Compartilhar Tweet 1



O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta com grau de severidade 'Perigo Potencial' para chuvas intensas nesta quarta (04) e quinta-feira (05/12), em várias cidades do Piauí.

O aviso é para as áreas Sudeste, Centro-Norte e Sudoeste Piauiense, que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O INMET recomenda as seguintes instruções:

Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Por Equipe de Municípios  


Fonte: INMET
Comentar
Vaquinha nas redes sociais · 31/10/2019 - 14h16 | Última atualização em 31/10/2019 - 14h56

Moradores de Fartura do PI fazem campanha para pagar conserto do poço artesiano


Compartilhar Tweet 1



Moradores do bairro São José, no município de Fartura do Piauí, estão se mobilizando para arrecadar fundos, através de campanhas nas redes sociais, para pagar o conserto do poço artesiano que fica no terreno da igreja católica.

A população vem sofrendo com a constante falta d'água  e não tem nenhum retorno das autoridades locais.

Quando questionada sobre a situação, uma moradora nos relatou o descaso da gestão com àquela região e da situação crítica que se encontram. "Não temos poços funcionando, o único que abastecia precariamente um terço da cidade, está quebrada a bomba e a população, que não aguenta mais esperar pela prefeitura que não toma uma providência, resolveu arrecadar fundos pra manutenção do poço que fica no terreno da igreja católica. Temos um caminhão pipa que o município foi contemplado pelo PAC. Estava novinho, mas teve seus pneus arrancados e está enferrujado desde o início da gestão", afirma a moradora.

    Foto: Moradores
    Foto: Moradores
    Foto: Moradores
    Foto: Moradores
    Foto: Moradores
    Foto: Moradores
    Foto: Moradores
    Foto: Moradores
    Foto: Moradores

 


Fonte: Moradores do bairro São José
Comentar

A prefeitura de Fartura do Piauí, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu às mulheres farturenses dois dias de beleza, oferecendo serviços como designer de sobrancelhas, alongamento de cílios e limpeza de pele, com a designer de sobrancelhas Hildenes.

 


Fonte: Reprodução / Cras Fartura
Comentar
Com entrega de kits · 24/07/2019 - 08h39 | Última atualização em 24/07/2019 - 09h20

Secretarias de Assistência Social e Saúde realizam encontro com gestantes de Fartura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



A Prefeitura de Fartura do Piauí através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, realizaram na terça-feira (09/07) mais um encontro com o grupo de gestantes do município. Na oportunidade a enfermeira Mariozany deu uma palestra sobre os cuidados que devem ser tomados durante a gestação e logo após a Secretária de Assistência Social fez a entrega de kits de bebê para as mães presentes.

 


Fonte: Reprodução / Cras Fartura
Comentar
Padroeira Nossa Sra do Carmo · 17/07/2019 - 10h51

Grandes shows movimentam Fartura do Piauí no encerramento do festejo


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Fartura do Piauí, através da secretaria de Cultura, realizou entre os dias 07 e 16 de julho os eventos culturais em comemoração a padroeira Nossa Senhora do Carmo. 

Foram diversas atrações regionais e a nível nacional que movimentaram a cidade.

Enquanto a prefeitura foi responsável pelas atividades culturais, a paróquia da cidade realizou os novenários que atraiu a comunidade católica.

Segundo o prefeito Dr. Laênio os dias festivos atraíram milhares de turistas das cidades vizinhas e movimentou a economia do município. "Quero agradecer a todo o público presente nesses dias festivos e o apoio incondicional dos meus amigos o deputado Wilson Brandão e o senador Marcelo Castro” disse Dr. Laênio.

 

 


Fonte: Portal Professor Thiago
Comentar
Festejos · 08/07/2019 - 17h25 | Última atualização em 08/07/2019 - 18h19

Vídeo: Banda Real Som será atração do último dia de festividades de Fartura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



De 7 a 16 de julho acontecem as festividades de Fartura do Piauí. E no dia 14  terá o show da banda Real Som, Guilherme Dantas e Nando e Nelton. veja o vídeo dos cantores da banda Real Som.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Fartura do Piauí
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A cidade de Fartura do Piauí terá o show de Guilherme Dantas no dia 14 de julho. 

A festa organizada pela prefeitura em parceria com o governo do estado faz parte da programação do município em alusão aos Festejos de Nossa Senhora do Carmo.

O evento teve início no dia 07 de julho e o palco receberá ainda, varias atrações nos dias 10, 11, 12 e 14. Veja o vídeo.

 

Comentar
Festa e Alegria · 08/07/2019 - 14h22 | Última atualização em 08/07/2019 - 15h52

Show de Kiko Chicabana animará os Festejos de Fartura do Piauí no dia 10 de julho


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura de Fartura do Piauí em parceria com Governo do estado realiza,  através da Secretaria de Cultura, as festas em comemoração aos Festejos da padroeira do município, Nossa Senhora do Carmo, entre os dia 7 e 14 de julho. E no dia 10 será a vez de Cléuton Dantas, Kiko Chicabana e Marlozinho agitar o público com suas músicas. Veja a programação.

 


Fonte: AsCom/Prefeitura de Fartura do Piauí
Comentar
Em Fartura do Piauí · 28/03/2019 - 15h10

Fartura do Piauí corre risco de surto de arboviroses


Compartilhar Tweet 1



Dados da pesquisa entomológica do Aedes aegypti apontam que aumentou o número de municípios que estão com alta infestação do vetor. São 108 cidades no Piauí que estão em alerta e têm risco para ocorrência de surto em  Fartura do Piauí doenças relacionadas ao mosquito, de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), referente aos meses de fevereiro e março deste ano. O município de  está entre eles.

O boletim também aponta a diminuição na redução dos casos de arboviroses em relação ao ano passado.

Os municípios devem manter a vigilância, pois dados da pesquisa apontam que 25 municípios do Piauí estão com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4%, ou seja, alta infestação com risco para ocorrência de surto de arboviroses. Em estado de alerta, IIP de 1% a 3,9%, estão 83 municípios e 109 estão com o IIP satisfatório, menos de 1% de infestação.

 


Fonte: CCOM
Comentar

Compartilhar Tweet 1



A chapa governista venceu as eleições da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fartura do Piauí por 7×0, eliminando qualquer chance da oposição. O grupo encabeçado pelo Vereador Isaías Neves que foi eleito Presidente e teve apoio irrestrito do atual presidente Éldio Macedo.

Com a vitória, o grupo do Prefeito fica fortalecido para aprovar projetos de interesse da Prefeitura e da população farturense.

 

 


Fonte: Portal Sertão
Comentar

Em publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí nesta quarta-feira (28/11) o governador Wellington Dias assinou decreto onde declara situação de emergência em 45 municípios, incluindo Fartura do Piauí, devido à seca. A validade é por 180 dias.

Segundo o decreto, foi considerado irregularidade na distribuição pluviométrica observada nos últimos anos no Estado, na maioria dos municípios, principalmente na região do Semiárido, destacando os que ficam nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Guaribas e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

Segundo monitoramento realizado pelo Órgão da Agência Nacional de Águas (ANA), é demonstrado que parte do território do Estado ainda se encontra em seca, caracterizando o momento atual como em Situação de Seca Extrema.

No decreto consta que as chuvas ocorridas neste ano não foram suficientes para reabastecer os principais reservatórios d'água dos municípios.

Relação de todas as cidades em estado de emergência
Relação de todas as cidades em estado de emergência  

 

Comentar
Eleições 2018 · 10/10/2018 - 20h25 | Última atualização em 10/10/2018 - 20h52

Fartura do Piauí | Veja o resultado das Eleições 2018


Compartilhar Tweet 1



Wellington Dias teve a maior quantidade de votos para o governo do estado no município de Fartura do Piauí:

 

Lista dos candidatos mais votados ao Senado no município:

 

Lista dos candidatos a deputado federal mais votados no município:

 

Lista dos candidatos a deputado estadual mais votados no município:

 

Confira a divulgação do resultado em todo o estado aqui.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



A Eletrobras Distribuição Piauí irá interromper o fornecimento de energia elétrica no município de Fartura  do Piauí e mais 25 cidades do estado, neste sábado (18/08).

O motivo da interrupção é a manutenção que a empresa realizará na rede da região, que trará melhorias no fornecimento de energia para o municípios.

O intervalo da ação será de 6h15 às 8h45 da manhã.

 

Comentar

Compartilhar Tweet 1



O Tribunal de Contas do Piauí aprovou,em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (05/07), que as contas de 13 Prefeituras Municipais, 10 Câmaras Municipais, 02 Regimes Próprios de Previdência Social – RPPS e 02 Consórcios sejam bloqueadas por eventuais pendências na prestação de contas referentes ao SAGRES Contábil e SAGRES Folha até o mês de março de 2018.  

A proposta de bloqueio foi apresentada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Leandro Maciel, conforme  o disposto na Resolução TCE nº 18/2016 e a análise concomitante das prestações de contas municipais de 2018 realizadas pela Divisão de Fiscalização da Administração Municipal (DFAM). 

A Corte do Tribunal de Contas decidiu, por unanimidade, acatar a solicitação do MP de Contas determinando o bloqueio das contas bancárias da prefeitura de Fartura do Piauí até que o mesmo sane as possíveis pendências.

 

 


Fonte: AsCom / TCE-PI
Comentar
Em Brasília · 24/05/2018 - 15h17 | Última atualização em 25/05/2018 - 08h56

Prefeito de Fartura do Piauí participa de jantar na casa do senador e da deputada


Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Fartura do Piauí, Dr. Laênio, e a primeira-dama Raniárcia, esteve presente em jantar na casa do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em Brasília, na noite desta quarta-feira (23/05).

Na ocasião, estiveram presentes 83 prefeitos, presentes o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, deputados federais Rejane Dias, Mainha, Júlio César, Paes Landim, ministro das Cidades, Alexandre Baldy, vice-governadora Margarete Coelho, deputados estaduais Júlio Arcoverde, Flora Izabel, Firmino Paulo, Georgiano Neto, Arão Martins, do Detran, vereador de Teresina, Venâncio, e o ex-presidente da APPM, Carlão, entre outros.

Os parlamentares aproveitaram a presença dos prefeitos na XXI Marcha à Brasília, realizada pela Confederação Nacional de Municípios – CNM, para organizar a confraternização.

 

Comentar
Marcha dos Prefeitos · 22/05/2018 - 10h18

Fartura do Piauí marca presença em Brasília na XXI Marcha


Compartilhar Tweet 1



O prefeito dr. Laênio e a primeira-dama  Raniárcia Macêdo, de Fartura do Piauí, estão em Brasília marcando presença na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Evento anual e que está ocorrendo de 21 a 24 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), nesta manhã (22/05), se iniciou às 8h da manhã e como uma programação que vai até as 14h da tarde.

A marcha recebe prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outros agentes municipais de todo o país.

As gerentes do Portal 180graus, Isabel Ribeiro e Lorenna Ribeiro, também participam cobrindo todo o evento da CICB.

 


Fonte: Portal 180graus
Comentar

Compartilhar Tweet 1



Na última quarta-feira (30/08) o prefeito de Fatura do Piauí, Dr. Laênio; a secretária municipal de saúde e primeira-dama, Raniárcia Macêdo, e o secretário estadual de saúde, Florentino; estiveram em audiência para tratar de assuntos relevantes e para o avanço da saúde do município.

A pauta da reunião foi sobre o agendamento de auditoria das equipes de saúde, ambulância para a cidade e através do deputado federal, Marcelo Castro, a gestão está em busca na aquisição de uma UBS.

Foto: AsCom / Prefeitura de Fartura do Piauí

(Equipe de Municípios)


Fonte: AsCom / Prefeitura de Fartura do Piauí

Compartilhar Tweet 1



O prefeito de Fartura do Piauí, Dr. Laênio, e a primeira-dama Raniárcia Macedo, estiveram em Teresina participando do evento Diálogo Municipalista realizado pela Confederação Nacional de Municípios - CNM, na sede da Associação Piauiense de Municípios - APPM. O encontro aconteceu dias 14 e 15 de agosto. Sendo de 8h às 18h, nos dois dias.

No segundo dia, o governador Wellington Dias e o senador Ciro Nogueira, além de deputados estaduais compareceram ao evento e anunciaram ambulâncias e kits para as UBS dos 224 municípios do Piauí.

Estavam entre os temas: iniciativas e boas práticas para uma gestão de qualidade; pauta política sobre o movimento municipalista e articulação no Congresso; comprometimentos financeiros e estruturais com o SUS; novo modelo de financiamento do SUS.


Compartilhar Tweet 1



A prefeitura municipal com o apoio da secretaria de cultura do estado realizou grande evento em Fartura do Piauí, que comemorou as festividades em homenagem a Nossa Senhora do Carmo com recorde de público,o evento aconteceu nos dias 07 a 16 de julho com varias programações.

Foto:Portal SRN

(Equipe de Municípios)


Fonte: Portal SRN
Em Fartura do Piauí · 05/07/2017 - 19h55

Fartura do Piauí realizará o maior festejo da historia


Compartilhar Tweet 1



Na próxima sexta-feira (07/07), acontecerá a abertura oficial do festejo em homenagem a Nossa Senhora do Carmo em Fartura do Piauí, com a dupla Caio e Mary. O Festejo acontecerá dos dias 07 à 16 de deste mês. A programação cultural foi definida pelo Prefeito Laênio Macêdo e Primeira Dama que, também é Secretária de Saúde Raniárcia Macêdo.

A Prefeitura de Fartura do Piauí conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado e parceria com o Governo do Estado do Piauí. A realização deste grande evento tem o empenho do Prefeito Laênio Macêdo que, busca envolver o município com uma grande programação cultural.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações portalmandacaru

Compartilhar Tweet 1



Foi assinado nesta quarta-feira (24/06) pelo governador Wellington Dias, o decreto de racionamento de água em 27 municípios, isso se deve à situação crítica dos recursos hídricos, provocados pela estiagem que castiga o Estado, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

De acordo com o decreto, o racionamento será por tempo indeterminado e atingirá residências, indústrias e comércios. Pode ainda ser adotadas medidas de contingenciamento, como rodízios e até mesmo suspensão temporária compatibilizando a demanda e a oferta, com o objetivo de diminuir os riscos de descontinuidade no fornecimento de água.

(Equipe de Municípios)

Ensino à Distância · 08/06/2017 - 17h20

Vestibular da UAPI vai ofertar vagas para Fatura do Piauí


Compartilhar Tweet 1



Aprovado na última terça-feira (06/06), pelo governador Wellington Dias, o cronograma do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), vai iniciar com o lançamento do edital no dia 14 deste mês e provas em 06 de agosto.

Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento. A quantidade de vagas segue o modelo tradicional, de 40 alunos por turma, tendo como diferencial a responsabilidade compartilhada entre as instituições parceiras.

De acordo com o diretor do Núcleo de Educação a Distância (EaD) do Piauí, Arnaldo Brito, a EaD está presente em 40 municípios piauienses, incluindo o município de Fartura do Piauí.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Governo do Estado do Piauí

Compartilhar Tweet 1



As prefeituras de Uruçuí, Socorro do Piauí, Ribeira do Piauí, Prata do Piauí, Pajeú do Piauí, Floriano, Fartura do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí não concluíram o envio dos questionários do IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal), referente ao exercício de 2016.

O prazo do Tribunal de Contas do Estado teminou na última quarta-feira (31). A Corte informou aos gestores que que os municípios que não responderem os questionários no prazo terão as contas bloqueadas, dentre outras penalidades.

Instituído no ano passado, o índice é usado para medir a qualidade e a eficácia das políticas públicas e ações implementadas pelos municípios.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus

Compartilhar Tweet 1



Na manhã desta segunda-feira (22/05), aconteceu no Blue Tree Twers Rio Poty Hotel, o VII congresso de Secretários Municipais do Piauí, realizado pela CONASEMS.

Com início às 08h com café da manhã, logo em seguida a abertura oficial, às 10:30, conferência magna, com o tema: SUS, organizando a rede, construindo a integralidade, esteve presente o Dr. Sílvio Mendes, secretário de saúde de Teresina; o prefeito de Água Branca, Jonas Moura e secretários de saúde de 182 municípios do Piauí.

Na ocasião foi debatido o novo sistema de regularização de consultas e exames, um sistema que foi copiado da cidade de Curitiba e implantado na capital Teresina, que hoje se espalha por todos os municípios do Piauí.

(Equipe Municípios)


Compartilhar Tweet 1



O diretor do EGC/TCE - PI, Delano Câmara, em entrevista ao 180graus, alerta aos gestores dos municípios sobre o IEGM, que tem prazo até dia 31 de maio para ser enviado ao TCE.

É um fator que dá todos os índices de como anda a gestão, mas principalmente a governança do município. Passou a ser exigido por todos os tribunais de contas do país e exige que todas as prefeituras devem preencher o formulário, caso contrário terão suas contas bloqueadas.

É tão importante quanto a prestação de contas, ou o não pagamento da previdência. Segundo o Dr Delano, as prefeituras não estão atentas que devem preencher esse formulário. O tribunal já fez vários treinamentos para instruir o preenchimento dos formulários que estão disponíveis no site do TCE.

(Equipe de Municípios)


Fonte: Com informações do Portal 180 graus