
‘Linha Direta’ supera recorde de audiência ao exibir o ‘Golpe dos Nudes’
No início deste mês, estreou uma nova versão do programa “Linha Direta”, na Rede Globo. A atração, agora apresentada por Pedro Bial, relembra crimes reais que chocaram o Brasil, e na madrugada desta sexta-feira, 26 de maio, o foco foi no chamado “Golpe dos Nudes”, esquema idealizado por uma quadrilha do Sul do país. Com informações do O Fuxico.
O tema, que chamou muita atenção, rendeu ao programa o seu recorde de audiência em São Paulo desde a estreia. A atração marcou 13 pontos e 30% de participação na capital paulista, um crescimento de +8% em de audiência em relação à média na praça.
Ainda no programa, houveram alertas sobre como se proteger do golpe dos nudes, que viralizou e ainda é aplicado em todo o Brasil, e pede ajuda do público para localizar, através do telefone 181, Giliane Lindsai da Silva Abreu, uma das principais integrantes do grupo, que segue foragida da justiça desde 2021.
SAIBA MAIS SOBRE O CASO
No golpe criado, criminosos entravam em contato com as vítimas através de falsos perfis nas redes sociais. Depois de estabelecer uma relação mais íntima com a vítima, a suposta mulher enviava nudes por aplicativos de mensagens. Após o envio das primeiras imagens, os criminosos entravam em ação, com ameaças de extorsão a vítima, geralmente casada ou comprometida, e alegavam que as imagens recebidas eram de uma menor de idade.
Com a promessa de não denunciar nem envolver a polícia, a quadrilha exigia o pagamento em dinheiro em troca de não expor a situação. Os golpistas então se passavam por adolescentes, por familiares da suposta menor de idade com quem a vítima teria trocado mensagens pelas redes sociais, e até mesmo por policiais.
Cenários simulando delegacia eram criados para maior veracidade ao golpe. Nos vídeos, criminosos atuavam como supostos delegados para pressionar a transferência de valores em um esquema que chegou a movimentar milhões de reais em ações comandadas de dentro de presídios de segurança máxima do Rio Grande do Sul.
“Linha Direta” tem apresentação de Pedro Bial, direção artística de Monica Almeida, direção geral de Gian Carlo Bellotti, e direção de gênero de Mariano Boni. A redação final é de Pedro Bial e Marcel Souto Maior e a produção de Anelise Franco. O programa é exibido às quintas-feiras, após “Cine Holliúdy”, na TV Globo.
O “Linha Direta Podcast”, versão em áudio do programa original, está disponível no Globoplay e nas plataformas de áudio com publicações semanais, às sextas, sempre nos dias seguintes à exibição do programa na TV.