Paciente está sendo monitorado · 20/03/2020 - 15h14 | Última atualização em 21/03/2020 - 11h23

Francisco Santos tem caso suspeito do coronavírus segundo dados da Sesapi


Compartilhar Tweet 1



O Piauí registrou nesta quinta-feira (19/03) os três primeiros casos confirmados de infecção por Covid-19, o novo coronavírus.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), até o momento, 25 municípios investigam casos tidos como suspeitos.

O município de Francisco Santos registrou casos suspeitos de coronavírus e os pacientes são monitorados.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em nota divulgada nesta quarta-feira (11/02), o Hospital Regional Justino Luz de Picos descartou a suspeita de coronavírus em jovem de 19 anos, natural do município de Francisco Santos. O Exame realizado no Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN. As informações são do Portal Riachão Net.

Após voltar de viajem da Europa e apresentar sintomas semelhantes ao coronavírus, como febre cefaleia e tosse, o jovem buscou atendimento no Hospital Regional.

O jovem realizou o exame e o resultado saiu nesta quarta-feira.

Confira a nota.

 


Fonte: Riachão Net
Comentar
Caso está sendo investigado · 09/03/2020 - 00h47 | Última atualização em 09/03/2020 - 11h04

Jovem de Francisco Santos é monitorado após suspeita de Coronavírus


Compartilhar Tweet 1



A direção do Hospital Regional Justino Luz (HRJL) emitiu na tarde deste domingo (08/03), uma nota informando que um jovem de 19 anos, natural de Francisco Santos, está sendo monitorado após suspeita de Coronavírus. As informações são do Portal Folha Atual.

O jovem deu entrada no Hospital com sintomas de febre, cefaléia e tosse. O mesmo havia viajado recentemente pela Europa e visitado quatro países.

Diante dos sintomas, e por recomendação do Ministério da Saúde, uma amostra foi colhida para investigação do caso.

O paciente encontra-se em sua residência, sem gravidade no quadro.

Confira a nota.

 


Fonte: Folha Atual
Comentar
Em Francisco Santos · 28/02/2020 - 11h56 | Última atualização em 28/02/2020 - 17h38

Dois homens são presos acusados de fazer arrastão e outros dois foram interceptados em Picos


Compartilhar Tweet 1



Quatro indivíduos foram apreendidos nesta sexta-feira (28/02), suspeitos de integrar quadrilha que teria praticado roubo na região da cidade de Francisco Santos e adjacências nos últimos trinta dias.

O Comandante do GPM de Francisco Santos teria repassado para o COPOM que quatro homens estavam em um carro prata e efetuaram um arrastão em uma churrascaria, onde foi levado uma motocicleta vermelha, um aparelho celular, cerca de R$ 680 e um litro de bebida.

Ao se dirigir até o local, o comandante do GPM abordou os dois indivíduos que praticaram o crime e efetuou a prisão no pátio de um posto de gasolina do povoado. Informados de que os outros dois cúmplices seguiram para Picos, foi montado o policiamento na cidade e dois indivíduos que vinham numa moto, que foi tomada de assalto, foram interceptados. Cada suspeito portava um revólver calibre 32.

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

 


Fonte: Polícia Militar
Comentar
Autor foi o ex-namorado da tia · 20/02/2020 - 10h31 | Última atualização em 20/02/2020 - 17h06

Criança que perdeu visão após tiro de espingarda necessita de ajuda financeira para nova cirurgia


Compartilhar Tweet 1



A senhora Maria Eunice, residente no povoado Boa Viagem, município de Francisco Santos, é avó do garoto de 9 anos, que foi atingido por um tiro de espingarda bate bucha no município vizinho no dia 20 de janeiro. O autor do disparo é o ex-namorado da tia da vítima que não aceitava o fim do relacionamento e ao tentar acertar a ex-companheira, atingiu o menino.

A criança foi socorrida e encaminhada para o Hospital Regional de Picos, e depois transferida para Teresina, onde passou por uma intervenção cirúrgica. Ele perdeu a visão do olho atingido, e agora necessita realizar outra cirurgia, que custa seis mil reais e família não tem condições financeiras de arcar com as despesas.

Quem puder contribuir financeiramente para a realização da cirurgia pode deixar qualquer valor na sede das rádios Grande FM e Difusora de Picos.

Conta: 
Agência:0639
Operação:023
Conta: 46798-0
Adriana de Sousa Silva


Fonte: Grande Picos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A equipe da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar (4° BPM) junto com o efetivo de serviço do GPM de Francisco Santos-PI, efetuou prisão e a condução de um casal até a Delegacia Regional da cidade de Picos, acusado de cometer violência doméstica contra uma criança. A ação policial ocorreu nesta sexta-feira (14/02). As informações são do portal Folha Atual.

Havia um Mandado de Prisão contra o casal, pela prática concorrente dos crimes de maus-tratos e abandono de incapaz.

O indivíduo preso já tinha cumprido pena pelo crime de roubo. E pesa contra ele, também, a prática de crime de estupro de vulnerável, possivelmente praticados contra uma vítima menor e uma idosa com Alhzeimer.

"Estaremos sempre apostos para apoiar o Judiciário e demais que quiserem nos ajudar a cumprir a missão de guardas do cidadão e da paz social. Indivíduos com comportamento dessa natureza merecem a cautelar reprimenda estatal de sua liberdade", pontuou.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Os policiais do 4° Batalhão de Polícia Militar (4° BPM) e do Grupamento de Polícia Militar de Francisco Santos seguem em diligência nesta quarta-feira (12/02) para capturar a dupla de assaltantes envolvidos no homicídio ocorrido na noite dessa terça-feira (11/02) no município. As informações são do Portal Folha Atual.

A reportagem entrou em contato com a PM para maiores informações. No entanto, a corporação ainda não divulgou dados da vítima, nem mesmo se os suspeitos foram identificados.

Segundo informações, dois homens seguiam numa motocicleta quando foram surpreendidos por uma dupla de assaltantes próximo a cidade de Francisco Santos.

A vítima que seguia como carona fugiu, porém o condutor da moto reagiu a tentativa de assalto e entraram em luta corporal. Um dos criminosos, que estava armado, atirou contra o motoqueiro que teve morte imediata no local.

Comentar

A espera é longa para quem aguarda por justiça e os últimos três anos e quatro meses têm sido assim para o senhor Antônio Raimundo da Silva, que teve sua esposa, Maria Tereza Ferreira Filha Silva e dois filhos Fernando Color da Silva, Sivaldo Antônio da Silva e do primo Anildo Apolinário da Silva mortos em uma chacina ocorrida no dia 26 de setembro de 2016 em Belo Monte, município de Francisco Santos. Todos foram executados com tiros na cabeça. As informações são do Portal Grande Picos.

“Até agora a gente não tem nenhuma resposta por parte da justiça. […] Imaginar que a gente perdeu uma esposa, dois filhos e um primo em uma maldade daquela não tem como não ficar desesperado”.

Antônio Raimundo conta que já procurou a delegacia inúmeras vezes e o delegado responsável pelo caso até agora só fez promessas. “ A gente sempre procura e ele sempre promete e promete que vai solucionar e elucidar”.

    FOTO: Reprodução
    FOTO: Reprodução

 


Fonte: Portal Grande Picos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma criança de 9 anos perdeu a visão do olho direito depois que foi atingida por um tiro de espingarda bate bucha. O autor do disparo é o ex-namorado da tia da vítima, que não aceitava o fim do relacionamento. As informações são do Portal Grande Picos.

O crime aconteceu na segunda-feira (20/01), em Francisco Santos. O estado de saúde da criança só foi divulgado na manhã de hoje quinta-feira (30/01), pela delegada responsável pela Delegacia da Mulher e Menor Vítima de Picos, Laura Carneiro.

“O autor permanece preso, já foi encaminhado à penitenciária, felizmente a mulher não teve nenhuma lesão, ela não foi atingida pelo disparo de arma de fogo, mas infelizmente uma criança que estava próximo a essa mulher foi atingida no olhinho, vamos torcer para que tudo fique bem para que essa criança possa se recuperar, a criança foi periciada quarta-feira (29/01), e estou aguando o laudo para saber mais detalhes do estado de saúde” disse Laura.

 


Fonte: Portal Grande Picos
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público, através da promotora Romana Leite, titular da Promotoria de Justiça de Itainópolis e respondendo cumulativamente pela 2ª Promotoria de Justiça de Picos, expediu uma Recomendação assinada no último dia 27, para que o prefeito de Francisco Santos, Luís José de Barros, cumpra uma série de melhorias no Conselho Tutelar.

Na Recomendação a promotora destaca que atendendo aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência prevista na (Constituição Federal, art. 37, caput) que no prazo de 30 dias, a contar do recebimento da presente, proporcione uma sede adequada ao Conselho Tutelar, em prédio desvinculado dos órgãos municipais, de forma a garantir condições de acessibilidade e privacidade, colocando uma placa de identificação, devendo, temporariamente, disponibilizar a sala dos Conselhos para o seu funcionamento, até que se providencie o prédio próprio.

 


Fonte: Portal Gurguéia
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto daCampo Grande do Piauís doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente aos meses de fevereiro e março deste ano. O município de  está entre eles.

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado.

Os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

 


Fonte: CCOM
Comentar
Preso pela PM de Pio IX · 21/03/2019 - 11h56 | Última atualização em 21/03/2019 - 11h59

Vídeo: homem é preso após estuprar idosa com Alzheimer em Francisco Santos


Compartilhar Tweet 1



Um homem identificado como Viceleno dos Santos, conhecido como "Pelado", foi preso pela Polícia Civil dda cidade de Pio IX, suspeito de estupro contra uma idosa portadora de Alzheimer.

O crime aconteceu na cidade de Francisco Santos, e a prisão foi feita na manhã desta quinta-feira (21/03) na localidade Sítio Guaribas, Zona rural de Pio IX. 

Segundo o delegado Aureliano Barcelos, existe um vídeo onde mostra o homem saindo da casa da idosa colocando sua roupa. "Ele foi identificado pelas imagens, ele sai da casa da senhora ainda ajeitando sua calça."

O caso segue sendo investigado. Veja o vídeo: 

Vídeo: Reprodução

 


Fonte: Portal da Cidade de Pio IX
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Segundo matéria veiculada pela TV Cidade Verde, na tarde desta quarta-feira (16/01), dois municípios do estado do Piauí estão em alerta de risco de surto do mosquito Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Os municípios de Alagoinha do Piauí e Francisco Santos estão localizados na região sul do estado, essa onde as pessoas dependem muito do acúmulo de água em recipientes.

Em entrevista, o superintendente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) explicou porque esses casos acontecem e como os municípios estão mais preparados para combater esses casos.

    Foto: Reprodução / TV Cidade Verde

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em entrevista ao Portal Folha Atual, o presidente da Câmara Municipal do município de Francisco Santos destacou positivamente as ações dos vereadores do município durante o ano de 2018.

“Tive o prazer de comandar na condição de presidente da mesa diretora a Câmara de Vereadores de Francisco Santos durante estes dois últimos anos. A minha análise é que foi um ano muito proveitoso em razão de que tudo que foi discutido na casa foi em prol de atender os anseios do povo”, disse o vereador.

Siriá Raimundo destacou ainda a harmonia existente entre os parlamentares que durante todo o período que presidiu a casa nunca houve desentendimento.

O vereador lembrou que neste dia 1º de janeiro irá assumir a presidência da Câmara de Vereadores de Francisco Santos o seu colega Edilson Manoel da Rocha (Didissa), mas que continuará a disposição de todos no sentido de trabalhar a favor da coletividade.

    Foto:Edson Costa

 

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em uma solenidade prestigiada por autoridades e a população em geral, tomou posse nesta terça-feira, (1º/01), os novos membros da mesa diretora da Câmara de Vereadores do município de Francisco Santos. O vereador Edilson Manoel da Rocha (Didissa), irá presidir o legislativo no biênio 2019/2020. Também foram empossados José Francisco de Brito (Zé Albino), no cargo de vice-presidente, e ainda, Pedro Fransuesley da Silva como secretário da casa.

Já empossado na presidência da Câmara, o vereador Didissa agradeceu os presentes e prometeu trabalhar em harmonia com os colegas parlamentares. “Quero dá continuidade ao trabalho existente nesta Casa, com união e respeito para com todos. Sempre tive uma boa amizade com os vereadores e daqui pra frente não vai ser diferente (...) " , destacou o novo presidente.

 

 


Fonte: Folha Atual
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Polícia Militar realizou na manhã desta quarta-feira,(02/12), a prisão em desfavor de José Denilson de Sousa tendo como motivo uma acusação de Latrocínio e participação em outros crimes.

A prisão aconteceu no Povoado KM 087, pertencente ao município de Francisco Santos.

De acordo com informações obtidas por meio do 4º Batalhão de Polícia Militar de Picos, José Denilson de Sousa é acusado de cometer vários crimes, e faz parte de uma quadrilha criminosa que atua na região.

José Denilson de Souza foi encaminhado para a Central de Flagrantes para tomada dos procedimentos legais.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cada edição, o Rally Piocerá/Cerapió conta com diversas cidades que recebem os participantes durante todos os dias de prova. Em 2019, a tradicional competição off-road do Brasil movimentará 34 municípios do Piauí e Ceará. Com largada em Teresina (PI) e chegada inédita em Juazeiro do Norte (CE), o evento terá também como dormitório, entre 21 a 25 de janeiro, as localidades de Amarante (PI), Floriano (PI), Oeiras (PI), Picos (PI) e Iguatu (CE).

Além dessas, outras cidades como Francisco Santos farão parte do trajeto da disputa, seja como neutro (ponto de parada para abastecimento, alimentação e pequenos ajustes nos veículos) ou simplesmente como rota de passagem das motos, carros, quadriciclos, UTVs e bikes.

Independente do tempo que a caravana ficará em cada local, a movimentação aquece a economia de cada cidade em diversos setores.

    Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo Francisco Santos, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

    Relação de todas as cidades em estado de emergência

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu pelo bloqueio da conta do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) de Francisco Santos.

A decisão atende pedido formulado pelo Ministério Público de Contas, para garantir a aplicação adequada dos recursos na educação pública.

Para que sejam liberados os 40% do FUNDEF, o MP de Contas solicitou que seja encaminhado ao TCE-PI o Plano de Ação Estratégico, em consonância com as metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação. Também, que toda documentação exigida através do Acórdão nº 2.711-A-17/TCE-PI, que regulamenta meios de fiscalização da aplicação desses recursos, sejam entregues também ao TCE.

Em relação aos 60% do Fundo, o MPC-PI solicitou que, enquanto não julgado o mérito por parte do Tribunal de Contas da União, o gestor se abstenha de utilizar recursos do Fundo para realizar pagamento a profissionais.

 


Fonte: AsCom/MPC
Comentar
Eleições 2018 · 10/10/2018 - 20h42 | Última atualização em 10/10/2018 - 20h51

Francisco Macedo | Veja quais foram os candidatos mais votados no município


Compartilhar Tweet 1



Luciano teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Francisco Macedo:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

 

Confira a divulgação do resultado em todo o estado aqui.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Completou dois ano que quatro pessoas da mesma família foram assassinadas na localidade Belmonte, em Francisco Santos.  Chacina chocou a região de Picos e até hoje segue sem respostas. Ninguém foi preso.

As vítimas foram Maria Teresa Silva, 50 anos (esposa), Fernando Collor da Silva, 26 anos (filho), Francivaldo Antônio da Silva, 24 anos (filho), e Anildo Apolinário, 24 anos (sobrinho).

Na época a polícia acreditava que pelo menos dois suspeitos participaram da chacina e o alvo seria o jovem Anildo Apolinário, recém-chegado na cidade. No local foram recolhidas cápsulas de revólver calibre 38. As possíveis motivações seriam vingança ou acerto de contas.

 

 


Fonte: Picos40graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Santos irá receber nesta sexta-feira (06/07) a 11ª jornada da Caravana Lula Livre, que acontece pelo interior do Piauí. A comitiva, composta por militantes petistas e representantes de movimentos sociais e sindicais, seguirá agenda por mais 13 municípios, neste final de semana.

O roteiro seguirá por Pio IX, Fronteiras, Vila Nova do Piauí, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina, na sexta (06/07). No sábado (07/07) continua por Aroeiras do Itaim, Jaicós, Francinópolis e Hugo Napoleão.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, pontua Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças.

A pesquisa, realizada no mês de maio pelos municípios, foi apresentada nesta quinta-feira (28/06), pela Sala de Controle à Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o boletim da 25ª Semana Epidemiológica, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Santos e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

    Fotos: Reprodução / Cidades em Foco

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Uma adolescente foi encontrada morta na manhã do último domingo (01/10), no município de Francisco Santos, a 362 km da capital, Teresina. A vítima foi identificada por Carolayne Barros, conhecida como “Carol da Marcela”, de 16 anos de idade.

O crime aconteceu na zona rural próximo à sede do município, numa estrada que dá acesso a localidade Chupeiro. O corpo só foi encontrado às 8h da manhã. A jovem estava ensanguentada e teria sido brutalmente assassinada, por enforcamento e a pauladas.

De acordo com informações extra oficiais, populares afirmam que viram a jovem na noite anterior do crime, o que reforça que o homicídio teria ocorrido no último sábado (30/09). A pacata cidade de 7.040 habitantes está em choque.

  Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar