Dono do X -

Elon Musk agradece a Lira e elogia ‘desobediência’ de Mateus Simões

Neste domingo (01/09), o empresário sul-africano Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), elogiou publicamente o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). A manifestação de Musk ocorreu após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu o acesso à plataforma X no Brasil.

Foto: Reprodução

Musk compartilhou um vídeo em que Lira criticou a decisão judicial que determinou o bloqueio de bens da Starlink, empresa também pertencente ao bilionário. O deputado destacou que a Starlink, apesar de ser do mesmo grupo empresarial, não tem ligação direta com a rede social X, e comparou a situação a um hipotético bloqueio de contas da Ambev no caso de um escândalo envolvendo as Lojas Americanas. Musk, em resposta, afirmou que “aprecia” o que chamou de “apoio” de Lira.

O empresário também elogiou Mateus Simões, que utilizou uma conexão VPN para acessar a rede social após o bloqueio no país. "Bravo!", escreveu Musk ao compartilhar um post do vice-governador, que criticou a censura e defendeu a liberdade de expressão. Simões, em sua publicação, destacou que nunca se imaginou promovendo desobediência civil, mas que a censura não pode ser tolerada.

O uso de VPNs, que permite ocultar a localização do usuário e acessar conteúdos bloqueados, foi alvo de determinação judicial de Moraes, que estabeleceu uma multa diária de R$ 50 mil para quem utilizar a ferramenta para acessar o X. O bloqueio da plataforma ocorreu após a empresa não atender a uma ordem do STF para indicar um novo representante legal no país.

Fonte: O Tempo

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco