Vítima de demência pugilística -

Quem era Maguila, Ídolo do boxe brasileiro que morreu aos 66 anos

O boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24/10). O ex-lutador foi vítima de demência pugilística e sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma doença degenerativa irreversível, semelhante ao Alzheimer, causada por golpes repetitivos na cabeça, comum entre pugilistas.

Foto: Reprodução

Maguila foi um ícone do boxe brasileiro, tendo lutado profissionalmente entre 1983 e 2000. Durante sua carreira, ele participou de 85 lutas oficiais, das quais venceu 77, sendo 61 por nocaute. Seu desempenho o consolidou como um dos maiores nomes da história do esporte no Brasil.

O ex-atleta foi múltiplas vezes campeão brasileiro e sul-americano na categoria peso-pesado. Maguila também conquistou títulos importantes, como o de campeão das Américas, pelo Conselho Mundial de Boxe, e o título mundial pela Federação Mundial de Boxe Profissional, ambos na categoria peso-pesado.

Fora dos ringues, Maguila teve uma presença marcante no entretenimento. Foi comentarista político no "Aqui Agora", do SBT, e participou do humorístico "Show do Tom", da Record. Em 2009, lançou um álbum de samba, "Vida de Campeão", e, em 2010, candidatou-se a deputado federal pelo PTN, mas não foi eleito.

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco