Esporte

Testes aconteceram sábado · 28/08/2011 - 15h40

PI: Atletas paraolímpicos são aprovados nos testes funcionais

Já os competidores do atletismo passaram por teste para certificar se realmente se enquadram


Compartilhar Tweet 1



Os atletas piauienses que participam dos Jogos Escolares Paraolímpicos passaram neste sábado (27) pelos testes funcionais. Os exames visam aferir se os atletas que foram inscritos nas modalidades e níveis corretos para suas deficiências.

A primeira a passar pelo teste foi Ana Kássia, da natação. Acompanhada do professor Childerico Silva, a atleta foi avaliada por técnicos do Comitê Paraolímpicos Brasileiro (CPB), que classificaram seu nível como classe A e swing 9. Ana Kássia competirá, a partir deste domingo, em três modalidades: 50 e 100 metros livres e 50 metros costas. “Estou muito empolgada com os jogos, quero levar medalhas para nosso Estado”, disse a atleta.

Já os competidores do atletismo passaram por teste para certificar se realmente se enquadram na categoria da deficiência intelectual. Higor Silva, lançamento de peso; Jaelton Alcides e Janiel Silva, corrida; tiveram seus laudos feitos no Piauí aprovados. Acompanhando esses atletas os professores Antônio Nilson e Jarbas Carvalho.

Outro a se classificar nos testes funcionais foi o mesatenista Alberto Filho. Com o apoio técnico de César Gabriel, o adolescente causou admiração nos técnicos da CPB, que deram o aval para a participação nos jogos, sendo esse outra promessa de medalha.

Entre os testes, a delegação do Piauí recebeu a visita do presidente do Conselho Fiscal do CPB, José Afonso. Piauiense de Floriano, residente há mais de 30 anos em Brasília, Afonso foi um dos grandes incentivadores da primeira participação de atletas piauienses em jogos paraolímpicos estudantis. “Nossa intenção é ajudar a levar o Piauí ao topo dos esportes paraolímpicos, para isso queremos que o Estado seja sede de uma grande competição nesse setor, além fomentar a formação de novos atletas”, explicou à delegação.


Fonte: Com Informações Da Ccom