Produtos a base de AVELOZ são · 18/08/2011 - 07h00

Produtos a base de AVELOZ são proibidos pela Anvisa

Produtos a base de AVELOZ são proibidos pela Anvisa


Compartilhar Tweet 1



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu, através da RE nº 2.917, de 6 de julho de 2011, a distribuição e comercialização do produto AVELOS (ou AVELOZ), nome científico Euphorbia tirucalli L...

A medida foi publicada como como uma medida de interesse sanitário, por conta do produto não ter sido submetido a testes de segurança e eficácia perante ao Órgão Sanitário.

A proibição abrange a distribuição, comercialização a manipulação e a fabricação de medicamentos contendo tal substância.


A Euphorbia tirucalli L., é conhecida por diversos nomes, como: cachorro pelado, dedo do cão, esqueleto, sendo o mais comum, avelos ou aveloz. A planta é muito utilizada como cerca viva e produz uma substância branca (latex) extremamente cáustica, a ponto de causar cegueira de atingir diretamente o olho.

No último ano, substâncias extraídas de partes da planta foram submetidos a pesquisa para avaliar o potencial do uso da Euphorbia tirucalli L. no tratamento de algumas formas de câncer, porém até a presente data, nenhum produto foi aprovado para o uso em humanos.


Fonte: Anvisa