O prefeito de Francinópolis, Paulo César, esteve presente na manhã desta sexta-feira (08/01) na eleição para definir os novos membros da diretoria e do Conselho Fiscal da entidade da Assembleia Geral da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O prefeito concorre ao cargo de presidente.

A Assembleia, da qual só podem participar prefeitos filiados e adimplentes com a Associação, está acontecendo de forma presencial, em uma cabine de votação ao ar livre, em Teresina, das 9h às 17h.

 

Comentar
Posse dos eleitos · 29/12/2020 - 09h38 | Última atualização em 29/12/2020 - 09h56

Solenidade de posse do prefeito reeleito de Francinópolis acontece na próxima sexta-feira.


Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Francinópolis, Paulo césar  (PP), a vice Celi Soares (MDP) e os 9 vereadores eleitos para a legislatura 2021-2024, tomarão posse na próxima sexta-feira. 

O evento está marcado para as 9h do dia 1º de janeiro de 2021, no  Auditório  Antônio Soares da Fonseca. Antes da cerimônia, no dia 31 de dezembro, às 17h será celebrada a Santa Missa em Ação de Graças em homenagem aos eleitos.

Confira o Convite com a programação:

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O prefeito reeleito de Francinópolis, Paulo César Rodrigues de Moraes (Progressistas), esteve em Picos na manhã de hoje, dia 26, reunido com alguns colegas da grande região que foram eleitos ou reeleitos no último dia 15 de novembro. O objetivo do encontro, que ocorreu em um hotel da cidade, foi traçar estratégias e conquistar apoios na disputa pela direção da Associação Piauiense de Municípios (APPM), cuja eleição está marcada para o dia 08 de janeiro de 2021.

Em entrevista à imprensa local, o candidato Paulo César disse que sua principal proposta de atuação como presidente será tornar a APPM mais eficiente, oferecendo aos prefeitos piauienses um trabalho exclusivamente técnico. “Infelizmente ao longo do tempo nossa entidade se tornou mais política do que técnica e isso não é bom para o municipalismo” – criticou.

 


Fonte: Picos40graus
Comentar
Selo UNICEF · 08/12/2020 - 17h13

Francinópolis conquista SELO UNICEF


Compartilhar Tweet 1



O município de Francinópolis conquistou o Certificado do Selo UNICEF (2017-2020). A premiação aconteceu na manhã dessa terça- feira, 08, com transmissão Ao vivo pela internet. No Piauí 188 municípios concorreram, porém apenas 59 cidades conquistaram o certificado.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da de Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 


Fonte: ASCOM
Comentar
Prevenção · 03/12/2020 - 11h24 | Última atualização em 03/12/2020 - 11h40

SMS realiza testes de Covid-19 em mais de 70 servidores municipais da educação em Francinópolis


Compartilhar Tweet 1



Mesmo com as escolas da Prefeitura fechadas, a rede municipal de ensino continua em funcionamento durante a pandemia do novo coronavírus, com servidores trabalhando para manter os serviços essenciais da pasta. Nesta quarta-feira (02), 78 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semec) fizeram testes rápidos de diagnóstico para a Covid-19.

Uma equipe da Secretária Municipal de Saúde (SMS) esteve na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar os testes em Diretores de escolas, técnicos administrativos, professores e equipes que continuam exercendo suas funções de forma presencial. Os profissionais trabalham em esquema de rodízio, mas precisam sair de casa, por isso estão sendo testados.

Todos os servidores apresentaram resultado negativo para o novo coronavírus

 

Comentar
Votos válidos · 15/11/2020 - 21h50 | Última atualização em 15/11/2020 - 22h25

Prefeito Paulo César (Progressistas) se reelege com 63,28% dos votos


Compartilhar Tweet 1



Em Francinópolis, o prefeito Paulo César (Progressistas) se reelege com 63,28% dos votos. O candidato Edu (PL) teve 36,72%. Veja os dados do TSE abaixo.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Francinópolis agora é prioridade para o programa "Leia para uma criança" , ou seja, todas as crianças matriculadas na Educação Infantil irão receber um exemplar da literatura infantil. 

Promovida pelo Itaú Social, a iniciativa visa incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Além disso, o programa busca ampliar o repertório cultural da criança, por meio da literatura de qualidade, para seu desenvolvimento integral.

Para alcançar esses objetivos, o programa seleciona livros infantis por meio de edital público, além de oferecer formações sobre mediação de leitura. Os títulos selecionados são distribuídos para a sociedade e para espaços educativos como bibliotecas, escolas, organizações da sociedade civil e instituições de assistência social.

 


Fonte: Itaú Social
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Francinópolis na noite desta segunda-feira, 28 de setembro, confirmou uma boa notícia sobre a pandemia do novo coronavírus no município.

De acordo com o 50° boletim epidemiológico, a cidade apresenta 51 casos de cura da doença e zero infectados, ou seja, a cidade zerou os casos de covid-19. Além de zerar os casos ativos, Francinópolis não registrou nenhum óbito.

Francinópolis realizou até o momento 946 testes rápidos chegando a 18,1% de toda a população, sendo 895 descartados, 51 casos confirmados, 51 já se encontram curados e zero em processo de imunização.

A saúde municipal, no entanto, pede que a população continue adotando as medidas preventivas.

 


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Rede Municipal de Ensino alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), nos anos iniciais, desde que este indicador foi lançado, no ano de 2005. A rede saltou de 4.6 (2017) para 5.1 (2019). Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC). O IDEB demonstrou, ainda, que a rede municipal teve um aumento de 0,5, ou seja, acima da média nacional. Dessa forma, a rede municipal atinge a meta nacional para o ano de 2021. 

A secretária da Educação, Eliane Morais, ressaltou o esforço de todos nesta conquista: "Conseguimos chegar a este ponto por meio do compromisso e dedicação dos gestores, professores, estudantes e famílias que com projetos e programas, formações, apoio integrado. Mas não vamos nos acomodar. Vamos destrinchar estes números, que são valiosos, analisando por escola para que nenhuma ficar para trás", afirmou.

 

Comentar

O Ministério Público do Estado do Piauí, por intermédio do Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Elesbão Veloso-PI, CONVOCA AUDIÊNCIA PÚBLICA, a realizar-se em ambiente virtual (aplicativo ZOOM) no dia 04 de Setembro de 2020 às 18h para prestar informações sobre as eleições municipais de 2020.

Confira o Edital de Convocação AQUI.

Participe da Audiência clicando AQUI.

Comentar

O Ministério Público Eleitoral, por meio do seu Órgão Oficiante perante a 48º Zona Eleitoral de Elesbão Veloso, expediu algumas recomendações aos municípios. Objetivo é recomendar as rádios, portais de notícias e redes sociais de amplo acesso (grupos de Whatsapp e Facebook)dos Municípios de Elesbão Veloso, Francinópolis, Várzea Grande, Tanque do Piauí e Barra d’Alcântara para que se ABSTENHAM de divulgar programas, obras e serviços dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, ressalvadas as exceções previstas em lei, consoante preconiza o art. 73, VI, b, da lei 9504/97 e art. 1º, §3º, VIII da EC 107/2020; além de CONFERIR tratamento isonômico aos filiados a partidos políticos e pré-candidatos em entrevistas, programas, encontros ou debates no rádio.

Confira AQUI as recomendações.

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Francinópolis está entre as 20 mais transparentes do Estado. O município aparece na 11ª colocação no ranking do Relatório de Levantamento realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O levantamento foi realizado no segundo trimestre deste ano, pelo TCE com relação às informações divulgadas no Portal da Transparência, referentes à gestão municipal, visando avaliar a conformidade dos portais da transparência com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei de Acesso à Informação e Instrução Normativa TCE/PI n° 01/2019.

A ação teve como objetivo geral, avaliar a transparência dos órgãos/entidades estaduais e municipais, considerando sobretudo a relevância do controle social no momento da pandemia (covid-19).

O levantamento apresenta o percentual das 224 Prefeituras do Piauí e do Governo Estadual. Segundo o relatório, o Portal da Transparência de Francinópolis tem uma pontuação de 78%.

Confira o Relatório

 


Fonte: Com informações do Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Francinópolis zerou os casos de transmissão da Covid-19. Francinópolis, que chegou a registrar 32 pacientes infectados pelo novo coronavírus, já possui todos os pacientes curados da doença.

Os últimos resultados foram disponibilizados nesta sexta-feira (31). A cidade não registra nenhum caso suspeito até o momento, conforme informação da secretaria municipal de Saúde.

Durante a quarentena, o Francinópolis anunciou uma série de medidas de segurança para evitar a propagação do coronavírus, o fechamento parcial das atividades,barreiras sanitárias e a testagem da população foram os fatores que contribuíram para que a cidade conseguisse zerar o número de casos da Covid-19. As medidas preventivas devem continuar, como forma de garantir que o município não volte a registrar casos da doença.

Confira o Boletim:

https://storage.stwonline.com.br/180graus/uploads/ckeditor/attachments/2366239/34-boletim.pdf

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Em plena pandemia onde as instituições incentivam o isolamento social e promovem ações para encurtar distância, o Tribunal de Justiça do Piauí decidiu seguir outro caminho e fechou os cartórios das cidades de Francinópolis e Várzea Grande na região valenciana.

A decisão impõe mais atenção entre os limites das cidades de Barra D`Alcântara, Tanque, Várzea Grande e Francinópolis, que terão que se deslocar até a cidade de Elesbão Veloso para ter acesso aos serviços cartorários.

A decisão de desativar os cartórios das duas cidades (Francinópolis e Várzea Grande) foi publicada no último dia 28 de julho, em decisão assinada pelo vice corregedor geral da Justiça do Estado do Piauí, Desembargador OTon Mário José Lustosa Torres, que alegou inviabilidade econômica para a desativação.

O prefeito de Francinópolis, Paulo César já está articulando uma reunião com o vice corregedor para informa-lo pessoalmente desse retrocesso.


Fonte: PORTAL V1
Comentar

Ter o NIS válido é fundamental para garantir o recebimento do desconto da Tarifa Social, referente ao consumo de energia elétrica. Para ter direito ao benefício, as famílias deverão atender a um dos seguintes requisitos:

  • Ser inscrito no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, por pessoa;
  • Ser idoso ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;
  • Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;
  • Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.
Comentar

Compartilhar Tweet 1



No dia em que foram registrados mais 07 casos de pacientes curados, o município atingiu a marca de 574 testes realizados para a doença. Conforme o boletim desta terça-feira, 07/07, até o momento, Francinópolis possui 05 casos em isolamento, 548 descartados e 21 casos curados para o Covid-19. Os dados demonstram que 11% da população já foi testada.

O número de recuperados está crescendo devido aos esforços constantes do município. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas, além de promover e prevenir a saúde da população.

 

Comentar

Nos dias 22 e 24 de junho, gestores, técnicos e professores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer - SEMEC de Francinópolis receberam capacitação sobre o uso da Plataforma Mobieduca.- Me.

A plataforma tem como objetivo o monitoramento continuado em larga escala da aplicação e monitoramento de aulas e atividades remotas nesse período de pandemia. As escolas contempladas são as do Ensino Fundamental do 1° ao 9° (Antônio Xavier, Teresa Soares Feitosa, Mariano Lopes e José Marques).

O sistema Mobieduca.Me, além de acompanhar a frequência dos alunos, armazena informações sobre o funcionamento e estrutura das escolas. Conteúdos que possibilitarão à gestão da SEMEC solucionar qualquer problema que impeça o andamento dos trabalhos.

 

Comentar
EDUCAÇÃO · 26/06/2020 - 12h55 | Última atualização em 26/06/2020 - 15h18

SEMEC de Francinópolis dá início às atividades remotas não presenciais


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Francinópolis através da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, entregou as atividades impressas para as famílias dos alunos da rede municipal de ensino e deu início as atividades remotas não presencias, na segunda-feira (15) de junho. De acordo com o novo calendário na segunda-feira (15) iniciaram as atividades do 1º ao 9 º ano do Ensino Fundamental. Na quarta-feira (17), iniciaram as atividades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no dia 22 da Educação Infantil.

As atividades estão sendo desenvolvidas a distância, seja através de material impresso ou de forma virtual, através de plataformas digitais que garantam uma melhor interação entre professores e alunos.

A Secretária de Educação, Eliane Morais, pede que os pais fiquem atentos às comunicações dos gestores e professores das escolas onde os filhos estudam, para que o processo possa se dar de maneira mais efetiva e funcional.

 

Comentar
Prevenção ao Corona Vírus · 02/05/2020 - 22h47

FRANCINÓPOLIS| TESTAGEM EM MASSA COMEÇA A SER REALIZADA NA POPULAÇÃO.


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Francinópolis, por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da Policia Militar realizou neste sábado, 02 de maio, 35 testes rápidos para a Covid-19 em pacientes que tiveram contato com casos positivos para a Covid-19 no município.

Felizmente desses 35 testes realizados todos deram Negativos. Com essa rodada, a cidade de Francinópolis continua com 04 casos positivos.

O prefeito Paulo César agradeceu ao governador Wellington Dias que em um conversa telefônica se mostrou sensível e agradecido pelo trabalho realizado no município no combate a Covid-19. O prefeito também agradeceu a disposição do vice-prefeito Genivaldo Campelo, assim como a da diretora do hospital Edilene Campelo nesse pleito.

Paulo César destacou que a ideia da prefeitura é realizar testes em massa com o objetivo de atingir, sobretudo aquelas pessoas vindas de cidades com índices elevados de contaminação para o novo coronavírus.


Fonte: Portal V1
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na tarde do dia 29 de abril, a Secretária de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou de uma reunião, por meio de videoconferência pela internet, com as diretoras Maria Lima, Maria da Cruz Campelo, Maria Nenosa, Teciana Mara, Leomar Morais, Rosa Campelo, a supervisora da rede municipal de ensino, Luciana Monteiro e a professora Raimundinha Melo, que prestou assessoria pedagógica.

O objetivo da reunião, coordenada pela professora Raimundinha Melo, foi fazer algumas considerações sobre a conclusão da atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP’s) das escolas da rede, assim como definir estratégias para o período de pandemia de COVID-19.

 

Comentar
EDUCAÇÃO · 29/04/2020 - 19h39 | Última atualização em 29/04/2020 - 19h57

Secretária de Educação participa de mais uma reunião com diretório da UNDIME


Compartilhar Tweet 1



Na manhã do dia 15 de abril, a Secretária de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou de uma reunião por meio de videoconferência, como membro da Diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) O objetivo foi consultar o TCE e alinhar posicionamentos para definir estratégias no período de pandemia do COVID-19.

 

Durante a reunião foram abordados temas como alimentação escolar, compra de itens para esta finalidade; calendário escolar e oferta de aulas remotas.

Além de Eliane Morais, participaram da reunião virtual, a Presidente da Undime-PI, Érica Graziela (Domingos Mourão), Kássio Gomes (Valença), Franklin Lima Leal (Lagoinha do Piauí), Armandina Vieira (Marcolândia) e Eudóxia (Secretária Executiva da UNDIME – PI).

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Secretária de Educação da cidade de Francinópolis PI, Eliane Morais, participou de uma entrevista no programa Vale Notícias 1ª edição na cidade de Elesbão Veloso, na tarde do dia 12 de março de 2020. Dentre os temas abordados, destacam-se: o avanço e a qualidade na Educação da rede municipal de Francinópolis e a Feira Literária de Francinópolis – FLIF/2020.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

Em busca do fortalecimento da educação do Estado do Piauí, a Secretária Municipal de Educação de Francinópolis, Eliane Morais, participou, na manhã do dia 10 de março de 2020, de uma reunião como membro da Diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI), com o Secretário de Estado de Educação, Ellen Gera.

Participaram também da reunião, a antiga Presidente da Undime-PI, Cleidimar Tavares (Água Branca), a atual Presidente, Érica Graziela (Domingos Mourão), os Secretários Franklin Lima (Lagoinha do Piauí), Armandina Vieira (Marcolândia), Lurdinha Morais (Barras) e Clarice Alves (Coivaras).

Comentar

Compartilhar Tweet 1



 

Idosa de 71 anos recebeu alta hoje do Hospital Regional Deolino Couto, em Oeiras, após tratamento contra o coronavírus. A paciente do sexo feminino, estava internada desde o dia 23 de abril, após apresentar teste positivo para o vírus.

Segundo boletim, ela está estável e tratada. Ainda não está curada e deve continuar em isolamento.

Comentar
NOTA DE REPÚDIO DO GE5 · 24/04/2020 - 16h09 | Última atualização em 31/07/2020 - 21h19

GRUPO EDUCACIONAL GE5 DIVULGA NOTA DE REPÚDIO AOS ATAQUES SOFRIDOS PELA PACIENTE DE COVID-19


Compartilhar Tweet 1



O Grupo Educacional-GE5, composto pelos gestores de educação das cidade de Barra D'Alcântara, Elesbão Veloso, Francinópolis, Tanque do Piauí e Várzea Grande divulgou nesta sexta-feira (24) nota de repúdio a ataques sofridos a segunda paciente testada como positivo para o CODIV-19 de Francinópolis.

Leia abaixo a nota divulgada pelo GE5:

 

Comentar