100 anos do torneio -

Conmebol propõe copa de 2030 com 64 seleções para celebrar centenário

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, propôs aumentar para 64 o número de seleções na Copa do Mundo de 2030. A sugestão visa comemorar de forma extraordinária os 100 anos do torneio, que será realizado em três continentes.

Foto: Reprodução/ InstagramAlejandro Domínguez
Alejandro Domínguez

"Estamos certos de que a celebração do centenário será única, pois só acontece uma vez. Por isso, propomos, SOMENTE UMA VEZ, realizar esta edição com 64 times, em três continentes ao mesmo tempo. Queremos que todas as nações tenham a chance de viver essa experiência global, para que ninguém no mundo fique de fora desta festa que, mesmo jogada em diversos lugares, É A NOSSA FESTA", declarou Domínguez em suas redes sociais.

Desde 1998, a Copa do Mundo contava com 32 equipes – antes, em 1994, eram apenas 24. Porém, a próxima edição, em 2026, já terá um formato ampliado, com 48 participantes, e será sediada nos Estados Unidos, México e Canadá.

A proposta de Domínguez ainda precisa ser avaliada e aprovada pela Fifa e seus comitês. De qualquer forma, a edição de 2030 já será histórica, pois ocorrerá em seis países de três continentes.

Os primeiros jogos acontecerão na Argentina, Paraguai e Uruguai, em homenagem ao centenário da competição, que teve sua primeira edição em 1930, no Uruguai. Depois, o torneio seguirá para Espanha, Portugal e Marrocos, que receberão as demais partidas.

Junte-se à nossa comunidade de leitores comprometidos com o jornalismo local de qualidade. Assine agora, apoie nossa equipe premiada e tenha acesso a análises exclusivas. Faça parte do melhor do jornalismo baiano!

Fonte: Metrópoles

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco