Esporte

Fatos que marcaram o Esporte · 31/12/2018 - 07h08 | Última atualização em 31/12/2018 - 17h34

Retrospectiva180 | Copa, piauienses no pódio e títulos; veja destaques do esporte

Além do futebol, outros esportes foram destaques no ano de 2018, incluindo piauienses em conquistas de medalhas


Compartilhar Tweet 1



O ano de 2018 para o esporte foi repleto de atrações, como a Copa do Mundo, que não trouxe alegria para os brasileiros, mas mostrou novidades tecnológicas, como o Árbitro de Vídeo (VAR) que causou muitas polêmicas durante a competição. Tivemos também boa participação de piauienses em modalidades diversas, algumas curiosidades e superação. Abaixo você confere uma retrospectiva do que de melhor aconteceu no esporte durante o ano no 180.

27/02/2018
Neymar sofre lesão em jogo e deve passar por cirurgia
Neymar sofreu uma lesão durante o jogo entre o Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha no Campeonato francês. Segundo informações divulgadas no Jornal Primeiro Impacto, na TV SBT, o craque precisará passar por cirurgia e deverá voltar aos campos em maio, apenas um mês antes da Copa do Mundo.

02/03/2018
Sarah Menezes assina com o Flamengo: e diz: 'Feliz em ajudar'
A atleta Sarah Menezes é a mais nova contratação do Time Flamengo. A piauiense escreveu seu nome na história ao se tornar a primeira mulher a conquistar o ouro olímpico no judô, pelo Brasil, nas Olimpíadas de Londres, em 2012. Além da inédita conquista feminina, ela quebrou um jejum de 20 anos sem títulos da modalidade nos Jogos Olímpicos. Aos 27 anos, Sarah assina pela primeira vez com um clube de fora do Piauí. O contrato tem duração de um ano. 

13/03/2018
Ídolo do vôlei, Bebeto de Freitas morre após evento
Paulo Roberto Freitas, o Bebeto de Freitas, diretor de administração e controle do Atlético (MG), morreu após sofrer um parada cardiorespiratória no centro de treinamento do clube, a "Cidade do Galo", em Belo Horizonte. Uma ambulância e até um helicóptero chegaram a ser deslocados para o local, mas o dirigente e ex-atleta de 68 anos não resistiu.

27/03/2018
No primeiro encontro após 7 a 1, Brasil vence Alemanha com gol A torcida brasileira acompanhou o reencontro de Brasil e Alemanha, que se enfrentaram no Estádio Olímpico, em Berlim. No último amistoso antes da lista final para a Copa do Mundo da Rússia, a Seleção Brasileira mostrou, mais uma vez, que a preparação para o Mundial segue com foco total. Na casa do adversário, com mais de 72 mil pessoas nas arquibancadas, a equipe comandada por Tite venceu por 1 a 0.

15/04/2018
Altos é campeão do Campeonato Piauiense 2018
Em jogo de seis gols, o Altos se consagrou campeão piauiense contra a equipe do River, jogando no estádio Felipão. O placar final foi 4 a 2 para o Altos. Festa da torcida em casa pelo bicampeonato.

12/06/2018
Moradores se reúnem e decoram rua com as cores da Argentina
Em protesto contra a corrupção aliado à decepção com a Confederação Brasileira de Futebol na Copa do Mundo de 2014, quando perdeu para a Alemanha por 7 a 1, os moradores da Rua 08, bairro Real Copagre, na Zona Norte de Teresina, se reuniram e contribuíram com R$ 20,00 para decoração dos muros e bandeirolas nas cores azul e branca, em alusão à seleção da Argentina.

06/07/2018
Por 2 a 1, Brasil é eliminado pela Bélgica da Copa do Mundo
O Brasil perdeu para a Bélgica por 2 a 1 e está fora da Copa do Mundo. A seleção brasileira criou chances, pressionou o adversário, mas perdeu muitos gols e sofreu com 20 minutos muito ruins no primeiro tempo, quando a Bélgica fez os dois gols.

08/07/2018
Sampaio Corrêa é campeão da Copa do Nordeste 2018
O Sampaio Corrêa é o grande campeão da Copa do Nordeste 2018. Após vencer o jogo de ida da final por 1 a 0, o Tricolor maranhense ficou com o título ao empatar em 0 a 0 com o Bahia-BA. Em Salvador, a Bolívia Querida segurou o ímpeto do time baiano e fez a festa na Arena Fonte Nova. Além do troféu, o Sampaio garantiu vaga nas oitavas de final da próxima edição da Copa do Brasil.

09/07/2018
Teresinense é o número 1 no nado peito; sonha com Olimpíadas
Ser atleta olímpico na natação aos 16 anos é o objetivo do nadador teresinense Joabe Carvalho, que já detém o título de melhor no estilo nado peito nos 50m, em piscinas de 25 metros. Ele fez o tempo de 33 segundos e 46 centésimos, conforme dado da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CDBA).

15/07/2018
Copa:França vence a Croácia e conquista o bicampeonato 
A França é a campeã da Copa do Mundo da Rússia. Os Bleus venceram a Croácia por 4 a 2 no estádio Luzniki, em Moscou, e conquistaram o título pela segunda vez na história, o primeiro foi em 1998, contra o Brasil.

22/07/2018
Menino piauiense que viralizou com uniforme ganha surpresas 
O piauiense Otávio Coelho Gomes, de 10 anos, que ficou conhecido nacionalmente após uma foto com uma camisa do Vasco da Gama feita de papel viralizar nas redes sociais, viveu um dos momentos mais felizes da sua vida.

O time se mobilizou e levou o menino e o pai da cidade de Paulistana para o Rio de Janeiro. Ele ainda acompanhou o duelo com o Grêmio no São Januário.

Otávio ainda realizou o sonho de conhecer o goleiro Martín Silva e ganhou vários produtos oficiais.

06/08/2018
Volante Amarildo, ex-River, sofre parada cardíaca após 
O brasileiro Amarildo, bastante conhecido dos piauienses, em especial os torcedores do River, passou por um grande susto no empate em 0 a 0 entre seu time, o Destroyers, e o Jorge Wilstermann, pela quinta rodada do Clausura do Campeonato Boliviano.

24/08/2018
Com costela fraturada, piauiense conquista o bronze no caiaque
O piauiense Luis Carlos Cardoso segue colecionando medalhas em competições pelo mundo. Dessa vez, com uma dificuldade a mais, já que estava sentindo muitas dores por conta de uma fratura na costela. 

Mesmo com a limitação, ele conquistou o terceiro lugar na final do KL1 200m masculino com o tempo de 51s276 no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Portugal.

24/09/2018
Croata Modric eleito melhor do mundo e Marta é hexa
A Fifa premiou os melhores do mundo em diversas categorias do futebol mundial.


O croata Luka Modric foi eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo na temporada 2017-2018. Ele desbancou o português Cristiano Ronaldo, da Juventus, e o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool, para ficar com o troféu.


Modrid também acabou com a hegemonia de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que se alternaram na primeira colocação do prêmio nas últimas dez edições.

18/10/2018
Cruzeiro vence o Corinthians e é campeão da Copa do Brasil
Pela sexta vez, a estrela do Cruzeiro brilhou mais alto na Copa do Brasil. A Celeste se tornou o maior vencedor do torneio nacional ao superar o Corinthians-SP, em São Paulo. Vencedor da última edição da competição, a Raposa repetiu a dose e soltou o grito de "É campeão", assim como foi em 1993, 96, 2000, 2003 e 2017. Com gols de Robinho e Arrascaeta, o time mineiro venceu o Timão por 2 a 1, na Arena Corinthians, e faturou a taça. O título coroou a campanha cruzeirense na atual edição da Copa do Brasil 2018. Ao todo, foram oito jogos disputados com cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

    Crédito: Washington Alves/Cruzeiro

28/10/2018
Lewis Hamilton é campeão mundial de F1 pela quinta vez 
Se Lewis Hamilton já tinha um lugar garantido na história da Fórmula 1, no México, o britânico da Mercedes adicionou mais um capítulo importante na sua impressionante carreira.

Com um quarto lugar na corrida mexicana, ele garantiu o quinto título da categoria máxima do automobilismo mundial, igualando o argentino Juan Manuel Fangio - ambos pentacampeões do mundo. Sebastian Vettel bem que tentou adiar a decisão, mas não passou de uma segunda colocação.

25/11/2018
É campeão! Palmeiras vence o Vasco e conquista o 10° título
O Palmeiras é o campeão brasileiro de 2018. Líder desde a 27ª rodada e em uma histórica arrancada após a contratação do técnico Luiz Felipe Scolari, o Verdão confirmou o décimo título ao vencer o Vasco por 1 a 0 em São Januário. A vitória do Flamengo sobre o Cruzeiro de nada serviu. 

02/12/2018
Com vitória por 10 a 0, River consegue classificação milagrosa
A partida envolvendo River e Moto Club (MA) ficou marcada neste ano de 2018. Ficou mais que provado que a célebre frase "no futebol tudo pode acontecer" é a mais certa que existe.

    Foto: Victor Costa/River A.C.

O Galo Tricolor se classificou para as semifinais da Copa do Nordeste Sub-20 em partida disputada no Estádio Albertão. E o milagre aconteceu! O River venceu a equipe maranhense pelo placar de 10 a 0 e ainda teve dois jogadores expulsos.

03/12/2018
Piauiense vence torneio com adversários do Nordeste 
O tenista piauiense Bruno Ibiapina, de 12 anos, venceu o "Fest Tênis" em Fortaleza. O torneio infanto-juvenil reuniu tenistas do Nordeste e contabilizou pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). 

    Foto: Ascom/Decograciano

09/12/2018
River Plate derrota o Boca Juniors e é campeão da Libertadores 
E o título da Conmebol Libertadores 2018 ficou com o River Plate. De virada, o time millonario venceu o Boca Juniors por 3 a 1 no Santiago Bernabéu. Com gols de Pratto, Quintero e Pity Martínez, Benedetto fez para os xeneizes, foi o quarto título na história.

    Foto: Reprodução/Globoesporte.com

13/12/2018
Com 5 vitórias, Sarah vence seletiva e permanece na seleção 
A judoca Sarah Menezes disputou a seletiva da Seleção Brasileira de Judô (CBJ) no Centro Pan-Americano na cidade de Lauro de Freitas-BA.

Foram cinco lutas e cinco vitórias, que garantiram a permanência da judoca piauiense na seleção brasileira, aumentando assim sua chance de disputar mais uma Olimpíada.

    Foto: Tati Amaya/MCS

18/12/2018
Gabriel Medina é bicampeão mundial de surfe
Quatro anos após se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe profissional, o atleta paulista Gabriel Medina, 24, sagrou-se, nesta segunda-feira (17), bicampeão da World Surf League (WSL), a liga mundial.

A vitória no Pipe Master foi a terceira de Medina este ano. O agora bicampeão já tinha vencido o Tahiti Pro, disputado na perigosa onda de Teahupo'o, e o Surf Ranch Pro, na piscina de ondas artificiais que Kelly Slater e sócios construíram na Califórnia (EUA). 

    Foto: @WSL / Ed Sloane

 



 

Comentários