Compartilhar Tweet 1



Nessa quinta-feira (07/09), a cidade de Geminiano promoveu o desfile cívico com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a festa da Independência , deixou todos encantados pela organização e participação popular.

O desfile foi aberto com as Portas Bandeiras e em seguida a Secretária Municipal de Educação, Érica Carvalho e o coordenador de Ensino, Railton Pinheiro, desfilaram apresentando o Logo da Secretaria Municipal de Educação.

Durante o desfile foram apresentados temas relacionados à Sustentabilidade, a Água e o Ar, a Flora e Fauna, e ainda, sobre a conscientização da Educação no Trânsito, Valores e Princípios da Família, a Paz, Prevenção de Doenças, a Igualdade, Contra o Racismo, dentre outros.

O prefeito da cidade Erculano Carvalho, esteve prestigiando todo o evento com muita satisfação e ressaltou que irá promover os próximos desfiles em comemoração à independência do País.

Fotos: Folha Atual

 


Compartilhar Tweet 1



A Secretaria Municipal de Educação de Geminiano-PI, realizou segunda-feira (31/07) um encontro com todos os profissionais do Magistério da rede municipal de ensino. Foi realizado na Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo.

Teve início pela manhã com abertura e mensagem inicial da secretária Erica Carvalho e do Coordenador Geral Railton Pinheiro, seguido por uma palestra, que teve como tema: "Contexto Educacional-Escolar: Desafios e Perspectivas", ministrada pela Psicóloga Especialista Rogeania Alves.

Foi apresentado o projeto "Turma constelação", que traz como objetivo principal incentivo ao estudo. Sendo que, as duas turmas do ensino fundamental II que obtiverem o maior número de estrelas no semestre, serão premiadas com visita ao shopping e entrada ao cinema.

Foto: Portal O Povo


Fonte: Portal O Povo

Compartilhar Tweet 1



O Grupamento da Polícia Militar de Geminiano prendeu nesse domingo (2), por volta das 18h, um homem identificado como Ronaldo da Silva, vulgo Gato Preto, suspeito de esfaquear duas pessoas em uma comunidade rural do município.

De acordo com a polícia, Gato Preto cometeu o crime no povoado Ambrósio, zona rural de Geminiano. Além de desferir golpes de faca, ele ainda teria disparado um tiro de espingarda na porta da residência das vítimas.

Homem é preso em Geminiano suspeito de esfaquear duas pessoas


Fonte: Riachaonet

Compartilhar Tweet 1



Na reunião da Comissão de Estudos Territoriais (CETE), sob a presidência do deputado Antônio Félix (PSD) foram convocados , nesta terça-feira(30/05), 34 prefeitos para assinar o acordo das áreas de litígio.

A próxima reunião da comissão será dia 07 de junho. Serão feitas novas remarcações nas áreas onde havia algum conflito territorial, após o trabalho realizado pelos IBGE. Em seguida, o novo limite entre os municípios será votado no plenário da Assembleia legislativa, e enviado para as Câmaras Municipais.

Entre eles os prefeitos de Alagoinha do Piauí, Campo Grande do Piauí e Monsenhor Hipólito. Também foram chamados os representantes de Campo Grande do Piauí, Monsenhor Hipólito, Alagoinha do Piauí, Jaicós. Os representantes de Francisco Santos, Jaicós e Geminiano.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações em ALEPI

Compartilhar Tweet 1



Por volta das 19h42 deste domingo (28/05), um caminhão tombou na BR 407, no município de Geminiano. Segundo informações de populares, o veículo captou em uma curva localizada entre os povoados Grossos e Samambaia dos Marques.

O veículo, que estava carregado de maracujá, vinha de Petrolina para a região de Picos. Após o capotamento, populares realizaram um mutirão de resgate e com alavancas conseguiram arrombar a porta do veículo e retirar o motorista, que estava preso às ferragens.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Picos 40graus

Compartilhar Tweet 1



Buscando melhorias para a cidade, o prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, esteve em audiência com o governador Wellington Dias, com o senador Ciro Nogueira e o secretário estadual de saúde, Francisco Costa. A deputada Belê Medeiros acompanhou o prefeito durante os encontros.

Com o governador o prefeito conseguiu a liberação para construção de asfalto ligando a sede do município ao povoado Muquém, ligando a BR-407 ao povoado Samambaia do Marques, e ainda, 3,5 KM de pavimentação asfáltica para a zona urbana.

W. Dias autorizou ainda a construção de 5 mil metros quadrados de calçamento, recursos para cobertura da Quadra de Esportes do Ginásio Municipal e um KIT de combustível no valor de 200 mil para ser usado no trabalho de recuperação das estradas.


Fonte: Ascom
Já informaram a proprietaria · 22/05/2017 - 15h48

Caminhão roubado é encontrado nas proximidades de Geminiano


Compartilhar Tweet 1



Um caminhão modelo Worker, de cor branca e placa LVL-4931 de Oeiras foi encontrado abandonado no matagal, próximo ao povoado Bentivi, na divisa dos municípios de Geminiano e Santo Antônio de Lisboa. O veículo foi encontrado por criadores de abelhas e acionaram a polícia no último domingo (21/05).

De acordo com o comandante do GPM de Geminiano, sargento Rodrigues, o veículo foi roubado há poucos dias na cidade de Inhuma. “Cinco elementos em um Fox vermelho roubaram o caminhão”, completou o sargento.

O sargento informou ainda que o caminhão foi encontrado depenado sem os pneus e outras peças. A proprietária do veículo já foi informada da recuperação do mesmo.

(Equipe Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Riachão Net

Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Amadeus Rufino da Silva foi preso na noite dessa quarta-feira (03/05), por volta das 23h30, em posse de uma arma de fogo. O flagrante aconteceu no Assentamento União, zona rural do município de Geminiano.

Segundo o comandante do 4º BPM, tenente coronel Edwaldo Viana, Amadeus estava armado com um revólver calibre 32 e cinco munições intactas.

Viana informou ainda que a polícia realizava diligências em busca de Jocivan Amadeus Rufino, conhecido como Civan, quando se deparou com o pai dele em posse de um revólver.

O comandante declarou também que Civan já cometeu vários crimes na região. “Civan é maior arrombador de colégios da região, praticando também furtos a motocicletas”, disse.

Amadeus foi levado para Delegacia Regional de Picos.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações de Portal Riachão Net
Funciona com gerador · 04/04/2017 - 09h04

Gestão anterior deixa débito altíssimo junto à Eletrobrás


Compartilhar Tweet 1



No município de Geminiano, o prefeito Herculano de Carvalho (PP), em reunião como Janaína Sena e equipe do Portal 180Graus, relatou como recebeu a prefeitura da gestão anterior.
Segundo o mesmo, o município enfrenta várias dificuldades, dentre elas a energia. O gestor afirma que a prefeitura funciona hoje com gerador, isto devido ao fato da gestão anterior ter deixado um débito de 4 anos sem o devido pagamento de energia junto a Eletrobrás. O prefeito, Herculano, acredita que a situação da prefeitura do município só virá a melhorar após, decorrido seis meses de sua gestão, na qual vêm se empenhando para trazer melhorias pelo município.

(Redação Teresina)

Melhorias para os gestores · 30/03/2017 - 11h12

Prefeito Herculano participa de evento de capacitação do TCE em Picos


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Herculano, participou na manhã desta quinta-feira (30/03) do IV Seminário Para Novos Gestores e Ouvidoria Itinerante. O evento acontece no auditório do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e conta com palestras e minicursos sobre gestão, licitações e contratos, obras e outras áreas da administração pública.

O objetivo do evento é orientar e qualificar os participantes sobre normas e obrigações da gestão pública.

Durante os três dias do seminário, os participantes assistirão a palestras e participarão de minicursos como “Licitações e contratos”, ministrado pela advogada Naiara de Moraes e Silva, diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi)

Veja também


Compartilhar Tweet 1



Nesta quarta-feira (22/03) no município de Geminiano, foi realizada sessão na Câmara Municipal, com a presença dos vereadores da cidade e população.

Durante a sessão foram votados cinco requerimentos sendo os mesmos aprovados por unanimidade. Estes solicitam equipamentos para um poço na localidade Barreiros, limpeza na proximidade do estádio municipal, compra de um terreno para instalação de matadouro, recuperação do encanamento de água na localidade Baixio da Cacimbinha e construção de paradas de ônibus.

O presidente da Câmara, Chico Antão, em seu discurso destacou a grande importância de cada requerimento que foi entregue na sessão para a população geminianense. O mesmo finalizou seu discurso dizendo “que é aos poucos que se vai colocando ordem na casa”.

(Redação Teresina)

Pauladas e facadas · 23/03/2017 - 07h36

Jovem é morto de forma brutal e cruel no sul do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Um jovem identificado até momento pelo apelido de “Zé Doidinho”, residente no Assentamento União, zona rural do município de Geminiano, foi assassinado no início da noite desta quarta-feira (22/03).

De acordo com as primeiras informações colhidas pelo Grande Picos, a vítima estava deitada em uma rede, na residência da sua mãe, quando foi atingindo por uma paulada e em seguida esfaqueado.

Ainda de acordo com informações extraoficiais, o suspeito do crime é outro jovem identificado até o momento como “Matias”, residente na mesma comunidade.

Testemunhas relatam que a vítima não teve tempo de reagir e morreu no local.

Policias lotados no Grupamento de Polícia de Geminiano estão em diligências em busca de capturar o suspeito do crime.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Grande Picos

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta terça-feira (31/01), a secretária de educação da cidade de Geminiano, Erica Moura, participou do 2º dia do seminário para os Novos DME e secretários de Educação dos municípios na Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento acontece no Auditório da APPM e tem como proposta qualificar os gestores e técnicos municipais.

A programação iniciou com a palestra da Profª Cleidimar Tavares que falou sobre uma gestão eficiente na educação. Após aconteceu a palestra Conviva Educação: Atualização do valor do piso salarial do Magistério e Plano de Carreira onde a Profª Cleuza Reulho ministrou. No decorrer da manhã ainda houve outras palestras com a intensão de capacitar ainda mais os gestores.

Leucilio Sales - direto da APPM


Compartilhar Tweet 1



Os municípios brasileiros receberam nesta terça-feira, 10, o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios de 2017. O FPM é a maior fonte de receita da maioria dos municípios brasileiros e é composto do Imposto de Renda e do Imposto Produtos Industrializados, que compõe a melhor fatia dos repasses federais aos municípios.

O município de Geminiano, por exemplo, de coeficiente 0.6, recebeu um montante de R$ 211.394,09. No entanto, conforme o demonstrativo do Banco do Brasil, a conta do FPM ficou zerada. Somente o Instituto Nacional de Seguridade Social confiscou mais de R$ 135 mil reais do montante, por conta débitos deixados pela gestão anterior.

Também foram retidos R$ 2.113,93 referente ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Cidade na net

Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Geminiano, Erculano Carvalho, tem a honra de convidar toda a população e família da cidade para a solenidade de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores para o mandato de 2017/2020 que será realizada no dia 01 de Janeiro de 2017 ás 00h na virada na quadra do Colégio Joaquim Antônio de Araújo.

(Redação Teresina)

Bloqueio das contas da cidade · 28/11/2016 - 11h07

TCE acata pedido do prefeito eleito e bloqueia contas de Geminiano


Compartilhar Tweet 1



O prefeito eleito de Geminiano, Erculano Carvalho (PP), entrou com representação no Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) contra o atual prefeito Jader Borges (PSD). O progressista solicitou do órgão de controle o bloqueio das contas do município para evitar que a futura administração seja comprometida por desequilíbrios de ordem financeira.

No documento, Carvalho alega que “a irregularidade perpetrada pelo atual gestor consiste no atraso dos pagamentos dos salários dos servidores municipais, comissionados e terceirizados, o que demonstra, especialmente, uma administração temerária e lesiva ao futuro gestor do Município de Geminiano”.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Cidade na net
Obteve 54,58% dos votos · 04/10/2016 - 10h18

Erculano (PP) é eleito no município de Geminiano


Compartilhar Tweet 1



Erculano (PP) é eleito no município de Geminiano com 54,58% dos votos contra Marli (PMDB) que obteve 44,17%. Edmundo Galvão teve 1,25%.


Compartilhar Tweet 1



Uma menina de 11 anos foi abusada sexualmente por aproximadamente sete homens, sendo dois maiores de idade, na cidade de Geminiano, localizada a 21 quilômetros de Picos. Os atos libidinosos aconteceram em mais de um episódio.

O tio da vítima, que não terá a identidade revelada por questões de segurança, informou ao portal Picos 40 Graus, que a família tomou conhecimento do caso através de vizinhos que comentavam sobre a existência de um vídeo.

Clique aqui e leia matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do portal Picos 40 Graus
Tentou levar seu celular · 02/06/2016 - 15h53

Jovem reage a assalto e é agredida por bandidos em Geminiano


Compartilhar Tweet 1



Policias Militares lotados no grupamento da cidade de Geminiano prenderam um jovem e apreenderam um menor por tentativa de roubo na noite de domingo (29/05). O fato ocorreu na BR-407, na altura do Povoado Samambaia. Os suspeitos andavam em uma motocicleta Yamaha YBR, placa HXP-1839, da cidade de Parambu (CE).

De acordo com o comandante do GPM, Sargento Rodrigues, a vítima, informou que seguia pela rodovia a pé quando foi abordada pela dupla que tentou levar o seu telefone celular.

Como resistiu em entregar o aparelho, a jovem foi agredida com socos e uma mordida. Os suspeitos só se afastaram ao notar a presença de populares que se aproximavam do local. Os criminosos fugiram no sentido do bairro Junco.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do Cidades na net

Compartilhar Tweet 1



A Coordenadoria Estadual de Políticas para as Mulheres do Piauí (CEPM-PI) desenvolverá ações de assistência jurídica, social e psicológica para mulheres nos dias 29 e 31 de março deste ano, nos municípios de Picos e Geminiano, no interior do Piauí, através das Unidades Móveis que são ônibus adaptados da Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta.

As ações serão desenvolvidas na comunidade rural, Uberlândia Ambrósio, que fica nas proximidades do município de Geminiano, e na Chapada do Mocambo, que é zona rural de Picos.

Clique aqui e leia a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações do portal do Governo do Estado

Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (23/03), o prefeito de Geminiano, Jader Borges, participou de uma audiência no Procon/MPE, juntamente com vários outros prefeitos. Na ocasião, estava em discussão a preocupante situação dos municípios junto à Eletrobras, as falhas na prestação de serviços da empresa e a necessidade de um encontro de contas diante das dificuldades dos dois lados: municípios e Eletrobras.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom

Compartilhar Tweet 1



Os prefeitos piauienses têm até o dia 29 de janeiro para procurar a Funasa ou a Secretaria de Cidades do Piauí e aderirem ao convênio para elaboração dos planos municipais de saneamento básico. A medida é o primeiro passo para garantia de recursos nesta área até o ano de 2033, conforme previsto no Plano Nacional de Saneamento assinado pelo Governo Federal.

No começo desta semana, apenas 60 municípios tinham feito adesão ao convênio, que vai contemplar 100 cidades do Piauí com população de até 50 mil habitantes. Orçado em R$ 16,2 milhões, o convênio vai preparar os municípios para receberem obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem e manejo de resíduos sólidos e das águas pluviais.

Clique aqui e leia matéria completa


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (15/10), a assessora de comunicação Maria do Carmo, participou do lançamento e capacitação dos portais municipais de notícia.

A iniciativa é um compromisso da Associação Piauiense de Municípios e dos municípios do Piauí, com os órgãos de controle, com o objetivo de atender os requisitos da Lei 12.527/11, Lei de Acesso à Informação.

Durante o treinamento, todos os participantes tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o portal da transparência, sendo essa a terceira vez, esse ano, que a APPM capacita os municípios sobre os novos requisitos da transparência.

O Ministério Público do Estado e o Tribunal de Contas do Piauí deram até o dia 30 de outubro para que os municípios se adequem a essa lei.


Compartilhar Tweet 1



No último sábado (26/09), um homem identificado como Francisco Alvino da Silva foi morto a golpes de faca. O crime aconteceu no Povoado Samambaia, zona rural de Geminiano.

O suspeito é o lavrador Josafá Alvino da Silva, que é irmão da vítima. Segundo informações da polícia, o motivo do crime seria uma antiga rixa de família. Em depoimento, o suspeito afirmou que voltava para casa quando foi surpreendido pelo irmão, que estava armado, ocasião em que travaram luta corporal.

Durante a briga, quatro golpes de faca atingiram a vítima, sendo duas perfurações na região do pescoço. A arma utilizada foi encontrada pela polícia no quintal da casa do suspeito. O caso ficará sob as investigações da Delegacia Regional de Picos.

clique aqui para ler a matéria completa

(Redação Teresina)


Fonte: com informações do portal Grande Picos
100 casa serão construídas · 22/09/2015 - 15h00

ADH assina ordem de serviço para construção de casas


Compartilhar Tweet 1



A diretora geral da ADH, Gilvana Gayoso , assina nesta quarta-feira (23/09), ordem de serviço para construção de 100 unidades habitacionais do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR. Sendo 50 unidades no município de Geminiano e mais 50, no município de Aroazes do Piauí.

A primeira solenidade acontece às 8h, na comunidade Uberlândia e a segunda, às 16h, na localidade Serra da Raquel, em Aroazes. A obra será construída em regime de autoconstrução assistida e terá o valor de 1 milhão e quatrocentos e vinte cinco mil reais, cada.

A Caixa é o agente operador e financeiro da obra, é também o responsável pela liberação dos recursos para a contração desse projeto.

(Redação Teresina)


Fonte: Com informações de ASCOM