Condição afeta o desenvolvimento -

Síndrome de Patau: saiba o que é a condição do bebê Arthur, filho de Zé Vaqueiro

O filho do cantor Zé Vaqueiro, que tinha a rara Síndrome de Patau, faleceu na madrugada desta terça-feira (9). O falecimento do bebê Arthur, de 11 meses, foi confirmado nas redes sociais. 

Foto: Reprodução

A Síndrome de Patau, também conhecida como Trissomia 13, é caracterizada pela presença de uma cópia adicional do cromossomo 13 em todas ou na maioria das células de uma pessoa.

Essa condição afeta o desenvolvimento fetal e pode causar complicações cardíacas congênitas, além de microcefalia. O diagnóstico da síndrome pode ser feito ainda durante a gravidez por meio de diferentes métodos no período pré-natal. Em maio, a esposa de Zé Vaqueiro, a influencer Ingra Soares, compartilhou nas redes sociais como descobriu a doença rara do filho.

Ela explicou que o diagnóstico foi dado no primeiro ultrassom morfológico realizado durante a gravidez. "Soube na primeira morfológica que existia alguma alteração e precisava de muita atenção. Então, procurei os melhores profissionais para me ajudar no diagnóstico", relatou.

A síndrome não tem cura e exige cuidados específicos para cada caso. Ingra detalhou os processos do tratamento multidisciplinar do filho e informou aos seguidores que tinha fé na melhora do bebê, apesar de as ações já serem paliativas.

Arthur precisou ser internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) logo após nascer devido a complicações da doença. Ele ficou hospitalizado em Fortaleza, no Ceará, por quase 10 meses. Arthur recebeu alta, mas, um dia após deixar o hospital, sofreu uma parada cardíaca e voltou a ser internado.

Fonte: Ric.com.br

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco