“Fanáticos Champions League” -

Projeto de Teresina reproduz maior torneio de futebol da Europa para ajudar famílias carentes

O amor ao esporte aliado à vontade de ajudar famílias carentes do bairro Santa Maria da Codipi uniu jovens da região em um projeto que realiza campeonatos de futsal para arrecadar alimentos. Movidos pela paixão ao futebol, o grupo reproduziu em Teresina no fim de 2018 o maior evento esportivo da Europa, a Champions League. Na ocasião, conseguiram mais de 700kg de alimentos com um público de aproximadamente 1000 pessoas. Com isso, ajudaram cerca de 50 famílias com cestas básicas no período do Natal.

Intitulado “Fanáticos Champions League”, a segunda edição do projeto acontece de 13 a 20 de julho, a partir das 17h, no Ginásio Poliesportivo da Escola Marista Champagnat, no bairro Parque Wall Ferraz, que faz parte da grande Santa Maria da Codipi. A entrada é apenas 1kg de alimento não perecível, que ao fim do torneio será doado para famílias carentes da região.

Durante 32 jogos, 16 times “da Europa” disputam o torneio de futsal em busca do título de campeão, que leva para casa uma réplica da taça Champions League. São eles: Barcelona, Liverpool, Atlético de Madrid, Paris Saint-German, Manchester City, Shakhtar Donetsk, Ajax, Porto, Juventus, Milan, Borussia Dortmund, Inter de Milão, Real Madrid, Chelsea e Bayern Munchen.

Os três primeiros colocados ganham medalhas personalizadas e ainda há premiação de troféu e brindes para os destaques do campeonato, melhor jogador, goleiro e artilheiro. Cada equipe conta com 11 jogadores, o que totaliza 176 atletas participando diretamente do evento.

Ao todo, 22 jovens participam da comissão organizadora do campeonato, que é todo desenvolvido conforme as características técnicas do torneio de futebol da Europa, desde os uniformes aos materiais esportivos, como bola, medalhas, troféu, banners de cada time, etc. O estudante Weslley Ramon Santos, de 22 anos, é um dos participantes da comissão, que se denomina Cofalu Sports, e explica a importância do projeto.

“Incentivar o futsal junto ao público jovem cumpre uma importante função de inclusão social, especialmente no nosso bairro, que é tão à margem da sociedade. Tiramos jovens das ruas e das drogas com um projeto beneficente que ajuda tanto quem participa quanto à nossa comunidade, com a arrecadação dos alimentos”, enfatiza ele.

Serão quatro dias de classificatórias, até dia 19 de julho, e dia 20 será a grande final, que também contará com dois jogos pré liminares, um sub 11 e outro feminino. Cada vez mais consolidado, o evento espera este ano um público de cerca de 1500 pessoas.

O início de tudo

O projeto surgiu no fim de 2017, com o nome de Copa Fanáticos Luxúria. Fizeram duas edições e, com oito equipes, contaram com um público inicial de 600 pessoas, incluindo os atletas e organizadores. Desde o início, o evento tem o teor beneficente e nos primeiros campeonatos, arrecadavam cerca de 70kg de alimentos. Decidiram então, no fim de dezembro de 2018, realizar um evento maior, dessa vez, alusivo à Champions League, da Europa.

Com isso, saíram do amadorismo e se aproximaram do profissional com a ajuda de patrocinadores. Assim, conseguiram chegar cada vez mais perto do cenário esportivo europeu. A Fanáticos Champions League 2018 superou as expectativas, movimentou todo o bairro e contou até com transmissão ao vivo pelas Redes Sociais, registrando a emoção dos gols, dribles desconcertantes, "frangos" e belos lances que ficaram gravados na memória e nos corações dos amantes do futsal.

Para os organizadores, foi uma conquista inesperada e impulsionou a continuar com o campeonato a cada seis meses. “Hoje a Fanáticos Champions League ganhou base, confiança e mais do que uma diversão, é para nós uma missão. A quantidade de alimentos arrecadados e jovens envolvidos nos incentivam a continuar melhorando a cada ano”, frisa Weslley.

Fonte: Com informações da assessoria

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco