instituição”, afirma André Macêdo.

Cinco chapas no total participaram da consulta acadêmica, que consiste em apenas um dos passos rumo a essa definição, que passa ainda pela eleição do Conselho Universitário (Consun), órgão máximo da universidade. O Consun formalizará a lista tríplice até o final de agosto e a enviará para o Ministério da Educação. Caberá ao Governo Federal, decidir, o nome do próximo reitor. 

Perfil de André Macêdo e Carlos Sait

André Macêdo nasceu formou-se em 2005 pela UFPI no curso de Bacharelado em Ciência da Computação, no mesmo ano iniciou a Pós-Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolvendo trabalho relacionado à Robótica Móvel e Filtragem Estocástica. Em 2011, concluiu seu doutorado em Engenharia de Computação na UFRN, com tese sobre Localização e Mapeamento de ambientes usando robôs móveis. Foi diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação, entre 2013 e 2015, e Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, entre os anos de 2015 e 2020. Atualmente, é Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Computação em nível de Mestrado e Doutorado.

Carlos Sait, ingressou, em 1984, na UFPI para cursar Licenciatura Plena em Geografia.  Assumiu como docente efetivo da UFPI em 1992. Iniciou o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), defendendo sua dissertação em 2000. Em 2004, foi selecionado para cursar o doutorado no mesmo programa, e, em 2009, defendeu sua tese de doutoramento. Em 2009 foi eleito ao cargo de subchefe do Departamento de Geografia e História (DGH) e do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Por conta da aposentadoria do chefe, à época, concluiu o mandato como chefe de Departamento.  Ainda em 2011, foi eleito chefe do mesmo Departamento, concluindo seu mandato em 2013. Em 2013, além de tornar-se sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Piauiense, assumiu o cargo de Vice-Diretor do CCHL, após ter sido eleito em 2012. Dando continuidade ao trabalho desenvolvido, em 2016, foi eleito Diretor do CCHL com mandato de quatro anos a partir de março de 2017. 


Fonte: AsCom

Comentários