Compartilhar Tweet 1



Francinópolis agora é prioridade para o programa "Leia para uma criança" , ou seja, todas as crianças matriculadas na Educação Infantil irão receber um exemplar da literatura infantil. 

Promovida pelo Itaú Social, a iniciativa visa incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Além disso, o programa busca ampliar o repertório cultural da criança, por meio da literatura de qualidade, para seu desenvolvimento integral.

Para alcançar esses objetivos, o programa seleciona livros infantis por meio de edital público, além de oferecer formações sobre mediação de leitura. Os títulos selecionados são distribuídos para a sociedade e para espaços educativos como bibliotecas, escolas, organizações da sociedade civil e instituições de assistência social.

 


Fonte: Itaú Social
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Francinópolis na noite desta segunda-feira, 28 de setembro, confirmou uma boa notícia sobre a pandemia do novo coronavírus no município.

De acordo com o 50° boletim epidemiológico, a cidade apresenta 51 casos de cura da doença e zero infectados, ou seja, a cidade zerou os casos de covid-19. Além de zerar os casos ativos, Francinópolis não registrou nenhum óbito.

Francinópolis realizou até o momento 946 testes rápidos chegando a 18,1% de toda a população, sendo 895 descartados, 51 casos confirmados, 51 já se encontram curados e zero em processo de imunização.

A saúde municipal, no entanto, pede que a população continue adotando as medidas preventivas.

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Rede Municipal de Ensino alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais, desde que este indicador foi lançado, no ano de 2005. A rede saltou de 4.6 (2017) para 5.1 (2019). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O IDEB demonstrou, ainda, que a rede municipal teve um aumento de 0,5, ou seja, acima da média nacional. Dessa forma, a rede municipal atinge a meta nacional para o ano de 2021. 

A secretária da Educação, Eliane Morais, ressaltou o esforço de todos nesta conquista: "Conseguimos chegar a este ponto por meio do compromisso e dedicação dos gestores, professores, estudantes e famílias que com projetos e programas, formações, apoio integrado. Mas não vamos nos acomodar. Vamos destrinchar estes números, que são valiosos, analisando por escola para que nenhuma ficar para trás", afirmou.

 

Comentar

O Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio do Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso-PI, CONVOCA AUDIÊNCIA PÚBLICA, a realizar-se em ambiente virtual (aplicativo ZOOM) no dia 04 de Setembro de 2020 às 18h para prestar informações sobre as eleições municipais de 2020.

Confira o Edital de Convocação AQUI.

Participe da Audiência clicando AQUI.

Comentar

O Ministério Público Eleitoral, por meio do seu Órgão Oficiante perante a 48º Zona Eleitoral de Elesbão Veloso, expediu algumas recomendações aos municípios. Objetivo é recomendar as rádios, portais de notícias e redes sociais de amplo acesso (grupos de Whatsapp e Facebook)dos Municípios de Elesbão Veloso, Francinópolis, Várzea Grande, Tanque do Piauí e Barra d’Alcântara para que se ABSTENHAM de divulgar programas, obras e serviços dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, ressalvadas as exceções previstas em lei, consoante preconiza o art. 73, VI, b, da lei 9504/97 e art. 1º, §3º, VIII da EC 107/2020; além de CONFERIR tratamento isonômico aos filiados a partidos políticos e pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio.

Confira AQUI as recomendações.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Francinópolis está entre as 20 mais transparentes do Estado. O município aparece na 11ª colocação no ranking do Relatório de Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O levantamento foi realizado no segundo trimestre deste ano, pelo TCE com relação às informações divulgadas no Portal da Transparência, referentes à gestão municipal, visando avaliar a conformidade dos portais da transparência com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Acesso à Informação e Instrução Normativa TCE/PI n° 01/2019.

A ação teve como objetivo geral, avaliar a transparência dos órgãos/entidades estaduais e municipais, considerando sobretudo a relevância do controle social no momento da pandemia (covid-19).

O levantamento apresenta o percentual das 224 Prefeituras do Piauí e do Governo Estadual. Segundo o relatório, o Portal da Transparência de Francinópolis tem uma pontuação de 78%.

Confira o Relatório

 


Fonte: Com informações do Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Francinópolis zerou os casos de transmissão da Covid-19. Francinópolis, que chegou a registrar 32 pacientes infectados pelo novo coronavírus, já possui todos os pacientes curados da doença.

Os últimos resultados foram disponibilizados nesta sexta-feira (31). A cidade não registra nenhum caso suspeito até o momento, conforme informação da secretaria municipal de Saúde.

Durante a quarentena, o Francinópolis anunciou uma série de medidas de segurança para evitar a propagação do coronavírus, o fechamento parcial das atividades,barreiras sanitárias e a testagem da população foram os fatores que contribuíram para que a cidade conseguisse zerar o número de casos da Covid-19. As medidas preventivas devem continuar, como forma de garantir que o município não volte a registrar casos da doença.

Confira o Boletim:

https://storage.stwonline.com.br/180graus/uploads/ckeditor/attachments/2366239/34-boletim.pdf

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em plena pandemia onde as instituições incentivam o isolamento social e promovem ações para encurtar distância, o Tribunal de Justiça do Piauí decidiu seguir outro caminho e fechou os cartórios das cidades de Francinópolis e Várzea Grande na região valenciana.

A decisão impõe mais atenção entre os limites das cidades de Barra D`Alcântara, Tanque, Várzea Grande e Francinópolis, que terão que se deslocar até a cidade de Elesbão Veloso para ter acesso aos serviços cartorários.

A decisão de desativar os cartórios das duas cidades (Francinópolis e Várzea Grande) foi publicada no último dia 28 de julho, em decisão assinada pelo vice corregedor geral da Justiça do Estado do Piauí, Desembargador OTon Mário José Lustosa Torres, que alegou inviabilidade econômica para a desativação.

O prefeito de Francinópolis, Paulo César já está articulando uma reunião com o vice corregedor para informa-lo pessoalmente desse retrocesso.


Fonte: PORTAL V1
Comentar

Ter o NIS válido é fundamental para garantir o recebimento do desconto da Tarifa Social, referente ao consumo de energia elétrica. Para ter direito ao benefício, as famílias deverão atender a um dos seguintes requisitos:

  • Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa;
  • Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No dia em que foram registrados mais 07 casos de pacientes curados, o município atingiu a marca de 574 testes realizados para a doença. Conforme o boletim desta terça-feira, 07/07, até o momento, Francinópolis possui 05 casos em isolamento, 548 descartados e 21 casos curados para o Covid-19. Os dados demonstram que 11% da população já foi testada.

O número de recuperados está crescendo devido aos esforços constantes do município. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população.

 

Comentar

Nos dias 22 e 24 de junho, gestores, técnicos e professores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer - SEMEC de Francinópolis receberam capacitação sobre o uso da Plataforma Mobieduca.- Me.

A plataforma tem como objetivo o monitoramento continuado em larga escala da aplicação e monitoramento de aulas e atividades remotas nesse período de pandemia. As escolas contempladas são as do Ensino Fundamental do 1° ao 9° (Antônio Xavier, Teresa Soares Feitosa, Mariano Lopes e José Marques).

O sistema Mobieduca.Me, além de acompanhar a frequência dos alunos, armazena informações sobre o funcionamento e estrutura das escolas. Conteúdos que possibilitarão à gestão da SEMEC solucionar qualquer problema que impeça o andamento dos trabalhos.

 

Comentar
EDUCAÇÃO · 26/06/2020 - 12h55 | Última atualização em 26/06/2020 - 15h18

SEMEC de Francinópolis dá início às atividades remotas não presenciais


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Francinópolis através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, entregou as atividades impressas para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino e deu início as atividades remotas não presencias, na segunda-feira (15) de junho. De acordo com o novo calendário na segunda-feira (15) iniciaram as atividades do 1º ao 9 º ano do Ensino Fundamental. Na quarta-feira (17), iniciaram as atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no dia 22 da Educação Infantil.

As atividades estão sendo desenvolvidas a distância, seja através de material impresso ou de forma virtual, através de plataformas digitais que garantam uma melhor interação entre professores e alunos.

A Secretária de Educação, Eliane Morais, pede que os pais fiquem atentos às comunicações dos gestores e professores das escolas onde os filhos estudam, para que o processo possa se dar de maneira mais efetiva e funcional.

 

Comentar
Prevenção ao Corona Vírus · 02/05/2020 - 22h47

FRANCINÓPOLIS| TESTAGEM EM MASSA COMEÇA A SER REALIZADA NA POPULAÇÃO.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Francinópolis, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da Policia Militar realizou neste sábado, 02 de maio, 35 testes rápidos para a Covid-19 em pacientes que tiveram contato com casos positivos para a Covid-19 no município.

Felizmente desses 35 testes realizados todos deram Negativos. Com essa rodada, a cidade de Francinópolis continua com 04 casos positivos.

O prefeito Paulo César agradeceu ao governador Wellington Dias que em um conversa telefônica se mostrou sensível e agradecido pelo trabalho realizado no município no combate a Covid-19. O prefeito também agradeceu a disposição do vice-prefeito Genivaldo Campelo, assim como a da diretora do hospital Edilene Campelo nesse pleito.

Paulo César destacou que a ideia da prefeitura é realizar testes em massa com o objetivo de atingir, sobretudo aquelas pessoas vindas de cidades com índices elevados de contaminação para o novo coronavírus.


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na tarde do dia 29 de abril, a Secretária de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou de uma reunião, por meio de videoconferência pela internet, com as diretoras Maria Lima, Maria da Cruz Campelo, Maria Nenosa, Teciana Mara, Leomar Morais, Rosa Campelo, a supervisora da rede municipal de ensino, Luciana Monteiro e a professora Raimundinha Melo, que prestou assessoria pedagógica.

O objetivo da reunião, coordenada pela professora Raimundinha Melo, foi fazer algumas considerações sobre a conclusão da atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) das escolas da rede, assim como definir estratégias para o período de pandemia de COVID-19.

 

Comentar
EDUCAÇÃO · 29/04/2020 - 19h39 | Última atualização em 29/04/2020 - 19h57

Secretária de Educação participa de mais uma reunião com diretório da UNDIME


Compartilhar Tweet 1



Na manhã do dia 15 de abril, a Secretária de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou de uma reunião por meio de videoconferência, como membro da Diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) O objetivo foi consultar o TCE e alinhar posicionamentos para definir estratégias no período de pandemia do COVID-19.

 

Durante a reunião foram abordados temas como alimentação escolar, compra de itens para esta finalidade; calendário escolar e oferta de aulas remotas.

Além de Eliane Morais, participaram da reunião virtual, a Presidente da Undime-PI, Érica Graziela (Domingos Mourão), Kássio Gomes (Valença), Franklin Lima Leal (Lagoinha do Piauí), Armandina Vieira (Marcolândia) e Eudóxia (Secretária Executiva da UNDIME – PI).

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretária de Educação da cidade de Francinópolis PI, Eliane Morais, participou de uma entrevista no programa Vale Notícias 1ª edição na cidade de Elesbão Veloso, na tarde do dia 12 de março de 2020. Dentre os temas abordados, destacam-se: o avanço e a qualidade na Educação da rede municipal de Francinópolis e a Feira Literária de Francinópolis – FLIF/2020.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

Em busca do fortalecimento da educação do Estado do Piauí, a Secretária Municipal de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou, na manhã do dia 10 de março de 2020, de uma reunião como membro da Diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), com o Secretário de Estado de Educação, Ellen Gera.

Participaram também da reunião, a antiga Presidente da Undime-PI, Cleidimar Tavares (Água Branca), a atual Presidente, Érica Graziela (Domingos Mourão), os Secretários Franklin Lima (Lagoinha do Piauí), Armandina Vieira (Marcolândia), Lurdinha Morais (Barras) e Clarice Alves (Coivaras).

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

Idosa de 71 anos recebeu alta hoje do Hospital Regional Deolino Couto, em Oeiras, após tratamento contra o coronavírus. A paciente do sexo feminino, estava internada desde o dia 23 de abril, após apresentar teste positivo para o vírus.

Segundo boletim, ela está estável e tratada. Ainda não está curada e deve continuar em isolamento.

Comentar
NOTA DE REPÚDIO DO GE5 · 24/04/2020 - 16h09 | Última atualização em 31/07/2020 - 21h19

GRUPO EDUCACIONAL GE5 DIVULGA NOTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES SOFRIDOS PELA PACIENTE DE COVID-19


Compartilhar Tweet 1



O Grupo Educacional-GE5, composto pelos gestores de educação das cidade de Barra D'Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Tanque do Piauí e Várzea Grande divulgou nesta sexta-feira (24) nota de repúdio a ataques sofridos a segunda paciente testada como positivo para o CODIV-19 de Francinópolis.

Leia abaixo a nota divulgada pelo GE5:

 

Comentar
CORONAVÍRUS · 24/04/2020 - 15h41 | Última atualização em 31/07/2020 - 21h18

PACIENTE TESTADA PARA COVID-19 EM FRANCINÓPOLIS SOFRE ATAQUES E PREFEITO SAI EM DEFESA


Compartilhar Tweet 1



Na última quinta-feira (23), foi confirmado o segundo caso positivo para Covid-19. Paciente do sexo feminino, 71 anos, hipertensa, diabética e residia na mesma casa do primeiro caso.

Desde a tomada dos procedimentos necessários e ao ser Regulada para a cidade de Oeiras, a então senhora sofreu agressões impublicáveis, um oeirense criticou a ida da senhora para a cidade. Ao tomar conhecimento das agressões, o prefeito identificou o autor do áudio e lamentou as agressões dizendo que a regulação de pacientes não é feito por Francinópolis. Disse também que iria a Oeiras nessa sexta-feira (24) registrar um B.O pelas agressões injustas.

O prefeito lembrou que a senhora não tem culpa de ter sido infectada e muito menos de ter sido regulada para Oeiras, no entanto são inaceitáveis as ofensas e o comportamento do oeirense, que segundo o gestor, não reflete o comportamento da sociedade oeirense, onde trabalhou como delegado por dois anos.


Fonte: COM INFORMAÇÕES PORTAL V1.
Comentar
Prevenção ao Corona Virus · 21/03/2020 - 13h13 | Última atualização em 21/03/2020 - 14h39

SMS através da Vigilância Sanitária e Epidemiológica fazem barreiras sanitária contra o Coronavírus


Compartilhar Tweet 1



Neste sábado estão sendo feitas 2 Barreiras, nas principais entradas da cidade com a presença da Polícia Militar e profissionais de Saúde.
O intuito é abordar todos os veículos que entrarem na cidade para informá-los sobre medidas preventivas,tais como: lavagem correta das mãos, quarentena para pessoas assintomáticas e 14 dias para os sintomáticos e principalmente distanciamento pessoal, assim como evitar aglomerações.
Na sexta-feira a Policia Militar abordou todos os bares e restaurantes das zonas urbana e rural quando a proibição de funcionamento seguindo o Decreto expedido pelo Governo do Estado. E nessa manhã de sábado a vigilância sanitária comunicou a todos os feirantes que a partir das 12h deste sábado o mercado e todas as suas dependências interna e externas ficarão fechados. Igrejas também foram alertadas a evitar aglomerações.O objetivo é causar impacto para que a população passe a cuidar da saúde individual e coletiva.

 


Fonte: ASCOM
Comentar
Carnaval. · 25/02/2020 - 11h28 | Última atualização em 25/02/2020 - 20h41

Carnaval em Francinópolis foi sucesso, confira fotos.


Compartilhar Tweet 1



O carnaval em Francinópolis deu inicio neste sábado (22) e teve duração de 3 dias. A festa é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

O prefeito de Francinópolis, Paulo César que participou ativamente das comemorações afirmou que os bailes de carnaval é mais uma ação positiva de sua gestão.

“Francinópolis não tinha carnaval e nós nos preocupamos em resgatar o carnaval de Francinópolis que há muito tempo havia esquecido. A população pedia por isso então nós estamos realizando há quatro anos e cada ano melhor. As cidades próximas todas realizam também mais Francinópolis se destaca entre todas” disse o prefeito.

 

Comentar
Regularização Cadasttral · 19/02/2020 - 14h34 | Última atualização em 19/02/2020 - 15h33

FRANCINÓPOLIS| Comunicado aos beneficiários dos Programas Sociais do Governo Federal.


Compartilhar Tweet 1



 

A atualização das informações no Cadastro Único é uma atividade permanente, que deve ser feita sempre que as famílias comparecerem ao setor responsável pelo Bolsa Família/Cadastro Único no município para comunicar alguma mudança em sua situação. Em Francinópolis a atualização cadastral deverá ter inicio dia 09 de março de 2020.

Além dessa ação permanente, há um processo específico que ocorre a cada dois anos no município, que convocam as famílias para atualizarem as informações cadastrais. A ultima revisão aconteceu no ano de 2018 e ocorrerá este ano, fique atento! 

Confira o horários e endereço que irá acontecer o mesmo:

Endereço: Rua Ursulino Coimbra, Centro, Francinópolis – PI.

Dias: Segunda a Sexta

Horários: 07h30 às 13h30

OBS: As senhas já estão disponíveis.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Francinópolis em parceria com os Conselheiros Tutelares do município, durante o período do carnaval, realizarão um trabalho de conscientização e fiscalização na cidade para a prevenção da violação de direitos das crianças e dos adolescentes.

Durante a ação, cujo tema é “Brinque o carnaval sem brincar com os direitos da criança e do adolescente”, deverão ser combatidos o trabalho infantil, a violência sexual, o uso de álcool e outras drogas.

O Conselho Tutelar de Francinópolis estará disponível para atender todas as crianças e adolescentes.

“Proteja as crianças e os adolescentes, procure o conselho tutelar. Seja consciente, denuncie!”


Fonte: ASCOM
Comentar
Educação de Qualidade · 19/02/2020 - 14h20

Francinópolis conquista Selo de Qualidade da Undime na Educação


Compartilhar Tweet 1



A cidade de Francinópolis receberá dia 05 de março, o selo da qualidade na educação municipal referente ao ano de 2019. 

O Selo Undime é entregue as cidades que obtiveram um desempenho satisfatório na prova realizada ano passado nas cidades que aderiram ao projeto. “gostei muito porque reconhece e valoriza trabalho que estamos desenvolvendo na etapa de alfabetização na idade certa. Hoje a alfabetização na idade certa e um dos maiores desafios de uma gestão pública no âmbito da educação” pontuou a secretária de educação Eliane Morais.

Em Francinópolis a gestão municipal liderada pelo prefeito Paulo César vem desenvolvendo um projeto consistente em educação como a Feira Literária, entre outros projetos combinados com a valorização do servidor e estruturação de toda rede.


Fonte: Portal V1
Comentar