Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Francisco Macedo, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nesta terça-feira (27/11), a 3ª Conferência Municipal de Cultura.

Na solenidade de abertura estiveram presentes o prefeito Nonato Alencar – PSB, do Subsecretário de Cultura, Eduardo Antonio, dos secretários municipais, e outras secretários, autoridades e  representantes de instituições e associações da sociedade civil, produtores culturais, e pessoas interessadas nas discussões do tema geral da conferência.

 


Fonte: CidadesnaNet
Comentar
Eleições 2018 · 10/10/2018 - 20h31 | Última atualização em 10/10/2018 - 20h52

Confira os candidatos que foram mais votados no município de Francisco Macedo


Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Francisco Macedo:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

Confira a divulgação do resultado em todo o estado aqui.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



No município de Francisco Macedo, milhares de fiéis participaram na noite desta quinta-feira (04/10), da missa de enceramento do 48º festejo de São Francisco de Assis. A missa campal teve início às 19h, no adro da igreja de São Francisco.

Com o tema: “A exemplo de São Francisco, queremos ser promotores da Paz” a solenidade religiosa reuniu diversos devotos que assistiram a missa presidida pelo padre Antonio Ismael de Holanda. Na profecia, o padre Ismael destacou a importância da grande quantidade de pessoas que estavam prestigiando a missa de encerramento da quadragésima oitava edição, da tradicional festa religiosa de São Francisco de Assis, padroeiro do município.

“Não há ornamentação mais linda do que presenciar essa casa cheia, lotada. Vocês são a flores perfumadas da nossa igreja” proferiu padre Antonio Ismael.

 

Comentar
Encerra dia 4 de outubro · 23/09/2018 - 15h24 | Última atualização em 23/09/2018 - 18h31

Veja a programação dos festejos de São Francisco de Assis em Francisco Macedo


Compartilhar Tweet 1



O 48º festejo de São Francisco de Assis, santo padroeiro do município de Francisco Macedo, inicia dia 25 de setembro e segue até dia 4 de outubro.

Pertencente a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Alegrete do Piauí, a Igreja Católica de Francisco Macedo divulgou a programação oficial do tradicional evento religioso.

O tema será “A exemplo de São Francisco, queremos ser promotores da Paz” cujo o objetivo é o alcance espiritual e assim promover uma cultura de paz, conscientizando as pessoas que para a paz acontecer, depende da colaboração de cada um, decidindo no coração, viver como São Francisco, buscando a Deus, meditando a palavra, obedecendo e seguindo a Cristo fielmente, deixando o pecado, renunciando os interesses pessoais, desapegando de si mesmo e dos bens materiais, para assim dedicar-se a Deus e aos irmãos, promovendo a paz e defendendo a vida.

Veja a programação completa:

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois irmãos suspeitos de praticar atos de vandalismo e outros crimes, foram presos na manhã deste sábado (11/08), no município de Francisco Macedo.

De acordo com as informações do Cabo Gildemar, comandante do Grupamento de Policia Militar do município, os suspeitos teriam na madrugada deste sábado, invadido um poço que abastece as famílias da localidade Agreste, e quebrado caixa d’ água, torneiras, encanações e ainda entupido as saídas de água do referido poço que fica na zona rural de Francisco Macedo.

 

Os dois suspeitos presos foram identificados como, Joaquim Francisco da Silva e Raimundo Francisco da Silva. Com eles também foi apreendido duas espingardas de fogo, uma municiada e outra dentro do matagal próximo à casa do pai dos suspeitos.

Ainda segundo a Polícia, um deles, o Raimundo já tem passagem pela e é conhecido pela população como “Raimundo estuprador”.

    Fotos: Reprodução

 

 


Fonte: Portal Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Mesmo com a contínua redução no número de casos de dengue, zika e chikungunya, dados da pesquisa entomológica do mosquito Aedes aegypti apontam que alguns municípios estão com alta infestação do vetor e têm risco para ocorrência de surto dessas doenças.

A pesquisa, realizada no mês de maio pelos municípios, foi apresentada nesta quinta-feira (28/06), pela Sala de Controle à Arboviroses, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Segundo o boletim da 25ª Semana Epidemiológica, houve uma redução de 92,3% dos casos de chikungunya em relação ao mesmo período de 2017, aonde foram notificados 3.714 de casos prováveis e este ano foram 285. Os casos de dengue também reduziram: ano passado houve 4.206 e em 2018, 1.206 casos notificados, representando uma redução de 70,5%.


Fonte: CCOM
Comentar
Em Francisco Macedo · 21/06/2018 - 06h00 | Última atualização em 21/06/2018 - 09h46

TCE realiza visitas de validação de informações do IEGM em Francisco Macedo


Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco Macedo e mais 57 municípios do Piauí, entre os dias 4 e 8 de julho equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) realizarão visitas técnicas para validar as informações obtidas através do questionário do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).

Neste ano foi definido pela Rede Indicon que as dimensões a serem validadas no exercício 2018/2017 serão Educação e Saúde. Uma equipe composta por 9 Auditores de Controle Externo e 6 Técnicos realizarão procedimentos in loco para conferir os documentos solicitados e efetuar entrevistas e visitas a, no mínimo, 1 Unidade Básica de Saúde e 1 unidade escolar em cada município.

O Tribunal de Contas do Piauí aplicou, entre os dias 01/03/2018 a 30/04/2018 (prorrogado até o dia 11/05/2018), questionários do IEGM para avaliar os municípios do Estado relativos ao exercício de 2017. Ao final do prazo, 100% dos municípios responderam os 7 questionários.

    Fotos: Reprodução / Cidades em Foco

 


Fonte: Portal Cidades em Foco
Comentar
Devido ao aumento das chuvas · 02/03/2018 - 14h31

Em Francisco Macedo, Rio Curimatá deságua na barragem de Estreito


Compartilhar Tweet 1



A barragem de Estreito, localizada no município de Francisco Macedo, tem aumentando o seu volume de água. As fortes chuvas registradas na região nas últimas semanas levaram à cheia do Rio Curimatá, principal fonte de captação de água da represa.

De acordo com dados do Boletim de Monitoramento Hidrológico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, a barragem chegou a ficar com apenas 6,69% de sua capacidade de acúmulo, o que corresponde a 1,6 milhões de metros cúbicos.

Com o aumento das chuvas na região, a represa recebeu as primeiras águas do Rio Curimatá. Na tarde da última quarta-feira (28/02), choveu forte no município vizinho de Caldeirão Grande do Piauí, fazendo transbordar a pequena barragem do Retiro. Com isso, o rio teve nova cheia, e desde a noite de ontem, mais água está sendo despejada na barragem de Estreito.

Fotos: Cidades na Net

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar
25 de setembro a 04 de outubro · 14/09/2017 - 09h39

Igreja de Francisco Macedo divulga programação do festejo da cidade


Compartilhar Tweet 1



A comunidade católica de Francisco Macedo, que temo como vigário responsável o padre Ismael de Holanda, que por sua vez pertencente à Paróquia de Santo Antônio, município de Padre Marcos-PI, que como pároco Fernando Amando, celebrará o festejo de São Francisco no período de 25 de setembro a 04 de outubro.

Esse ano, o festejo em preparação a solene festa traz como tema: “São Francisco Modelo de devoção Mariana”. São Francisco era filho de um rico comerciante, de família nobre.  

O povo de Francisco Macedo aguarda ansiosamente pela maior festividade religiosa do município, onde se celebra a festa de São Francisco. Por isso uma vasta programação foi preparada para celebrar o festejo deste ano.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Cidades na Net
Comentar
Vítima ainda não encontrada · 09/09/2017 - 22h16

Em Francisco Macedo, Homem é sequestrado por bando encapuzado


Compartilhar Tweet 1



Um bando formado por três homens encapuzados praticou um sequestro na madrugada dessa sexta-feira (08/09), no interior do município de Francisco Macedo.

O crime ocorreu na localidade Agreste, a vítima foi um homem identificado por Raimundo Francisco da Silva, de 31 anos. A família dormia quando três homens bateram nas portas da residência se identificado como policiais. Ao abrir porta, a família foi rendida pelos homens armados. Raimundo foi agredido com socos e chutes e colocado dentro de um veículo não identificado.

Logo após o ocorrido, o pai do sequestrado registrou o B.O na Delegacia Regional de Polícia Civil de Jaicós. De acordo com o delegado Miguel Carneiro, titular do 13º DP, ainda não se sabe o real motivo do sequestro, e a vítima já esteve presa por crime de homicídio e foi acusada de estupros, e ressaltou que, como ainda não foi encontrado o corpo, não se pode falar de homicídio.

  Foto: Cidades na Net

 

Comentar
Saúde na escola · 23/08/2017 - 17h09 | Última atualização em 23/08/2017 - 17h25

Secretaria de saúde promove palestra sobre saúde bucal


Compartilhar Tweet 1



Nesta terça-feira (22/08), a secretaria de saúde do município de Francisco Macedo-PI, através do programa saúde na escola, recebeu em sua unidade básica de saúde, a visita de turmas de alunos da Unidade Escolar Joaquim Antão de Carvalho.

O encontro, que foi acompanhado pela diretora e professores da Escola Joaquim Antão, teve como tema uma palestra sobre saúde bucal, que foi proferida pela enfermeira Leticia Lacerda.

Logo após a palestra, todos os alunos passaram por uma avaliação bucal com o Doutor Tassio, com o intuito de prevenir e tomar as devidas providencias caso houvesse algum problema com a saúde bucal.

Foto: Piauí em Foco


Fonte: Piauí em Foco

Compartilhar Tweet 1



Uma campanha solidária, encabeçada pelos funcionários públicos do município de Francisco Macedo: Erasmo Alencar, Carisma Alencar, Rivandia Macedo e Deusimar, busca recursos financeiros para ajudar o caminhoneiro carioca Mario Gomes da Silva, 60 anos, residente na Rua Ibiuna, nº 161, Bairro Jardim América-RJ, CEP 21.240-250, a voltar a sua terra natal.

Mario sofreu um acidente no dia 28 de julho na BR 316, rodovia federal que corta a cidade de Francisco Macedo, sendo que graças a Deus ele sobreviveu, mas seu veículo uma Scania T112

Rio de Janeiro ficou danificada, e diante disso ele se encontra no município, sem condições de retornar para o Rio de Janeiro, e também sem poder deixar o caminhão, pois se trata de seu único meio de trabalho e sustento da família.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Cidades na net

Compartilhar Tweet 1



Após intensas atualizações cadastral e a realização de reuniões no sentido de esclarecer a população beneficiada sobre os direitos e deveres com o programa Bolsa Família do Governo Federal. O município de Francisco Macedo, que tem à frente o prefeito Nonato Alencar, beneficiou 25 novas famílias nesse mês de agosto com uma renda complementar no orçamento familiar, elevando de 468 para 493 o número de famílias atendidas pelo programa no município.

O oficialização e a divulgação dos nomes dos novos beneficiários aconteceu em uma reunião na manhã desta terça-feira (15/08), na sede da Secretaria de Assistência Social. O evento de oficialização contou com a presença dos novos integrantes do programa, da 1ª dama e secretária de Assistência Social.

Fotos: Cidades na Net


Fonte: Cidades na Net
Ação da gestão · 14/08/2017 - 10h30 | Última atualização em 14/08/2017 - 17h00

Gestores se reúnem para tratar sobre melhorias de saúde no interior do PI


Compartilhar Tweet 1



A reunião aconteceu na manhã da última sexta-feira (11/08), em que estavam reunidos todos os envolvidos no serviço da saúde do município. No decorrer da reunião avaliaram todas as áreas que a saúde necessita melhorar para o bom funcionamento dentro do município.

O objetivo era discutir o funcionamento da Unidade Básica de Saúde, ‘Joaquim Antão de Carvalho’ e teve como pauta de discursão o prontuário eletrônico, avaliação externa do PEMAQ e melhorias do atendimento da saúde de modo geral.

O secretário municipal de saúde do município de Francisco Macedo, Cristóvão Alencar organizou uma reunião com o assessor técnico, Antônio Fernandes e todos os funcionários da saúde.

Fotos: Cidades na Net

(Equipe de Municípios)


Fonte: Cidades na Net
Fortalecimento da educação · 04/08/2017 - 15h56 | Última atualização em 04/08/2017 - 16h20

Francisco Macedo realiza Semana Pedagógica da rede municipal de ensino


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo, na gestão ‘União e Trabalho’, através da Secretaria de Educação, realizou na terça-feira (01/08), quarta-feira (02/08) e quinta-feira (03/08) a semana Pedagógica da rede municipal de ensino. O evento é um momento em que profissionais da educação trocam ideias e experiências com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo no município.

O secretário municipal de educação, Virgílio desejou bom dia aos profissionais da educação, bem como boa aprendizagem e trocar de experiências no decorrer dos dias de capacitação.

O mesmo falou ainda,” temos objetivo de avaliar o primeiro semestre letivo e planejar melhores ações a serem desenvolvidas no segundo período letivo do ano”, pontou.

Foto: Portal Cidades na Net


Fonte: Cidades na Net
Produção de leite · 20/07/2017 - 17h18 | Última atualização em 20/07/2017 - 17h24

Francisco Macedo recebe caminhão com equipamento para associação


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Francisco Macedo do Piauí, Nonato Alencar, recebeu na tarde desta quinta-feira (20/07) por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Rodrigo Martins, através da CODEVASF, um caminhão modelo Ford Cargo 816 com baú frigorífico, prateleiras, divisória fixa e equipamento de refrigeração.

O valor investido na compra do veículo foram no total de 189.900,00 (cento e oitenta e nove mil e novecentos reais) e irá beneficiar dezenas de produtores de leite do município com o transporte do mesmo até as empresas que compram o produto.

FOTOS: Portal Cidades na Net

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal de Francisco Macêdo, que tem à frente o prefeito Nonato Alencar, através da secretária municipal de sssistência social e o Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS) realizou o Arriá Social do município.

festa junina aconteceu no Auditório Francisco das Chagas Alencar e contou com a presença de cerca de cinquenta idosos atendidos e referenciados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) além de funcionários da referida secretaria e o CRAS.

Foto:CidadeNet

(Equipe de Municípios)


Fonte: CidadeNet
Ação social · 18/07/2017 - 11h11 | Última atualização em 18/07/2017 - 11h16

Prefeitura de Francisco Macedo realizou a IX Conferência na cidade


Compartilhar Tweet 1



Na última quinta-feira (13/07), a prefeitura municipal de Francisco Macêdo-PI, que tem à frente o prefeito Nonato Alencar, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram, no auditório Francisco das Chagas Alencar, a IX Conferência Municipal de Assistência Social com o tema: garantia de direito no fortalecimento do SUAS. O evento é direcionado aos usuários, trabalhadores, entidades, organizações da sociedade civil e governo.

Foto:CidadeNet

(Equipe de Municípios)


Fonte: CidadeNet
Infraestrutura e melhorias · 18/07/2017 - 11h03 | Última atualização em 18/07/2017 - 11h06

Oito poços tubulares foram perfurados em Francisco Macedo


Compartilhar Tweet 1



Oito poços foram perfurados no município de Francisco Macêdo na última semana. A ação é da Prefeitura Municipal através do gestor Nonato Alencar, como parte da execução de um projeto de combate à seca, que prevê a perfuração de onze poços tubulares no município.

Os trabalhos de perfuração foram iniciados no bairro Campina, antigo conjunto habitacional Cohab, na sede, onde beneficiará diretamente cerca de 250 famílias.

Foto:CidadeNet

(Equipe de Municípios)


Fonte: CidadeNet
Melhorias na saúde · 13/07/2017 - 17h10 | Última atualização em 13/07/2017 - 17h20

IX Conferência Municipal de Assistência Social é realiza em Francisco Macedo


Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta quinta-feira (13/07), a Secretaria Municipal de Assistência Social de Francisco Macedo, juntamente com membros do Conselho Municipal de Assistência Social, além de toda equipe do CRAS, promoveu a sua ‘IX Conferência Municipal de Assistência Social’.

De acordo com a secretária da pasta, Maria Ivanete da Silva Alencar, o evento valoriza a participação popular na busca da análise, deliberação e propostas sobre as políticas públicas do setor, buscando fortalecer as ações do segmento nas esferas governamentais, bem como avaliar os avanços municipais, pontuando as necessidades atuais.

FOTO: Piauí em Foco

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal Piauí em Foco
Arraiá das crianças · 04/07/2017 - 09h12 | Última atualização em 04/07/2017 - 12h34

Arraiá do PROINFÂNCIA é realizado em Francisco Macedo


Compartilhar Tweet 1



Estimular a cultura popular nordestina entre as novas gerações, promover a confraternização da comunidade escolar e fortalecer os vínculos com as famílias dos alunos. Esses são alguns dos objetivos do “Arraiá da Proinfância”, realizado na tarde da última segunda-feira (3/07) na Creche Municipal Ananias Maria de Alencar, em Francisco Macedo.

O evento reuniu, autoridades como o prefeito Nonato Alencar e o secretário municipal de Educação, Virgílio Alencar, a diretora Izeita Maria, coordenadora da Creche, Airam da Silva Vieira, educadores, alunos e pais.

Na programação do “II Arraiá da Proinfância”, apresentações culturais como dança, quadrilha junina.

FOTOS: Portal Cidades na Net

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net
Em Francisco Macedo · 03/07/2017 - 11h11 | Última atualização em 03/07/2017 - 11h50

Francisco Macedo: Prefeito Nonato sancionou lei de alteração da feira


Compartilhar Tweet 1



O prefeito Raimundo Nonato Alencar sancionou a Lei 207\2017, que altera o dia de realização da feira livre e normaliza horário de funcionamento do comércio em Francisco Macedo.

O Requerimento é de autoria da vereadora Mailane Carvalho, que foi apreciado na Casa Câmara Municipal votado, aprovado por unanimidade e entregue ao gestor, que por sua vez reuniu se com os comerciantes que foram de comum acordo.

O Prefeito apresentou o Projeto de Lei a Casa, onde foi aprovado por 6 votos a favor e 2 contra, sendo sancionado pelo prefeito municipal, passou a entrar em vigor a partir do último sábado (01/07).

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com Informações do Portal Cidades na Net

Compartilhar Tweet 1



Os trabalhos de perfuração foram iniciados na sede do município, no bairro Campina, antigo conjunto habitacional Cohab.

O prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, acompanhou na manhã da última terça-feira (27/06), o início da execução de um projeto de combate à seca, que prevê a perfuração de seis poços tubulares no município.

O objetivo, segundo o gestor municipal, é reforçar o sistema de abastecimento de água na zona urbana e garantir autonomia ao referido bairro.

Atualmente, a cidade é abastecida por apenas um poço tubular, que foi perfurado há cerca de 20 anos, na primeira gestão de Nonato Alencar.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net
Projeto de alfabetização · 19/06/2017 - 10h54

Francisco Macedo realiza I Seminário Intermunicipal de Alfabetização


Compartilhar Tweet 1



O município de Francisco sediou o I Seminário Intermunicipal de Alfabetização. Com a proposta de compartilhar os trabalhos do PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é um compromisso formal assumido pelos governos federal Estadual e municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade ao final do 3º ano do ensino fundamental.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net
Poços tubulares · 01/06/2017 - 14h00

Vereadores de Francisco Macedo buscam investimentos


Compartilhar Tweet 1



Líderes políticos do município de Francisco Macedo, o vereador Osailton Lopes e o secretário Municipal de Esporte, Odair Lopes, que também é supervisor Estadual de Ensino, estiveram mais uma vez na capital do Estado, Teresina, em busca de investimentos para o município.

Eles visitaram a Secretaria de Saúde, FUNDESPI, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria da Educação. Entre as ações reivindicadas, destacam-se a pavimentação asfáltica para ruas do Centro da cidade, a construção de um estádio padrão, com grama, a conclusão da quadra poliesportiva e reforma da Unidade Escolar Maria Neusa de Sousa, além de calçamento e a perfuração de um poço tubular para a cidade.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal Cidades na Net