Jogos Escolares da Juventude -

Gaúcha conquista ouro e bate recode no salto em distância

A atleta gaúcha Rayssa  Caroline Oliveira conquistou a medalha de ouro no salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018, na categoria 12 a 14 anos. Na noite deste domingo, a jovem de 13 anos superou a própria marca em 28 centímetros e venceu a prova com 5,48m. A marca anterior pertencia a catarinense Heloísa Alexandre Dias, que venceu a prova em Londrina 2014 com um salto de 5,44m.

Quarta colocada no Campeonato Brasileiro Sub-16 de Atletismo, disputado em Fortaleza, em setembro, com 5,20m, Rayssa começou a praticar o atletismo através de um projeto social de escolas públicas chamado Corrida Pela Cidadania, de Novo Hamburgo, sua cidade natal. Foi lá que ela conheceu o professor Mário Garcia Kickhosel, que treina a jovem atleta até hoje.

    Ana Patrícia/COB


“Eu tinha uma professora na escola que viu que eu tinha talento no esporte e eu comecei a treinar com oito anos, sempre com o professor Mário”, disse Rayssa. 

Além do salto em distância, Rayssa disputa outras duas provas na maior competição escolar do país. Ela se classificou para a final dos 80m com barreiras ao vencer a primeira bateria semifinal na noite deste domingo. Nesta segunda-feira, dia 19, a jovem e promissora atleta disputa o revezamento 4x75m com a equipe gaúcha.

Nas provas disputadas na manhã desta segunda, Julia Barbosa, da Escola Cristã (SP), que já havia quebrado o recorde dos Jogos Escolares no sábado, na eliminatória do lançamento do disco, melhorou a sua marca na final. Ela conquistou a medalha de ouro com a marca de 45,07m.

A medalha de prata na prova ficou com Ana Clara Venancio dos Santos, da Escola Intentus, de Paranavaí (PR), com 39,36m. Maria Eduarda Marghotti, da Escola Conego Nicolau Geging, da pequena cidade de Braço do Norte, no Sul catarinense, completou o pódio. Maria Eduarda tem apenas 12 anos, completa 13 no próximo dia 24 e não poderia pedir um presente melhor que esse.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e parceria do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: COB

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco