
Primeira-dama do Brasil cumpre agenda cultural na Rússia antes da chegada de Lula
A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, está cumprindo uma agenda cultural e educacional na Rússia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como parte da visita, Janja esteve no Teatro Bolshoi, passeou pelo Kremlin e assistiu à icônica apresentação do balé "O Lago dos Cisnes" no Teatro Mariinsky, em São Petersburgo.
Além dos eventos culturais, Janja participa de encontros acadêmicos com estudantes e professores de português e relações internacionais, reforçando os laços entre Brasil e Rússia na esfera educacional. Ela também cumpre compromissos ligados à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa promovida pelo governo brasileiro que busca ampliar as ações voltadas para segurança alimentar e combate às desigualdades sociais.

A visita ocorre antes das celebrações oficiais dos 80 anos do Dia da Vitória, que marcam a rendição da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. O presidente Lula e a primeira-dama participarão da cerimônia em Moscou ao lado de líderes internacionais, em um evento de grande relevância histórica e política.
Além do caráter cultural e diplomático, a viagem de Janja também reflete a estratégia do governo brasileiro de fortalecer laços com países que integram o Brics e ampliar parcerias nas áreas de educação, cultura e cooperação internacional. Durante sua estadia, a primeira-dama poderá visitar outras instituições de destaque e continuar expandindo diálogos com representantes russos sobre iniciativas conjuntas.
A agenda de Janja na Rússia destaca o intercâmbio cultural e diplomático entre os países, ressaltando a importância da cooperação internacional e da promoção de políticas voltadas para questões globais. Novos compromissos e encontros estão previstos ao longo da visita oficial.