Veja a seleção da temporada -

Cristiano Ronaldo conquista prêmio de melhor do mundo da Fifa pela quinta vez

Mais cedo do que aconteceu nas últimas temporadas, a Fifa anunciou, nesta segunda-feira, em cerimônia realizada em Londres, na Inglaterra, os vencedores dos prêmios " The Best ", de melhor jogador do mundo, entre homens e mulheres, treinadores, goleiro, torcida e gol mais bonito. O destaque foi para Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que confirmou o favoritismo e levou o prêmio da entidade pela quinta vez, deixando para trás o argentino Lionel Messi e o brasileiro Neymar.

Cristiano Ronaldo foi premiado após conquistar todos os títulos importantes com o Real Madrid na última temporada europeia, tempo que a Fifa utiliza para avaliar os candidatos: Supercopa da Europa, Campeonato Espanhol, Liga dos Campeões, na qual foi artilheiro, e Mundial. Pela seleção portuguesa, o atacante terminou com mais de um gol por jogo de média. A votação foi realizada pelos capitães e técnicos das seleções filiadas à Fifa, jornalistas e torcedores.

    Divulgação/Fifa

"Quero agradecer meus companheiros, meu time, o Real Madrid, os companheiros de seleção. Foi um ano extraordinário. Onze anos que estou aqui no palco. Talento, trabalho duro. É claro que obstinava troféus coletivos e individuais também. Esse troféu é para vocês, minha família, minha namorada, meu filho... Agradecer também Eva e Mateo, que estão em casa, vou ser pai outra vez. Estou muito feliz. Obrigado a todos", discursou o português.

Com mais um troféu de melhor do mundo, CR7 igualou Lionel Messi em número de conquistas e agora também tem cinco. Os dois são os únicos vencedores desde 2007, quando Kaká ganhou. Vale ressaltar que esta foi a segunda cerimônia da entidade máxima do futebol após o fim da parceria com a revista France Football , que aconteceu em 2016. Os franceses entregarão a Bola de Ouro em dezembro. 

Mulheres
O prêmio "The Best" não foi dado somente aos homens. No feminino, a jovem holandes Lieke Martens, campeã europeia, superou a norte-americana Carli Lloyd, duas vezes melhor do mundo, e a venezuelana Deyna Castellanos e conquistou o título de melhor do mundo pela primeira vez. Ela não estava presente na cerimônia e recebeu o troféu das mãos de Marco Van Basten em um treino de sua seleção.

Entre os treinadores de futebol feminino, concorreram Sarina Wiegman, técnica da seleção holandesa campeã europeia, Nils Nielsen, da seleção dinamarquesa, e Gerard Precheur, comandante do Lyon, da França. O troféu ficou com Sarina Wiegman, que não compareceu à cerimônia, mas foi homenageada durante o treino de sua seleção e também recebeu o prêmio das mãos de Van Basten. 

Melhor goleiro e seleção da temporada
Pela primeira vez, a Fifa decidiu premiar, em separado, um goleiro. O grande vencedor foi o italiano Gianluigi Buffon, que superou o alemão Manuel Neuer, do Bayern de Munique, e o costarriquenho Keylor Navas, do Real Madrid.

    Divulgação/Fifa

"Estou muito feliz. É uma honra receber esse prêmio na minha idade. Estou muito orgulhoso. Gostaria de agradecer meu clube, meu treinador, meus colegas de time, eles me ajudam a tornar isso possível. A temporada passada foi fantástica. Espero que este ano possamos jogar ainda melhor, com a seleção da Itália e com a Juventus. E gostaria de terminar minha carreira de jogador de futebol com alguma conquista importante", afirmou o experiente arqueiro.

A cerimônia também divulgou a seleção da temporada, com os melhores jogadores de cada posição. Três jogadores ficaram entre os 11: o lateral direito Daniel Alves, ex-Juventus e hoje no Paris Saint-Germain, o lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, e o atacante Neymar, eleito pela temporada no Barcelona - hoje também está no PSG.

O time ideal de 2017, segundo a Fifa, foi o seguinte: Gianluigi Buffon (Juventus e Itália), Daniel Alves (Juventus* e Brasil), Leonardo Bonucci (Juventus* e Itália), Sergio Ramos (Real Madrid e Espanha) e Marcelo (Real Madrid e Brasil); Luka Modric (Real Madrid e Croácia), Toni Kroos (Real Madrid e Alemanha) e Iniesta (Barcelona e Espanha); Neymar (Barcelona* e Brasil), Lionel Messi (Barcelona e Argentina) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid e Portugal).

E se um técnico fosse comandar essa equipe, o escolhido seria Zinedine Zidane, do Real Madrid, que ganhou o prêmio de melhor treinador de 2017 após conquistar quatro títulos com o Real Madrid pela primeira vez na história do clube. Ele superou Antonio Conte, campeão inglês com o Chelsea, e Massimiliano Allegri, campeão italiano com a Juventus.

    Divulgação/FIFA

"É muito especial, jamais imaginei que ganharia algo tão belo e tão importante como técnico de futebol", disse o técnico, que, como jogador, foi eleito três vezes o melhor do mundo.

(Com informações do iG São Paulo)

Comentários

Trabalhe Conosco