Alimentação dos idosos -

Cuidados com a alimentação dos idosos

As pessoas da terceira idade, precisam adotar algumas mudanças nos hábitos alimentares para evitar incômodos e até riscos mais sérios à saúde. Porém para a introdução de alguns alimentos que geralmente são benéficos a saúde, podem trazer alguns problemas para os idosos, principalmente se tiverem outras doenças prevalentes.


Tomemos como exemplo, o aumento do risco do desenvolvimento da osteoporose. Na terceira idade os ossos ficam mais frágeis, o reforço no cálcio na alimentação é de extrema importância para se evitar a osteoporose. Torna-se portanto necessário o acompanhamento da oferta de alimentos ricos em cálcio, como o leite e derivados.


Porém deve-se ter cuidado com a intolerância a lactose, que alguns estudos chegam a apontar que seja um problema prevalente com alguma intensidade, em 50% da população. Pessoas com intolerância a lactose apresentam dor abdominal e diarreia se ingerirem leite e derivados. Idosos que apresentem este problema devem procurar orientação médica e de um nutricionista para obter o cálcio necessário a prevenção da osteoporose de uma outra fonte que não o leite.


O cálcio presente no leite e derivados, pode também interferir com a absorção de muitos medicamentos, por complexarem-se a estes. Portanto, de modo geral, deve-se evitar tomar medicamentos uma hora antes ou duas horas após a ingestão de leite e derivados, sob o risco de ter a atividade do medicamento diminuída.


Mesmo para pessoas que não apresentem intolerância a lactose, nem todos os queijos são saldáveis para todos, pois em nossa região é comum alguns queijos apresentarem excesso de sal, o que pode trazer problemas a quem é hipertenso.


Os queijos curados, assim como muitos outros alimentos que possuem um alto teor de tiramina são altamente proibidos para pacientes que façam uso de medicamentos para depressão a base de inibidores da monoamima oxidase (IMAO), como a tranilcipromina (Parnate®, Stelapar®) a moclobemida (Aurorix®) e a selegilina (Elepril®, Jumexil®), pois podem desencadear problemas graves.


Antes de utilizar um medicamento, procure orientação de um farmacêutico, pois este é um direito seu.

Fonte: None

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco