Congresso Espírita do Piauí -

Confira como foi o primeiro dia do 8º Congresso Espírita do Piauí

Teve início nessa sexta-feira (27), no Atlantic City, em Teresina, a 8ª edição do Congresso Espírita do Piauí, que este ano celebra o sesquicentenário do livro “A Gênese”, de Allan Kardec e que tem como tema central “Jesus e a Transição Planetária”.

A solenidade de abertura iniciou com a composição da mesa de honra. Após a execução do hino nacional pela Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos – que também harmonizou o ambiente com músicas agradáveis – o 1º vice-presidente da FEPI, Marcos David, proferiu a prece de abertura. Em seguida, o presidente da FEPI, José Lucimar, agradeceu a presença de todos e falou da importância do congresso e do papel da federação espírita. Após, foi exibido um vídeo com uma mensagem de Divaldo Franco, dirigida especialmente aos congressistas.

A conferência da noite ficou a cargo do presidente da FEB, Jorge Godinho, que abordou o tema “Jesus e a Transição Planetária”. Em sua bela exposição, o conferencista discorreu sobre fatos históricos até a chegada do Espiritismo, com a publicação de O Livro dos Espíritos em 1857, o que ele comparou ao tesouro escondido da parábola contada por Jesus.

Godinho também mencionou a pergunta 1019 de O Livro dos Espíritos, onde o Espírito São Luiz prediz a transformação da humanidade e citou trechos de “A Gênese”, especialmente do capítulo “São chegados os tempos”, onde está escrito que “cada transformação é assinalada por uma crise”. Da obra “O Evangelho segundo o Espiritismo”, lembrou o item 14 do capítulo XI, que fala sobre a exclusão do planeta Terra, dos espíritos essencialmente rebeldes.

O conferencista passou então a fazer uma análise da mensagem do Espírito Joanna de Ângelis intitulada “Transição Planetária”, psicografada por Divaldo Franco em 30/07/2006, abordando com muita propriedade, as mudanças paulatinas que a humanidade deve experimentar, não só de caráter físico, mas também no aspecto moral, inclusive com a encarnação de espíritos mais evoluídos – estimando que alguns deles já estejam com idade entre 13 e 16 anos. Sobre a trilogia “Transição Planetária”, do Espírito Manoel Philomeno de Miranda e do médium Divaldo Franco, Godinho disse acreditar que o momento de publicação de cada uma das obras deve ter sido muito bem planejado pelos Espíritos responsáveis.

Ao final da conferência, o presidente da FEB reforçou a ideia de que os espíritas devem se preocupar em aproveitar esse tesouro que nos foi legado, a Doutrina Espírita, para promover o seu melhoramento moral, principalmente através de uma viagem pessoal e interior, que cada qual deve realizar. A prece de encerramento foi proferida por Samuel Aguiar, presidente da UME-Parnaíba.

O congresso tem continuidade neste sábado, a partir das 8h, com palestra de André Peixinho (BA). Lembrando que há um stand de livros da FEPI, com muitos títulos e várias novidades e um stand da Espiritismo.net, com DVDs, CDs e se o interessado assim o desejar, ainda pode adquirir um pen drive com vídeos e áudios que selecionar no catálogo.

Raul Teixeira autografando

Fotos: instagram da FEPI e fotos pessoais.

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco