Obesidade e câncer -

Estudo revela que sobrepeso e obesidade aumentam o risco para 13 tipos de câncer

Estar acima do peso ou obeso aumenta o risco para 13 tipos de câncer, pelo menos é o que revela um estudo publicado no New England Journal of Medicine.

Após analisar mais de mil estudos o assunto, os pesquisadores acrescentaram à lista mais oito tipos de cânceres que têm os risco aumentado pela obesidade: fígado, estômago, pâncreas, vesícula, ovário, tireoide, sangue e um tipo de tumor no cérebro, além dos já conhecido aumentos nos riscos de câncer de intestino, rim, esôfago, mama e útero.

Um dos mecanismos de ação pelo qual a obesidade aumenta os riscos, está relacionado com o desenvolvimento da resistência a insulina decorrente da diabetes tipo 2, o que faz com que o organismo aumente a produção de insulina que passa a agir como um fator estimulador de crescimento de células, inclusive de células cancerígenas.

Um outro fator está relacionado com um estado inflamatório sistêmico causado pela gordura. O indivíduo tem uma obesidade crônica fica numa situação de inflamação constante, que pode até ser medida no sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, mais da metade dos brasileiros (52,5%) estão acima do peso e 17,9% são obesos. O resultado da pesquisa traz um alerta principalmente para as mulheres: os pesquisadores relataram que a ligação mais forte entre obesidade e câncer está relacionada com o câncer de útero. Ainda segundo um levantamento do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), 87% das mulheres com câncer de endométrio, a camada interna que reveste o útero, tem obesidade ou estão acima do peso.

Fonte: Jornal Hoje

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco