No interior do Maranhão · 14/11/2014 - 08h31

Motocicletas apreendidas foram encaminhadas para CIRETRAN


Compartilhar Tweet 1



Dezenas de motocicletas que haviam sido apreendidas pela Polícia Militar por apresentar alguma irregularidade foram encaminhadas para o pátio da CIRETRAN em Imperatriz-MA.
Os veículos estavam sob guarda da PM na sede do Batalhão de Estreito-MA alguns ha mais de 6 meses.

O guincho fez a remoção das motos na tarde de ontem quinta-feira (13).
Casos os proprietários desejem retirá os veículos precisam regularizar a documentação junto ao órgão de trânsito.


Compartilhar Tweet 1



Numa colocação de 5º Lugar, sendo reconhecido pelas ações inovadoras aplicadas no Município, o empenho e a seriedade com a qual se cumpre as exigências do Ministério da Saúde, a secretária municipal de Saúde, Sirlen Campos, foi homenageada no "The Best Saúde Maranhão", juntamente com a vice – prefeita Dra. Cristina que também foi homenageada como destaque de médica pediatra.
A cerimônia de entrega da premiação foi realizada na última sexta-feira (07) no Hotel Luzeiros, na capital do Estado.

Segundo a secretária Sirlen Campos, “é gratificante vivenciar momentos como este, onde o mérito é de toda equipe que faz a saúde do município de Estreito e tem seu trabalho reconhecido. Sabe-se que há muito a se fazer pela nossa Saúde, mas temos a certeza de estarmos no caminho certo.


Compartilhar Tweet 1



O último dia 30 de outubro foi a data escolhida por juízes e servidores da Comarca de Estreito para manifestar a adesão à campanha Outubro Rosa, ação que acontece em todo o mundo com vistas ao combate ao câncer de mama. Na ocasião, incentivados pelo diretor do fórum da comarca e juiz da 1ª Vara, juiz Gilmar de Jesus Everton Vale, todos os servidores vestiram rosa, a cor alusiva à campanha.

Ainda com vistas ao objetivo, o juiz Frederico Feitosa de Oliveira, titular da 2ª Vara de Estreito, falou aos servidores sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, do auto-exame e da divulgação dessa informação aos familiares e aos amigos.


Compartilhar Tweet 1



A Igreja Católica de Estreito celebrou missa no cemitério local para homenagear os mortos. Fiéis lotaram as dependências do Campo Santo e rezaram para as almas.

Nossa redação recebeu imagens do momento da celebração realizada na tarde de domingo (2) fornecidas pelo Pe. Domingos Guimarães, pároco da Igreja de São Sebastião de Estreito.

No ano passado, cemitério de Estreito recebeu melhorias feitas pela prefeitura que além de reformar túmulos fez a iluminação de toda área interna e externa. Esse ano o local foi limpo e preparado para receber visitas das famílias que tem seus ente queridos sepultados no local.


Fonte: Nardele Oliveira

Compartilhar Tweet 1



No final da semana passada foi entregue mais uma Unidade Básica de Saúde -UBS à população do município de Estreito, obra construída pela prefeitura em parceria com o Governo Federal. A nova unidade de saúde fica localizada no bairro Brejo do Pinto II e vai atender moradores da localidade que antes buscavam serviços de saúde na UBS Planalto e São Francisco ou até mesmo no hospital.

Ha pouco mais de um mês o prefeito Cicero Neco Morais havia entregue a UBS do Assentamento Braço Forte localizado a cerca de 13 quilômetros da sede do municipio, na ocasião o prefeito lembrou à população sobre o andamento de outras obras neste setor que ele considera importante, o de saúde. A prefeitura está investindo mais de 2 milhões de reais na construção da UPA 24h, está ampliando o hospital municipal.


Fonte: Nardele Oliveira
No interior do Maranhão · 01/07/2014 - 08h46

Assassino de policial é condenado a 20 anos de prisão


Compartilhar Tweet 1



Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Estreito, realizada no dia 27, o réu Wlisses Costa Rosa foi condenado a 20 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado (motivo fútil e recurso que impossibilitou a defesa da vítima), pelo assssinato do policial militar José Luís Rodrigues de Miranda, o Cabo Rodrigues.

Defendeu a tese do Ministério Público do Maranhão (MPMA) o promotor de justiça Carlos Róstão Martins Freitas. Proferiu a sentença o juiz Gilmar de Jesus Everton Vale. Advogou em defesa do réu o advogado Analdiney Brito Noleto.

Wlisses Rosa matou o policial com um tiro na cabeça, no dia 29 de fevereiro de 2008, por volta das 14h, na avenida Beira-Rio, no bairro Alto Bonito, no município de Estreito (a 750km da capital).

No interior do Maranhão · 18/06/2014 - 14h36

MPMA recomenda colocação de faixa de pedestres


Compartilhar Tweet 1



A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Estreito expediu, nesta quarta-feira, 18, Recomendação para que o Município de Estreito restaure as faixas de pedestres já existentes, bem como instale novas faixas em áreas estratégicas da cidade, como nas proximidades de órgãos públicos e escolas.

A manifestação ministerial, assinada pelo promotor de justiça Carlos Róstão Martins Freitas, foi expedida ao prefeito Cícero Neco Morais.

Para expedir a Recomendação, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) considerou, entre outros aspectos, os riscos de acidentes de trânsito em função do aumento significativo da frota de veículos e a ausência ou desgaste das faixas de pedestres no entorno de escolas, centros de saúde, Promotoria de Justiça, Fórum e outros órgãos públicos situados no município.


Compartilhar Tweet 1



O secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto, representando a governadora Roseana Sarney, prestigiou ao aniversário de 32 anos do município de Estreito. Como parte da programação e de resultado de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, obras de infraestrutura foram entregues.

Presentes os senadores João Alberto e Edson Lobão Filho; presidente da Assembleia, Arnaldo Melo; deputados estaduais, Léo Cunha e Antonio Pereira; o prefeito de Estreito, Cícero Neco; os ex-secretários de estado Hildo Rocha e Claudio Trinchão, prefeitos, vereadores, lideranças regionais e população em geral.

No interior do Maranhão · 16/04/2014 - 08h38

Deputado ressalta convênios em benefício do município de Estreito


Compartilhar Tweet 1



O município de Estreito está vivenciando um momento impar na sua história, a cidade se transformou num verdadeiro canteiro de obras. Em 2013, com o apoio do deputado Léo Cunha (PSC), foi liberado o total de R$ 11.121.572,91 em recursos, através da assinatura de convênios entre o Governo do Estado e a prefeitura.

O investimento contempla a execução de obras tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município, a exemplo da recuperação das estradas vicinais, que além de beneficiar os moradores, estimulam o desenvolvimento da produção agropecuária, que é um das grandes fontes de emprego e renda de Estreito.

Deputado Léo Cunha ressalta que a liberação dos convênios se deu devido ao empenho do prefeito Cícero Neco (PMDB), que somado ao dele fortaleceu a demanda ao Estado.


Compartilhar Tweet 1



O Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou Ação Civil Pública por Ato de Improbidade Administrativa contra o ex-prefeito do município de Estreito (a 752 km de São Luís), José Gomes Coelho, e o ex-diretor do Serviço Autônomo de Água de Estreito (SAAE) do município, Ricardo do Nascimento Sousa, pela isenção indevida do pagamento das tarifas de água dada a diversos órgãos municipais.

Na Ação, ajuizada em 15 de agosto, o titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Estreito, Luís Samarone Batalha Carvalho, requer a decretação da indisponibilidadeimediata dos bens dos réus, além da aplicação das sanções previstas na Lei da Improbidade (Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992).

 

No interior do Maranhão · 09/09/2013 - 14h20

Homem é condenado a 66 anos de prisão por duplo homicídio


Compartilhar Tweet 1



Em sessão do Tribunal do Júri da Comarca de Estreito, realizada no último dia 29, o Ministério Público garantiu a condenação de Pedro Antonio Pompeu da Silva a 66 anos de prisão pelos homicídios de duas crianças, uma de quatro e outra de apenas um ano. Atuou no júri o promotor de justiça Luis Samarone Batalha Carvalho.

O condenado também tentou matar a mãe das crianças, que foi sua companheira, mas não obteve sucesso. Pedro Antonio Pompeu da Silva está foragido.

O crime ocorreu na noite de 15 de novembro de 2003, quando Pedro da Silva invadiu a casa da mãe das crianças, golpeando-as com um facão. O condenado não conseguiu assassinar a ex-companheira por causa da intervenção de vizinhos.


Compartilhar Tweet 1



Devido à criação, de forma clandestina, do Loteamento Residencial Ouro Verde, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) propôs, em 20 de agosto, Ação Civil Pública contra o Município de Estreito e a empresária Maria Terezinha Tamanho Fachinello. Ajuizou a ação o promotor de justiça Luís Samarone Batalha Carvalho.

Consta nos autos que a empresária implantou, em 2009, um loteamento em uma área de 288.275,47m², contendo 569 lotes, sem ter providenciado autorização do órgão ambiental competente, sem registro em cartório e em desacordo com as disposições da Lei nº 6.766/79 (Lei do Parcelamento do Solo).

Prestação de conta irregular · 29/08/2013 - 10h48

Ex-presidente da câmara é alvo de Denúncia do MPMA


Compartilhar Tweet 1



Irregularidades na prestação de contas do exercício financeiro de 2008 motivou o oferecimento de Denúncia pelo Ministério Público do Maranhão, em 21 de agosto, contra o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Estreito (a 752km de São Luís), Benedito Torres Salazar. A manifestação ministerial foi assinada pelo promotor de justiça Luís Samarone Batalha Carvalho.

Consta nos autos que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou irregular as contas da gestão de Benedito Torres Salazar, conforme Acórdão (decisão) nº 118/2011, imputando débito e aplicando multas ao ex-presidente da câmara.


Compartilhar Tweet 1



A Delegacia de Estreito, em conjunto com a 9ª Delegacia Regional de Imperatriz, já iniciaram as buscas para capturar os assaltantes que sequestraram a família do gerente da agência Banco do Brasil da cidade de Estreito. Segundo informações, a ação criminosa ocorreu no início da noite de segunda-feira (26), na residência da família.

Segundo o delegado Praxísteles Martins Carlos, titular de Estreito, os assaltantes agiram com muita rapidez, levando a esposa e os dois filhos do gerente. A Polícia Civil com o apoio de equipes do 12º BPM de Estreito realizaram incursões por toda a região.


Compartilhar Tweet 1



Os ex-prefeitos do município de Estreito (a 752km de São Luís) José Lopes Pereira (2005-2008) e José Gomes Coelho (2009-2012) estão sendo acionados pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA) por ato de improbidade administrativa em razão da aprovação irregular de loteamentos no município. Cada ex-gestor é objeto de três ações civis públicas, todas subscritas pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca, Luís Samarone Batalha Carvalho.

José Lopes Pereira, (mais conhecido como Zeca Pereira) é acionado devido aos loteamentos Parque da Lagoa, Xandu Gomes e Planalto IV. Por su

Investigações no interior · 21/06/2013 - 10h12

Polícia Civil investiga a morte de Cabo do Exército


Compartilhar Tweet 1



A Polícia Civil em Estreito já deu início às investigações para apurar a morte do cabo do Exército, Dalmir Brito de Sousa, lotado no 50 BIS -Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Imperatriz. Segundo informações policiais, o cabo estava em Estreito para visitar parentes e foi visto pela última vez no sábado (15), no Bar Dimensão, localizado na BR 010. Testemunhas relataram que ele teria saído do local em sua moto Broz, modelo 2013, ainda sem placas.

O corpo foi encontrado no final da tarde de quarta feira (19) dentro de um poço no município de Tocantinópolis, no norte do estado de Tocantins. O cadáver já estava em estado de decomposição e foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), de Tocantinópolis.

Agência mudou de endereço · 16/05/2013 - 14h04

Setres entrega Agência do Sine-MA em Estreito


Compartilhar Tweet 1



A população do município de Estreito recebeu no sábado (12) - data em que foi comemorado o aniversário de 31 anos de fundação da cidade - a nova Agência do Trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MA), por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Ministério do Trabalho e Emprego e a prefeitura municipal.

A Agência do Sine-MA já existia no município, mas mudou de endereço e passou a ocupar um prédio mais amplo, dando oportunidade de fortalecer o leque de serviços públicos oferecidos na cidade, entre eles, a emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), o que facilita a vida de quem mora em Estreito - antes, era preciso deslocar-se até Imperatriz para tirar o documento.

Agência mudou de endereço · 16/05/2013 - 14h04

Setres entrega Agência do Sine-MA em Estreito


Compartilhar Tweet 1



A população do município de Estreito recebeu no sábado (12) - data em que foi comemorado o aniversário de 31 anos de fundação da cidade - a nova Agência do Trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine-MA), por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), Ministério do Trabalho e Emprego e a prefeitura municipal.

A Agência do Sine-MA já existia no município, mas mudou de endereço e passou a ocupar um prédio mais amplo, dando oportunidade de fortalecer o leque de serviços públicos oferecidos na cidade, entre eles, a emissão de Carteira de Trabalho (CTPS), o que facilita a vida de quem mora em Estreito - antes, era preciso deslocar-se até Imperatriz para tirar o documento.