Geral

Educação em destaque · 17/10/2019 - 15h51

Aluna de escola municipal de Teresina vence concurso nacional sobre educação ambiental

Essa é primeira vez que um estudante do Piauí vence a etapa nacional do concurso


Compartilhar Tweet 1



A redação escrita por Bruna Ruthyelly Sá de Freitas, aluna do 5º ano da Escola Municipal Professor José Carlos, no bairro Real Copagri, foi a campeã do concurso promovido pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). Essa é primeira vez que um estudante do Piauí vence a etapa nacional do concurso.

O desafio veio a partir da adesão da Secretaria Municipal de Educação (Semec) ao Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA). O coordenador da ação em Teresina e Timon, Jorge Aguiar, percorreu escolas municipais distribuindo kits pedagógicos e mobilizando os estudantes para produzirem desenhos e redações sobre a gestão dos resíduos sólidos.

Mais de dois mil alunos da Rede Municipal de Teresina participaram da etapa regional. Dois estudantes foram selecionados para representar o estado na fase final. A redação da Bruna, que leva o tema “Minha parte na gestão dos resíduos sólidos”, foi eleita uma das três melhores do Brasil. A menina foi orientada pela professora Taynam Evangelista.

Para a coordenadora de Educação Ambiental da Semec, Audea Lima, a conquista merece ser comemorada e estimula outros jovens.

“Temos feito um trabalho de diálogos e práticas relacionadas ao meio ambiente nas escolas, e os alunos estão cada vez mais envolvidos na temática. Podemos somar isso ao fato dos talentos que são cultivados em sala de aula, onde praticam muita leitura e escrita, assim tivemos a honra de uma aluna contemplada com o prêmio maior. A coordenação regional sonhava com essa conquista para o Piauí, estamos bastante contentes”, declara.

Segundo Jorge Aguiar, a Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (ACAPI) deve marcar em breve uma solenidade de entrega dos prêmios para a aluna, a professora e também a escola.


Fonte: Com informações da PMT

Comentários