
Brasil termina primeiro dia do Parapan com 46 medalhas e liderança geral
No primeiro dia dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, a equipe brasileira começou em grande estilo, arrebatando 46 medalhas: 19 de ouro, 14 de prata e 13 de bronze. Com informações do Metrópoles.
Com esse desempenho, o Brasil assegurou com folga a liderança do quadro geral de medalhas, deixando a Argentina em segundo lugar, com apenas cinco medalhas de ouro.
O Brasil inaugurou sua participação na competição com a nadadora Patrícia Pereira conquistando a primeira medalha brasileira nos 50m peito feminino pela classe SB3, destinada a atletas com limitações físico-motoras. Seu tempo de 58s19 estabeleceu um novo recorde Parapan-Americano, superando-o por seis segundos. Na mesma prova, outra brasileira, Lídia Vieira, conquistou a medalha de bronze, registrando um tempo de pouco menos de 1min09. Confira as outras conquistas brasileiras desse dia:
Natação Os nadadores brasileiros foram o grande destaque do primeiro dia oficial da competição, brilhando nas águas chilenas e conquistando um total de 19 medalhas: 10 ouros, cinco pratas e quatro bronzes. Um dos grandes destaques foi Wendel Bellarmino, do Distrito Federal, que garantiu seu primeiro ouro na prova dos 50m livres S11. Outra figura em destaque foi a jovem Alessandra Oliveira, de apenas 15 anos, que conquistou o ouro na final dos 100m peito classe SB4.
Halterofilismo O grande destaque brasileiro foi a campeã mundial e paralímpica Mariana D’andrea, competindo na categoria até 73kg. Ela levantou 116,3 kg e conquistou a medalha de ouro. Além disso, o Brasil conquistou mais duas medalhas de ouro: a primeira veio com Caroline Fernandes, que competiu na categoria até 79kg e levantou 94,7 kg; a segunda foi no masculino, com Lucas Manoel, na categoria até 49kg, levantando 150kg. Houve também a conquista de uma medalha de bronze por Ezequiel Correa, na categoria até 72kg, levantando 186kg.
Tênis de Mesa Os mesa-tenistas brasileiros também se destacaram nesse primeiro dia, sendo a modalidade em que o país obteve mais medalhas: 22 no total, incluindo seis de ouro, oito de prata e oito de bronze. O grande destaque foi Danielle Rauen, que derrotou a jovem Jennyfer Parinos em uma final brasileira e garantiu o tricampeonato do Parapan-Americano.
Esportes Coletivos No futebol de 5 e de 7, o Brasil saiu vitorioso após dois jogos difíceis. Na primeira partida, contra o México, a vitória foi por 1 a 0, com um gol do atacante Nonato. No futebol de 7, a equipe venceu os argentinos por 2 a 1, com gols de Ubirajara e Matheus. No Goalball, o Brasil teve vitórias expressivas tanto no feminino quanto no masculino: as argentinas foram derrotadas por 12 x 2 no feminino, enquanto os colombianos foram atropelados por 11 x 1 no masculino, evidenciando a superioridade brasileira.
Entretanto, houve contratempos no primeiro dia, já que o Brasil enfrentou derrotas no Rugbi e no Basquete em cadeira de rodas. No Rugbi, a derrota foi para a Colômbia por 55 x 48. Já no Basquete em cadeira de rodas, o Brasil teve um final de jogo difícil e viu o Canadá vencer por 61 x 44.
Fonte: Metrópoles