Cantor enfrentou câncer -

Beto Barbosa tem fase de 'rei' da lambada revivida em 'Verão 90'

O cantor Beto Barbosa, de 64 anos, atravessou o verão de 2019 na batalha vitoriosa contra um câncer que o trouxe de volta à mídia no ano passado. O paraense já foi tido como rei e também viveu na mídia. As informações são do G1.

Beto Barbosa foi o rei da lambada, por ter propagado em escala nacional esse ritmo também paraense nascido no início da década de 1980 a partir da fusão do carimbó conterrâneo.

A lambada tem ritmos nordestinos rotulados genericamente como forró e de gêneros latino-americanos como cumbia e merengue.

Capas de dois álbuns mais bem-sucedidos da carreira de Beto Barbosa
Capas de dois álbuns mais bem-sucedidos da carreira de Beto Barbosa    Reprodução parcial da capa do CD 'Dose dupla'

Essa fase áurea do cantor está sendo revivida na trama da novela Verão 90, exibida pela TV Globo no horário das 19h.

O envolvimento de Quinzinho (o playboy interpretado pelo ator Caio Paduan) com a dançarina de lambada Dandara (personagem da atriz Dandara Mariana) tem como trilha sonora a música Preta, lambada de autoria de Beto Barbosa que impulsionou a carreira do artista e as vendas do quarto álbum do cantor, Beto Barbosa, lançado em 1990, ano em que se situa a trama da novela escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral.

Preta consolidou o reinado nacional de Beto Barbosa no momento em que a lambada era o ritmo do momento no Brasil, dando origem a grupos como o Kaoma.

    Alvaro Henrique / Divulgação

Atento aos sinais, o cantor e compositor – nascido em Belém (PA), mas residente em Fortaleza (CE) – já vinha investindo no gênero após ter lançado dois fracassados álbuns.

O sucesso chegou para o cantor com o terceiro álbum, Beto Barbosa, lançado em 1988 com o retumbante hit Adocica, outra lambada de autoria do artista.

Começou ali, naquele ano de 1988, um reinado fugaz, mas intenso enquanto durou o apogeu da lambada. Com Preta, um dos maiores hits do Brasil em 1990, Beto Barbosa obteve uma das cotações mais altas do mercado musical brasileiro na época.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco