Em Francinópolis · 23/10/2018 - 09h35 | Última atualização em 23/10/2018 - 17h45

Francinópolis | FUNDEF é boqueado para garantir a aplicação dos recursos na educação


Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Estado do Piauí decidiu pelo bloqueio da conta do FUNDEF (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério) de Francinópolis.

A decisão atende pedido formulado pelo Ministério Público de Contas, para garantir a aplicação adequada dos recursos na educação pública.

Para que sejam liberados os 40% do FUNDEF, o MP de Contas solicitou que seja encaminhado ao TCE-PI o Plano de Ação Estratégico, em consonância com as metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação. Também, que toda documentação exigida através do Acórdão nº 2.711-A-17/TCE-PI, que regulamenta meios de fiscalização da aplicação desses recursos, sejam entregues também ao TCE.

Em relação aos 60% do Fundo, o MPC-PI solicitou que, enquanto não julgado o mérito por parte do Tribunal de Contas da União, o gestor se abstenha de utilizar recursos do Fundo para realizar pagamento a profissionais.

 


Fonte: AsCom/MPC
Comentar
Resultado final · 16/10/2018 - 17h32 | Última atualização em 16/10/2018 - 17h37

Eleições 2018 | Veja o percentual dos candidatos em Francinópolis


Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o Governo do Estado em Francinópolis com 2.264 votos e 78,58% dos votos válidos.


Para o senado, Marcelo Castro teve 1.766 votos e 35,43%. E Ciro Nogueira teve 1.732 votos e 34,75% dos votos válidos.


Para deputado federal, Iracema Portela teve 859 votos e 29,18% dos votos válidos.


Para deputado estadual, Severo Eulálio teve 736 votos e 24,43% dos votos válidos.

 

Comentar

Reavivar a fé cristã. Reviver memórias. Inspirados pela busca do autoconhecimento, piauienses de Aroazes e Valença realizaram a Cavalgada da Missão neste 29 de setembro de 2018.

A cavalgada reúne uma série de eventos que tem objetivo maior conhecer e divulgar como se deu a formação de nossa sociedade nos anos de 1600 e 1700. A partir deste período, a presença dos bandeirantes, os conflitos com os índios, a chegada dos jesuítas, a formação das fazendas de gado, a vinda dos africanos escravizados para a mão-de-obra, certamente promoveram a transformação da região criando um palco de acontecimentos sociais que, apesar de tão marcantes, foram se apagando com o tempo e que precisam ser resgatados.

Com o envolvimento da população, a Cavalgada da Missão ganha sua importância no calendário turístico do Piauí. É uma festa religiosa que ajuda a colorir a cidade de Aroazes em um clima de confraternização.

Confira a matéria completa aqui

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Rio São Vitor. Você conhece este rio? Segundo pesquisas e o testemunho dos organizadores da Cavalgada da Missão este é o nome original do que hoje conhecemos por Rio Sambito. O nome atual, portanto vem a ser uma corruptela popular de São Vitor, ou seja, ao longo dos anos o nome foi se transformando até chegar ao atual Sambito.

Pois bem, no vale do Rio Sambito habitavam as sete aldeias dos índios da etnia Aroaque. A entrada dos Bandeirantes para a ocupação da região causou o massacre e a quase extinção dos índios da região. Os sobreviventes que habitavam estas sete aldeias, tidos como “pacificados” foram unidos no mesmo povoamento pela ação da Missão Jesuítica liderada pelo Padre Gabriel Malagrida.

Para ocupar e tornar a colônia produtiva, a coroa portuguesa mandou instalar as primeiras fazendas de gado na região. Daí a necessidade de “catequizar” os índios para formar a mão de obra.

Confira toda a matéria aqui

Comentar

Capitaneado pelo desembargador federal Dr. Carlos Brandão, os piauienses estão “escavando” o passado histórico do Piauí de 300 anos atrás. Portugueses se embrenhando nas profundezas dos sertões nordestinos se depararam com os “índios”.

O enfrentamento foi brutal por décadas até que, por volta de 1729, o Padre Gabriel Malagrida, numa missão jesuítica, aldeou os índios Aroazes às margens do Rio Sambito, promovendo um período de pacificação, podendo assim, dar-se o início da instalação as primeiras fazendas de gado que viriam a transformar o Piauhy no maior produtor de carne bovina do Brasil Colônia, segundo informações do desembargador José de Ribamar Oliveira, um dos apoiadores do movimento.

Os jesuítas ergueram na região vários templos sendo que, de um deles, ainda existe uma pedra que está no centro do hoje município de Aroazes.

Conheça mais da história clicando aqui

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



    Fotos: Reprodução

A Cavalgada da Missão será realizada pelo município de Aroazes, nos dias 27, 28 e 29 de setembro. Toda a população de Francinópolis e cidades do entorno estão convidadas para o momento.

O evento celebra a formação de um dos primeiros aldeamentos do Piauí, marcada pela presença do bandeirante Domingos Jorge Velho, por volta da segunda metade dos anos 1600, na ocupação dos vastos sertões nordestinos.

O evento traz a marca da religiosidade do povo piauiense. É um resgate da transformação do aldeamento, em 1725, em um Missão Jesuítica, por obra do Padre Gabriel Malagrida, quando os religiosos instalaram-se no lugar com a finalidade de catequizar os habitantes da região.

Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição    Fotos: Reprodução

Resistem ao tempo muitos vestígios dessa história adormecida. Uma pedra do templo construído pelos jesuítas está no centro da cidade. Mas, o que se há de mais valioso é a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida e conservada.

Clique e veja a programação completa

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Francinópolis vai realizar licitação na modalidade Pregão Especial do tipo “Menor preço por lote” no valor de R$ 508.358,45 para aquisição de equipamentos e matérias permanentes.

Recebimento e abertura dos envelopes de propostas de preços e documentação de habilitação ocorrerão em sessão pública e deverão ser entregues no máximo até às 9h da próxima quinta-feira (30/08), na sede da prefeitura.

 

 


Fonte: Tribunal de Contas do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O município de Francinópolis irá receber nesta sábado (07/07) a 11ª jornada da Caravana Lula Livre, que acontece pelo interior do Piauí. A comitiva, composta por militantes petistas e representantes de movimentos sociais e sindicais, seguirá agenda por mais 13 municípios, neste final de semana.

O roteiro seguirá por Pio IX, Fronteiras, Vila Nova do Piauí, Campo Grande, Monsenhor Hipólito, Francisco Santos, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina, na sexta (06/07). No sábado (07/07) continua por Aroeiras do Itaim, Jaicós, Francinópolis e Hugo Napoleão.

“Chegamos a 100 cidades e queremos chegar a todo o estado do Piauí. Eles não poderão silenciar a nossa voz, enquanto essa injustiça, que é a prisão política do ex-presidente Lula, não for corrigida. Então, à luta, Lula Livre para o Brasil ser feliz de novo.”, pontua Assis Carvalho, presidente do PT Piauí.

 

 


Fonte: AsCom / PT Piauí
Comentar
Carnaval de Francinópolis · 10/02/2018 - 15h12

Prefeitura de Francinópolis define programação do Carnaval 2018


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura Municipal de Francinópolis, divulgou as atrações do Carnaval 2018. O evento acontecerá entre os dias 10 e 12 de fevereiro.

Sábado – 10/02; Farra do Doidim, Bicho 'Q' Balança, Gleyane lima e Zé malhada.

Domingo – 11/02; Dudu Nogueira, Danilo Pegada, Joana D'Arc e Farra do Doidim.

Segunda – 12/02; Toda boa, Carlos Henrique, Banda do Elephant e Frank e Eduardo.

A programação de segunda 12/02, ainda contará com animação carnavalesca para a criançada, show com os palhaços Bolim e Bolão às 18:00hs.

Além das Bandas, a festa conta com uma mega estrutura de som e iluminação e segurança reforçada durante todas as noites de evento.


Fonte: Lizier Pavanelly
Comentar
Melhorar a qualidade de vida · 22/08/2017 - 17h00 | Última atualização em 22/08/2017 - 17h07

Paulo César assina adesão ao Selo Unicef 2017/2020 em evento da CNM


Compartilhar Tweet 1



Estão abertas as inscrições para a 5ª Edição do Selo UNICEF- 2017/2020. No Piauí, 160 municípios já assumiram o compromisso de melhorar a qualidade de vida de suas crianças e adolescentes. Durante o evento da CNM que aconteceu na APPM, entre os dias 14 e 15 de agosto, 25 prefeitos assinaram os Termos. Entre eles, o prefeito de Francinópolis, Paulo César.

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de agosto, pelo site www.selounicef.org.br.
Após a assinatura do Termo o município deve escanear o documento e enviar para: lana.selounicef@gmail.com/dmendes@unicef.org/fortaleza@unicef.org ou entregar na Sala da UNDIME, na SEDE da APPM (Av. Pedro Freitas,Teresina-PI).

Segue o mapa do Piauí, indicando os municípios que já aderiram.

Fotos: AsCom / Selo Unicef


Fonte: AsCom / Selo Unicef

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Francinópolis, Paulo Cézar, participou do Diálogo Municipalista, na Associação Piauiense de Municípios (APPM), nesta terça-feira (15/08), em Teresina.

Durante o evento, o governador Wellington Dias anunciou melhorias na saúde, como destinação de Ambulância e UBS para 224 municípios do Piauí. Na solenidade, esteve presente o senador Ciro Nogueira, vice-governadora Margarete, secretário de Governo Merlong Solano, deputados Júlio Arcoverde, Aluísio Martins e Georgiano Neto.

Nesta edição do evento, estão sendo discutidas práticas para a gestão de qualidade para o incremento de receitas, além de fortalecida a luta pela autonomia e pelo desenvolvimento municipal.



Compartilhar Tweet 1



Um jovem de apenas 15 anos de idade, identificado como Nayron Flávio, da cidade de Elesbão Veloso, morreu vítima de um acidente envolvendo uma motocicleta, ocorrido na noite do último domingo (16/07) volta das 21h40, em um trecho de estrada vicinal próximo a localidade Pitombeira, zona rural de Francinópolis, momento em que retornava de um jogo de futebol.

No acidente, Nayron que tinha começado a pilotar motocicleta a pouco tempo "sobrou" em uma curva, sendo que o veículo só parou após sair da estrada e colidir contra uma cerca. No impacto, o jovem quebrou o pescoço e teve morte imediata, um colega que estava no carona, também menor, sofreu escoriações, e já se recupera em casa.

FOTO: Portal Canal 121

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



No período de 3 a 7 de julho, a Superintendência Regional do Incra no Piauí capacitou representantes de 17 prefeituras piauienses para atuarem em Unidades Municipais de Cadastramento (UMCs).

O treinamento consiste em aprender a usar o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), fazer a atualização cadastral de imóveis por meio da Declaração para Cadastro e facilitar a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR).

As aulas do curso foram ministradas pelo gestor do Cadastro Rural do Incra/PI, Hélio Araújo.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações Ascom
Sessão no plenario · 23/06/2017 - 15h27 | Última atualização em 23/06/2017 - 19h45

Na capital, prefeito Paulo César participa de sessão no plenário do TCE


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Francinópolis , Paulo César, esteve na manhã da última quinta-feira, (22/06), acompanhando a sessão no plenário do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI).
Os gestores municipais realizaram uma consulta para a criação de um Diário Oficial dos Municípios público e eletrônico, com objetivo de reduzir custos para os municípios, atendendo aos princípios de publicidade e transparência. Como um conselheiro pediu vistas, o parecer final foi adiado.

(Equipe de municípios)


Fonte: Com informações portal180graus

Compartilhar Tweet 1



Prezados eleitores dos municípios de São Pedro do Piauí, Beneditinos, Porto, Água Branca, Cocal, Demerval Lobão, Monsenhor Gil, São Gonçalo, Capitão de Campos, Francinólolis, São Feliz do Piauí, Arraial, Matias Olímpio, Várzea Grande, Angical do Piauí, Joaquim Pires, e Nossa Senhora dos Remédios fiquem atentos ao prazo de recadastramento biométrico que se encerra dia 03 de Julho. Compareça a sua zona eleitoral munidos dos seguintes documentos: RG, título eleitoral e comprovante de endereço atualizado.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do TRE
Na APPM · 05/06/2017 - 11h26 | Última atualização em 05/06/2017 - 15h34

Seminário de gastos com pessoal tem presença do prefeito de Francinópolis


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Francinópolis esteve nesta segunda-feira (05/06) participando das palestras no seminário sobre redução e retenção de gastos com pessoal, na APPM em Teresina.

O seminário busca orientar e alertar os gestores sobre os riscos e cuidados necessários com a Folha de pagamento, além e tirar as principais dúvidas dos municípios com cursos e palestras.

(Equipe de Municípios)


Compartilhar Tweet 1



Durante o VII Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Piauí foi realizada assembleia geral ordinária, que elegeu por unanimidade a chapa “COSEMS em Ação” para o mandato de maio de 2017 a maio 2019.

A mesa da diretoria teve como Conselho fiscal 1 Leonardo Pereira de Valença do Piauí, Conselho fiscal 2 Edilberto Carvalho de Pajeú do Piauí, Conselho fiscal 3 Francisco Barros de Cajueiro da Praia, Conselho fiscal 4 Genilda Costa de Anísio de Abreu, Conselho fiscal suplente Gârdenia Oliveira de Vera Mendes, Valéria Castro de Baixa Grande do Ribeiro, Dulce Nogueira de Francinópolis e Geanne Floriano de Lagoa do Piauí;

(Equipe de Municípios)

Para evitar bloqueio de conta · 24/05/2017 - 08h15

Dr Delano afirma que gestores devem enviar IEGM até 31 de maio


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)

Na escola de gestão e controle · 07/03/2017 - 11h40

Prefeito Paulo César participa de palestra no TCE-PI sobre RPPS


Compartilhar Tweet 1



O prefeito do município de Francinópolis, Paulo César, está participando de uma palestra com no Tribunal de Contas do Estado do Piauí – TCE/PI, que tem objetivo é informar e esclarecer os gestores sobre as novas regras e procedimentos que devem adotar em relação ao RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), a fim de solucionar problemas que ameaçam inviabilizar o sistema previdenciário nos municípios.

Os palestrantes são a conselheira do TCE-PI, Lília Martins e o especialista em Previdência, Alex Sertão. Uma dessas exigências é que os municípios devem informar na prestação de contas os parcelamentos e pagamentos do RPPS, sob pena de terem as contas bloqueadas.

Isabel Ribeiro - direto do local


Compartilhar Tweet 1



Em Francinópolis, foi eleito presidente da Câmara Municipal, o vereador Kleverson Davi, conhecido como Klevim (PTN). A chapa única obteve 6 votos a favor e 3 votos em branco.


(Redação Teresina)


Fonte: Com informações da Ascom
Diplomados em Francinópolis · 18/12/2016 - 19h47 | Última atualização em 18/12/2016 - 19h50

Diplomação: Justiça eleitoral faz diplomação dos eleitos em Francinópolis


Compartilhar Tweet 1



A justiça eleitoral realizou no último dia 14 de dezembro a cerimonia de diplomação dos eleitos no município de Francinòpolis, o evento aconteceu no auditório do Fórum da Comarca de Francinópolis.

O prefeito Paulo Cesar Bandeira eleito pelo povo recebeu o diploma das mãos do Juiz Eleitoral, Dr. Sebastião Firmino Lima Filho, também foram diplomados o vice prefeito Genivaldo Campelo, nove vereadores e suplentes.

Para a Câmara, a Justiça Eleitoral diplomou os nove vereadores eleitos – Klevim , Márcia Bandeira, Espirito Santo, Tilia, Antonia ana, Liana Lopes, Servinho, Manoel do Dino, Cicero Coimbra, além de suplentes.

Vereador mais votado · 05/10/2016 - 14h42 | Última atualização em 06/10/2016 - 22h52

Jovem Klevim, de 27 anos, é o vereador mais votado em Francinópolis


Compartilhar Tweet 1



O jovem candidato a vereador Kleverson Davi Soares Santos o (Klevim), do PTN, de apenas 27 anos, foi o vereador mais jovem na história de Francinópolis a ser eleito, e vai ocupar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Francinópolis, município no Centro-Sul do estado. Klevim está entre os nove parlamentares que foram eleitos no pleito do último domingo (02/10). Ele recebeu 438 votos na cidade que tem 4.705 eleitores.

Apesar da pouca idade, Klevim prometeu muito trabalho e dedicação ao povo francinopolitano, o jovem disputou o cargo de vereador pela primeira vez, sendo o mais votado em Francinópolis. Klevim passa a integrar o quadro dos mais jovens políticos eleitos no país na eleição de 2016, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Prefeito de Francinópolis · 03/10/2016 - 23h20 | Última atualização em 04/10/2016 - 11h25

Com 50,72% dos votos válidos Paulo César è eleito prefeito em Francinópolis


Compartilhar Tweet 1



Paulo César eleito prefeito de Francinópolis-PI

Por voltas das 18h00, foram anunciados os nomes dos candidatos eleitos em Francinópolis para vereador, prefeito e vice, respectivamente, para os próximos 4 anos. Paulo César do PSB foi eleito prefeito e obteve 1.768 votos contra 1.718 de Edú Lopes

Vereadores eleitos.

1º Klevim 438 votos

2º Márcia Bandeira 341 votos

3º Espirito Santo 336 votos

4º Tilia 297 votos

5º Antonia ana 279 votos

6º Liana Lopes 265 votos

7º Servinho 254 votos

8º Manoel do dino 178 votos

9º Cicero Coimbra 136 votos

Votos Válidos 3.548

Brancos 54

Nulos 131

Eleições 2016 · 21/07/2016 - 13h01 | Última atualização em 21/07/2016 - 14h33

Convenções 2016 terá início neste final de semana em Francinópolis


Compartilhar Tweet 1



As primeiras convenções para as Eleições 2016 já foram marcadas. As Convenções do PMDB e do PSB acontecerá domingo dia 24 de Julho em Francinópolis, com início às 13:00 horas e encerramento às 17 horas, na Unidade Escolar Municipal Antonio Xavier, localizada na Avenida Deusdeth Barbosa. Na convenção cada partido irá deliberar sobre propostas de coligação, escolha de candidatos a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores também acontecerá sorteio dos números com que concorrerão os candidatos. Os editais do PMDB e PSB foram publicados no dia 14.07.2016 no Cartório Eleitoral, Câmara Municipal, Sede da Prefeitura e no Mercado Público.


Compartilhar Tweet 1



A Igreja Católica, divulgou a programação dos festejos de Senhora Sant'ana em Francinópolis. A festa deste ano irá acontecer entre os dias 16 e 26 de julho etem como tema “Viver a misericórdia de Deus com os ensinamentos de Sant’Ana”. Os fiéis contarão com muitas atividades de homenagem à santa na programação religiosa no município.

A programação começa no dia 16 de julho às 18:00hs com a tradicional Caminhada da paz saindo do Colégio Teresa Soares Feitosa até a Igreja. Caminharão Juntas as imagens de Nossa Senhora Sant’Ana, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Raimundo Nonato, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio, em seguida Santa Missa, e logo depois tem lanches, comidas típicas e bebidas na barraca da igreja que fica na quadra central de Francinópolis.

Confira a programação:


Fonte: Lizier Pavanelly