Prazo até dia 30 de outubro -

Secult abre inscrições para seleção e produção de filmes piauienses

A Secretaria Estadual de Cultura – SECULT lançou edital de seleção de 20 projetos audiovisuais no Piauí. Ao todo serão investidos R$ 6 milhões, através de apoio cultural e financeiro para produção de curtas, longas metragens e obras seriadas. As inscrições devem ser feitas de 15 de setembro a 30 de outubro na sede da Secult ou pelo envio da documentação através dos correios.

 

O edital visa apoiar projetos independentes de obras audiovisuais, com relevância artística e cultural através de conceito, conteúdo e capacidade de preencher lacunas sociais, culturais e históricas. Os filmes devem ser inéditos e serão aceitos projetos dos gêneros de ficção, animação e documentário.

 

A documentação necessária consiste na ficha de inscrição devidamente preenchida, declaração de compromisso, currículo do diretor, dossiê com clipping, planilha de custos e roteiro cinematográfico. Todos os proponentes devem enviar os arquivos em 4 cópias de CD ou DVD não regraváveis (CD-R ou DVD-R) via Correios, destinado à Secretaria de Estado de Cultura (Secult) ou protocolar pessoalmente na sede do órgão.

  Imagem: Ascom/Secult

 

Os recursos são oriundos do Governo Federal, através do Fundo Setorial do Audiovisual, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Tesouro Estadual, através do Programa de Trabalho – Democratização e Difusão das Artes Criativas e da Cultura Piauiense. Serão selecionados 20 projetos de filmes para financiamento.

 

A seleção será feita por uma comissão julgadora formada por três membros, com notório conhecimento na área. Será analisada a relevância dos temas propostos, além da técnica e compatibilidade entre o orçamento e o roteiro da obra escrita.

 

Os proponentes podem ser pessoas jurídicas com empresas sediadas há pelo menos 2 anos no estado do Piauí ou pessoas físicas, com no mínimo 18 anos, que podem se inscrever e ser contempladas com até dois projetos.

 

Oficina

Uma oficina de capacitação será ministrada no dia 27 de setembro, no Teatro Torquato Neto/Club os Diários, para auxiliar na elaboração dos projetos e entendimento do edital.  As inscrições para a oficina serão feitas pelo emailaudiovisual.secultpi@gmail.com. O cineasta Pola Ribeiro e a assessora da Secretaria de Políticas de Financiamento, da Agência Nacional do Cinema – ANCINE, Maria Cláudia Cabral serão os ministrantes.

 

EDITAL (PDF)

ANEXOS EDITAL (Word)

ANEXO V (FSA)

ANEXO V (SECULT)

Comentários

Trabalhe Conosco