Olimpíadas de Paris: treinos no rio Sena são cancelados novamente devido à poluição
Pelo segundo dia consecutivo, o treino de natação de familiarização para o triatlo das Olimpíadas de Paris 2024 foi cancelado devido à qualidade inadequada da água do rio Sena. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (29/07) após uma reunião envolvendo a organização das Olimpíadas, delegados técnicos e médicos, além de representantes da cidade e da federação internacional de triatlo.
As atividades de familiarização com a corrida e o ciclismo continuarão conforme o planejado. Em comunicado, os organizadores expressaram confiança de que o local estará pronto para a competição olímpica, que começa nesta terça-feira (30/07). Testes realizados no domingo (28/07) mostraram melhorias na qualidade da água em comparação com o dia anterior, mas a federação internacional de triatlo considerou essas melhorias insuficientes para a realização segura da prova de natação. Este problema está associado às chuvas que atingiram Paris nos dias 26 e 27 de julho.
A organização de Paris 2024 e a federação mundial de triatlo afirmaram, em comunicado à imprensa, que estão otimistas quanto à melhora da qualidade da água nas próximas 36 horas, com base nas previsões meteorológicas.
Há um risco de adiamento ou cancelamento das provas aquáticas do triatlo e da maratona de 10 km caso as condições no rio Sena não melhorem. Na última análise, realizada na semana do dia 17 de julho, foram detectados níveis de bactérias acima do permitido. O clima chuvoso pode agravar ainda mais a situação.
De acordo com o portal Inside The Games, o comitê organizador não possui um plano alternativo para os esportes previstos para o rio Sena. Se a qualidade da água continuar inadequada, o triatlo poderá ser realizado sem a prova de natação.
Fonte: Metrópoles