Um grave acidente de trânsito entre um caminhão e uma motocicleta, registrado na rodovia BR 343, deixou uma vítima fatal na manhã desta sexta-feira (14/12), na localidade Papa Pombo, zona rural de Floriano. A vítima foi identificado como Douglas Vinícius de Almeida da Silva, de 18 anos. As informações são do site Piauí Notícias.

O caminhão estava no sentido Floriano/Jerumenha e o motociclista no sentido contrário. Com o impacto, o corpo do jovem foi jogado para fora da via de rolamento e a motocicleta ficou destruída. O motorista do caminhão não parou no local do acidente.

Uma patrulha da Força Tática da Polícia Militar atendeu a ocorrência e, após fazer um levantamento de informações se dirigiu no sentido Jerumenha na tentativa de chegar ao motorista do caminhão envolvido no sinistro.

Douglas era natural de Barão de Grajaú-MA e trabalhava em uma oficina mecânica.

 


Fonte:  Piauí Notícias
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cada edição, o Rally Piocerá/Cerapió conta com diversas cidades que recebem os participantes durante todos os dias de prova. Em 2019, a tradicional competição off-road do Brasil movimentará 34 municípios do Piauí e Ceará. Com largada em Teresina (PI) e chegada inédita em Juazeiro do Norte (CE), o evento terá também como dormitório, entre 21 a 25 de janeiro, as localidades de Amarante (PI), Floriano (PI), Oeiras (PI), Picos (PI) e Iguatu (CE).

Além dessas, outras cidades farão parte do trajeto da disputa, seja como neutro (ponto de parada para abastecimento, alimentação e pequenos ajustes nos veículos) ou simplesmente como rota de passagem das motos, carros, quadriciclos, UTVs e bikes.

Independente do tempo que a caravana ficará em cada local, a movimentação aquece a economia de cada cidade em diversos setores.

    Reprodução

 


Fonte: Cidades na Net
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homicídio foi registrado na cidade de Floriano na noite desta segunda-feira (10/12). Segundo o portal JC 24 Horas, um homem foi morto a facadas durante uma bebedeira na rua Valentina Leão, no bairro Tiberão.

A Polícia Militar foi acionada por populares após o corpo da vítima, identificada apenas como Tiago, ser encontrado. Os PMs isolaram a área e comunicaram à Polícia Civil.

O homem tinha perdido muito sangue. Os policiais civis chegaram ao local realizaram a perícia no local.

Vizinhos e familiares deram a localização do suspeito que era próximo de Tiago e morava na mesma rua.

O mesmo foi identificado como André Vieira Sá da Silva. Após ser detido, ele confessou o crime. 

O corpo foi removido e levado para o necrotério do Hospital Tibério Nunes para a realização do exame cadavérico.

    Reprodução/JC 24 Horas
    Reprodução/JC 24 Horas

 


Fonte: Reprodução/JC 24 Horas
Comentar

Criminosos arrombaram um estabelecimento comercial, localizado na rua Fernando Marques, no Centro da cidade de Floriano. O fato ocorreu na madrugada desta quarta-feira (05/12).

Os suspeitos fizeram um buraco no teto e quebraram o forro para conseguir entrar no local.

Segundo informações do Floriano News, foram levados produtos veterinários em quantidade que está sendo avaliada pela proprietária. O estabelecimento foi encontrado revirado e com muito prejuízo.

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Universidade Estadual do Piauí promoveu nos dias 3 e 4 de dezembro o I Seminário de Pesquisa Discente em Letras, no campus Josefina Demes em Floriano. O evento foi coordenado pelos professores doutores Natália Santos e Herasmo Braga.

No seminário, os acadêmicos do bloco VII de Letras apresentaram os seus projetos de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso para a comunidade e para banca de professores previamente definida. O Seminário contribuiu para a divulgação dos estudos e troca de conhecimento entre discentes e docentes do campus.

O projeto se fundamentou na necessidade de se criar um espaço coletivo e público para que os alunos em processo de elaboração das suas pesquisas monográficas pudessem expor oralmente seus trabalhos para a comunidade do campus. Desta maneira, acredita-se que as pesquisas possam ser divulgadas da forma mais ampla possível, de forma a consolidar o tripé ensino, pesquisa e extensão.


Fonte: Assessoria da UESPI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem suspeito de furtos na cidade de Floriano foi preso numa abordagem demorada pela Polícia Militar. Para fugir dos agentes, ele, que foi identificado como Osvaldo Viana de Sousa Júnior, subiu no telhado de residências na rua Nicolau Waquim, na tarde desta quarta-feira (05/12).

Segundo o portal JC 24 Horas, internautas gravaram o momento em que o suspeito sobe no telhado e até arremessa telhas em direção aos moradores, que revidam, lançando tijolos.

Os militares tiveram de conter a população para não reagir. Depois de muita conversa e espera, o homem foi preso após a chegada da equipe do Rone.

Em seguida, várias vítimas compareceram ao Distrito Policial para fazer reconhecimento do suspeito, que já tem várias passagens pela polícia, inclusive foi detento na Penitenciária Gonçalo de Castro Lima, a Vereda Grande.

 

 

Comentar

O Promotor de Justiça José de Arimatéa Dourado Leão realizou uma reunião com o reitor do campus da Universidade Federal do Piauí em Floriano e com os demais membros do corpo diretivo da instituição educacional para discussão sobre a realização das medidas necessárias à regularização do funcionamento da estação de tratamento de esgoto (ETE) existente na universidade, a fim de evitar danos ao meio ambiente.

“Os resíduos líquidos ali gerados são lançados em um riacho que percorre boa parte da cidade de Floriano”, explica o Promotor de Justiça Arimatéa Dourado. Após a reunião, ocorreu uma visita na ETE, ocasião em que os técnicos recolheram amostras da água para análise e tomada das medidas necessárias ao cumprimento da legislação ambiental.

    Foto:Reprodução

 

 


Fonte: Com informações do MP-PI
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Setor de emissão de Registro Geral (RG), que funciona do Espaço da Cidadania, em Floriano, superou os 10 mil atendimentos, só em 2018.

O levantamento concluído, de janeiro a novembro deste ano soma 10.061 atendimentos: Foram 4.493 documentos entregues; 3.428 1ªs vias emitidas e 2.140 2ªs vias emitidas.

O serviço ficou mais ágil desde março de 2017, quando passou a funcionar no Espaço da Cidadania e de uma demora em torno de 90 dias para conclusão do processo, passou a ser efetivado em poucos minutos, com primeira via do RG entregue na hora e gratuitamente. 

No caso da segunda via os documentos são enviados à Teresina e a entrega demora um pouco mais.

O setor de emissão de carteira de identidade funciona com expediente externo, de segunda a quinta-feira, das 07h30 às 13h30, com senhas entregues até 11:30 da manhã. 
 

 


Fonte: Secom
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na tarde desta sexta, 30/11, foi realizado um encontro na Casa Kolping com as crianças atendidas pela Escolinha de Futsal do bairro que é comandada pelo ex-presidente Benedito Felix (Atchá). As aulas de futsal são realizadas na quadra do quartel do 3º BPM sempre no final da tarde.

O tema foi Amizade, a Psicóloga Maria Miranda conversou com as crianças, falou sobre respeito ao próximo e a família. Na ocasião, os jovens participaram de dinâmicas e brincadeiras que explanavam a importância do respeito e boas atitudes na comunidade.

“As explanações sobre o Ciclo da Amizade são importantes para união dessa meninada que todas as tardes se reúne para pratica esportiva. Nossas ações sociais são inteiramente voluntárias, e trabalhamos para proporcionar o bem estar da nossa comunidade no bairro Caixa Dágua,” disse o presidente, Ricardo.

 


Fonte: Piaui noticias
Comentar
Exposição Numismática · 30/11/2018 - 20h01

Será realizada em Floriano a Primeira Exposição Numismática


Compartilhar Tweet 1



A Primeira Exposição Numismática de Floriano tem como objetivo mostrar pra população que o ato de colecionar coisas/objetos é uma cultura bem antiga, e que vem crescendo com o passar dos anos. As coleções contam histórias, nesse caso, relembram o passado econômico do Brasil e do Mundo, além de destacar as belezas dos selos e cartões telefônicos que ostentam imagens belíssimas da natureza e outras criações artísticas.

Moedas antigas de várias épocas e metais estarão amostra para o deleite os visitantes. Esse tipo de coleção é um tipo de entretenimento que, segundo historiadores era chamado "o hobbie dos reis".

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A seleção dos melhores atletas apaeanos do Piauí aconteceu em junho passado durante a 12º Olimpíadas da Apae. A comitiva de Floriano levou 11 atletas que competiram em 10 modalidades, e 04 foram selecionados pra Seleção Piauiense.

Afonso e Paula Ângela no arremesso de peso e nas corrida de 50 e 100 metros down.
Elon Jessé e Anderson na natação, e no futsal da Seleção Piauiense da Apae.

Os jovens atletas viajam com o Presidente da Apae-FLO, José Maria e da treinadora, Leila Mesquita.

A XXII Olimpíada Nacional Especial das APAE´s será em Canoas, no Rio Grande do Sul, nos dias 03 e 08 de dezembro.
 

José Maria - Pres. da Apae de Floriano
José Maria - Pres. da Apae de Floriano 

 

Comentar
Assalto na Zona Rural · 23/11/2018 - 11h48 | Última atualização em 23/11/2018 - 13h44

Homem é ferido a bala por assaltantes na zona rural de Floriano


Compartilhar Tweet 1



Na noite da última quinta (22/11), assaltantes tentaram invadir uma residência na zona rural de Floriano. O crime aconteceu na localidade Rio Branco, a cerca de 23 km da cidade, dois elementos chegaram a uma fábrica de água mineral que funciona na localidade já atirando. 

O morador, identificado como João Batista, foi atingido na perna por um dos disparos, mesmo assim revidou atirando contra os suspeitos, que fugiram levando a chave do automóvel do morador, além da carteira com dinheiro e documentos. 

A Polícia foi acionada e uma equipe da Força Tática esteve no local, onde realizou diligências com o objetivo de localizar os suspeitos, que se evadiram do local em uma motocicleta.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionada e conduziu a vítima baleada para o pronto socorro do Hospital Regional Tibério Nunes, onde após atendimento foi verificada uma fratura na perna em decorrência do disparo de arma de fogo.

3º BPM de Floriano
3º BPM de Floriano    divulgação

 


Fonte: Floriano News
Comentar
ESCOLA SESC · 20/11/2018 - 12h35 | Última atualização em 20/11/2018 - 13h25

Escola SESC de Floriano abre inscrições gratuitas para ensino infantil


Compartilhar Tweet 1



A Escola SESC de Floriano esta com vagas abertas no Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) para estudantes do ensino infantil. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27, das 8h às 18h, no Sesc Floriano.

O aluno candidato deve ser dependente de trabalhadores do comércio ou estar matriculado ou ser egresso da rede pública ou iniciante da vida escolar e possuir renda familiar bruta de até 3 salários mínimos.

Documentos necessários:

* RG ou Certidão de Nascimento do candidato

* CPF do candidato ou do responsável legal

* Comprovante de residência

* Documento que comprove deficiência física ou mental do candidato, quando for o caso

* Comprovante de escolaridade do candidato, caso não seja iniciante

* Carteira atualizada do Sesc do candidato, quando o mesmo for trabalhador do comércio Comprovante de Renda Familiar

 O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de novembro.

SESC FLO - Anamara e Joana
SESC FLO - Anamara e Joana 

 

Comentar

Nesta quarta-feira (21), na sede da Diocese de Floriano - Casa João XXIII será discutindo temas relevantes à sociedade local, como Comunicação, Evangelização e Fake News.

Um convite enviado pelo Bispo Diocesano Dom Edivalter Andrade ao Portal Floriano News, ressaltou que a proposta do evento é apontar para a necessidade de um olhar geral para os meios de comunicação, observando que circulam muitas notícias falsas, com mais espaço dos que as verdadeiras e que é mais fácil acolher as falsas do que confrontar-se com a verdade. 

“Nesta reunião será apresentado o trabalho da PASCOM - Pastoral da Comunicação, que está renascendo na Diocese de Floriano, com este propósito, quando também serão recebidas as sugestões de vocês, profissionais da imprensa, neste processo, que inclusive visa uma informação séria, precisa e de combate às Fake News. Será muito bom se todos participarem. Paz e Bem!”, finalizou o convite.
 


Fonte: Floriano News
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O 13º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões encerrou domingo (18), as exibições aconteceram no Teatro Maria Bonita, Cidade Cenográfica e UFPI-CAFS de Floriano.

Ao todo foram exibidos 45 filmes produzidos em 16 estados do Brasil. Nas Mostras Competitivas e Não-Competitivas, teve também Mostra Curta-metragem Documentário, Mostra Longa Criança, Mostra Curta-metragem Nordeste e Mostra Piauí na Tela. 

GANHADORES 2018:
 
CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO NACIONAL - Negrum3 – SP
 
CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO - O Malabarista – GO  
 
CURTA-METRAGEM FICÇÃO NACIONAL - Eu Sou o Super-Homem - SP
  
LONGA-METRAGEM FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO NACIONAL - A Chave do Vale Encantado – RJ
 
JÚRI POPULAR;
 
CURTA-METRAGEM DOCUMENTÁRIO NACIONAL - Tem Criança no Repente - PI
 
CURTA-METRAGEM ANIMAÇÃO - Meu Melhor Amigo – MG
  
CURTA-METRAGEM FICÇÃO NACIONAL - Eu Sou O Super-Homem – SP
 
LONGA-METRAGEM FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO NACIONAL -  A Chave do Vale Encantado – RJ 

 

Festival de Cinema de Floriano 2018
Festival de Cinema de Floriano 2018    divulgação

 

Comentar
VEREDA GRANDE · 19/11/2018 - 12h57 | Última atualização em 19/11/2018 - 13h59

Mulher é detida com celulares dentro de biscoitos no Presidio de Vereda Grande em Floriano


Compartilhar Tweet 1



Uma mulher foi detida neste domingo, 18, pelos agentes penitenciários da Vereda Grande, presídio de Floriano-PI, por está levando celulares e fumo escondidos em pacotes de biscoitos.

Luzilene Ferreira dos Santos foi descoberta no momento da revista. Os agentes perceberam algo irregular no pacote de biscoitos, checaram o produto e encontram dois celulares e fumo camuflados dentro dos pacotes.

Conduzida para a Central de Flagrantes da Polícia Civil a senhora Luzilene alegou inocência e contou que estava fazendo um favor ao levar a encomenda para o presidio.

Ela contou ainda que iria visitar o seu irmão Lucas Ferreira dos Santos e que a encomenda era destinada ao detento conhecido como Reizinho de Jesus Oliveira.

A policia disse que Luzilene tem passagens por tráfico de drogas. Depois de ser ouvida pela delegada, Nayana da Paz, a mulher foi liberada e vai responder em liberdade por esse delito.

Biscoitos e celulares
Biscoitos e celulares    JC24 horas
Celulares no biscoito
Celulares no biscoito    JC24 horas

 


Fonte: JC24 horas
Comentar
Usuário de drogas · 16/11/2018 - 12h47

Floriano | Jovem é preso por agredir os pais no município


Compartilhar Tweet 1



Um homem, identificado como Alzenildo Xavier de Sousa, foi preso em Floriano após agredir os pais, na noite dessa quinta-feira (15/11). Segundo informações do sargento Brito ao JC 24 horas, há tempos o suspeito causava confusão com a família, que fez a denúncia por telefone.

O grupo moto tático se dirigiu à residência da família e rendeu Alzenildo até a chegada da viatura. O suspeito foi levado para o distrito e se encontra preso na unidade. Ele foi autuado no crime de violência doméstica.

De acordo com informações da PM, o jovem é usuário de drogas e já teria sido preso pelo mesmo tipo de crime.

 


Fonte: Jc 24 horas
Comentar

Compartilhar Tweet 1



O 13° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma realização da Escalet Produções Cinematográficas, com apoio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Secult e ainda do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

O encontro, que promete uma imersão no imaginário atual do Cinema Brasileiro, reunirá as mais belas imagens produzidas pelos cineastas que se comprometem em modernizar o fazer cinematográfico.

O público terá a oportunidade de ver o longa-metragem A Chave do Vale Encantado, do Rio de Janeiro, do diretor Oswaldo Montenegro, uma fantasia para o público infantil, nos leva ao mundo “real” dos personagens dos contos infantis.

 


Fonte: Portal Cidade Luz
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Dois homens de iniciais L.E.C.B, de 18 anos e R. de 16 anos morreram nesta quarta-feira (14/11), por volta de 23h40, após uma colisão entre a motocicleta que estavam em uma carnaúba no canteiro central da Avenida Calixto Lobo, na cidade de Floriano.

Os corpos das vítimas ficaram entrelaçados após o acidente. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o fato se deu na BR-343, do tipo colisão com objeto fixo. L.E.C.B era o condutor da motocicleta Yamaha/YBR Factor ED e R. era o passageiro.

 

 


Fonte: Com informações do ifloriano
Comentar

Compartilhar Tweet 1



À tarde de quarta-feira (14) foi dedicada a literatura e as artes na Escola Municipal José Francisco Dutra em Floriano (PI).  Estudantes do 6º ao 9º ano levaram para quadra da escola dramatizações, declamações e representações de obras literárias, além de apresentações culturais do imaginário brasileiro.

O I Sarau Literário da escola foi organizado pelos professores com a total participação dos alunos que fizeram pesquisas e estudos sobre a arte literária no Brasil. Alguns artistas como a pintora Tarsila do Amaral, e os escritores Machado de Assis, Ariano Suassuna, Carlos Drumond de Andrade e o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto que escreveu Morte e Vida Severina, também foram homenageados.

Para os professores o Sarau Literário é uma maneira de incentivar o hábito da leitura através da criatividade, produção de artes visuais e atividades lúdicas que influenciam na construção do conhecimento.

Sarau Literario
Sarau Literario 
Sarau Literario
Sarau Literario 
Sarau Literario
Sarau Literario 
Sarau Literario
Sarau Literario 
Sarau Literario
Sarau Literario 
Sarau Literario
Sarau Literario 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



Acontecerá entre os dias 14 e 18 de novembro de 2018 em Floriano, o maior Encontro de Cinema do Piauí, o 13° Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que tem como objetivo divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de curtas e longas-metragens de ficção ou documentários, apresentando uma parcela significativa da recente produção cinematográfica brasileira; formar uma plateia consciente da arte do cinema, com a reunião de profissionais de cinema discutindo questões pertinentes ao tema, como também contribuir para difusão das obras selecionadas. 

O 13º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões traz como carta proposta “Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente é responsabilidade de todos nós”. 

O evento é uma realização da Secretaria de Cultura do Piauí – Secult, Governo do Estado do Piauí, Cresdishop, Banco do Nordeste e ESCALET Produções Cinematográficas, por meio do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura.

13º Festival Nacional de Cinema
13º Festival Nacional de Cinema     ESCALET FLORIANO

 


Fonte: Grupo Escalet Floriano
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cantora Adriana Calcanhotto é a próxima atração do Projeto Seis e Meia. A apresentação faz parte da turnê “A Mulher do Pau Brasil”, que começou na Europa, e agora passará pelas cidades de Floriano, Teresina, Piripiri e Parnaíba. Os shows acontecem nos dias 12, 13, 14 e 15 de novembro, respectivamente. Em Teresina, a apresentação será no Theatro 4 de setembro e a venda dos ingressos acontece na bilheteria do teatro a partir da próxima sexta-feira (09/10), no valor de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia). A abertura do show será com o cantor Zé Roraima.

No município de Floriano acontece no Teatro Maria Bonita, nesta próxima segunda-feira (12/11).

O Projeto Seis e Meia é realizado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – Secult e acontece uma vez por mês sempre com uma atração nacional da música, além de shows com os artistas piauienses.

    Fotos: Reprodução / Internet

 


Fonte: Com informações da assessoria
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Um homem, não identificado, deu entrada no pronto-socorro do Hospital Regional Tibério Nunes, vítima de atropelamento na localidade Porteiras, zona rural de Floriano, na noite da última terça-feira (06/11).

O rapaz, que estava bastante lesionado, foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas foi a óbito pouco tempo depois de ser atendido na unidade de saúde. 

De acordo com informações levantadas pelo Portal Jc2horas, a vítima fatal do acidente não portava documentos e até o momento não foi identificada, permanecendo no necrotério do hospital. 

Uma equipe da Polícia Civil foi acionada para investigar as circunstâncias do acidente.

 


Fonte: Com informações do JC 24 Horas e Floriano News
Comentar
APREENSÃO DE DROGAS · 07/11/2018 - 01h42 | Última atualização em 07/11/2018 - 08h14

Veja o vídeo da PRF de Floriano retirando a droga da carroceria falsa do caminhão


Compartilhar Tweet 1



A droga foi descoberta depois que uma equipe da PRF no posto de Floriano abordou um caminhão que desobedeceu a ordem de parada da checagem do veículo.

Os policiais notaram algo estranho na carroceria do caminhão que possui uma pintura diferente na parte superior. O condutor do veiculo estava nervoso, e na fiscalização os policiais rodoviários encontraram uma substância parecida com maconha.

O condutor contou que pegou a droga em Brasilia (DF) e estava levado para Teresina (PI).

Veja o vídeo;

 

 

 

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A PRF, após uma apreensão de quantidade considerável de entorpecentes, solicitou ao proprietário daquela farmácia pra pesar o material apreendido, haja vista não haver balança no Posto da PRF, sendo prontamente atendida por aquele estabelecimento, colaborando assim com a segurança pública, dever este de todo cidadão.

No entanto pessoas por má-fé estão circulando um vídeo no qual dizem que foram apreendidos vários tabletes de drogas na farmácia.

Notícias falsas como essa têm assolado a sociedade brasileira em redes sociais nos últimos tempos, mostrando a atual degradação moral e ética de alguns que compõem a sociedade

Nós da PRF somos muito gratos a farmácia pela contribuição e colaboração com os órgãos de segurança pública, pois somente com ajuda de pessoas como seu proprietário, funcionários e todas as pessoas de bem conseguiremos excelência e efetividade no trabalho policial.

Veja o vídeo;

 


Fonte: Delegacia PRF em Floriano / PI
Comentar