Programação durou três dias -

Saliceu encerra com grande participação dos estudantes

Foram três dias de intensa programação. Já no lançamento dia 13 de setembro, auditório lotado mostrava o que vinha por ai. O Salão do Livro do Liceu(Saliceu), trouxe ao maior bairro da capital, arte, diversão, literatura, música e muito mais durante os três dias de evento. O público compareceu em peso.

De 20 a 22 de setembro, a UESPI – Campus Clóvis Moura, no bairro Dirceu Arcoverde recebeu escritores locais e nacionais. E um público que envolveu crianças, jovens e adultos, mostrando que é cada vez mais necessário ações como essas para desenvolver o gosto pelos livros entre os estudantes.

A programação trouxe bate-papo literário, palestras, exposições de arte, feira de livros, shows musicais, contação de histórias, espetáculos com palhaços e muito mais. Quem foi ao Saliceu não se arrependeu.

A estudante Aline Ailani, de 11 anos, não havia ido a primeira edição, mas ficou encantada com o que viu e viveu. Os olhos atentos na apresentação do Grupo Vagão, no Espaço Criança, dava o tom do que ela tinha encontrado ali em meio ao livros e outras atrações do salão. “Estou gostando muito”, disse.

Batata e Beiju, a dupla de palhaços do Vagão se apresentou pela primeira vez no Saliceu e espera voltar. “Acho muito importante um evento como esse”, comentou Jimmy Charles, o palhaço Beiju.

Rosilda Lopes, que estava marcando presença em um dos estandes de livros, destacou a importância da feira para crianças e jovens. “No meu tempo de criança não tinha nada disso. Hoje as crianças podem ter acesso a um evento como esse”.

O professor Pedro Pio, um dos palestrantes do Salão do Livro do Dirceu e a pessoa responsável pela criação do Memorial Clóvis Moura, ficou muito feliz com a oportunidade de participar. “Não tem como não se emocionar com um auditório cheio durante minha palestra e não se emocionar em ver tantos estudantes ávidos por conhecimento. Como morador do bairro Dirceu Arcoverde fico muito feliz”.

Também estiveram lotados os shows musicais. Na primeira noite a banda Top Gun animou o público. No dia 21 foi a vez de Bia e Os Beckes. E no encerramento teve Teófilo Lima.

E foi assim, público presente em todas as atividades, como nas palestras da escritora cearense Ana Miranda, do jornalista maranhense Celso Borges, do prof. Cineas Santos, do escritor Salgado Maranhão e tantos outros que passaram pelo salão.

Durante o evento chamou a atenção a exposição de arte montada pelo Colégio Raldir Cavalcante Bastos - Centro de Tempo Integral, do bairro Renascença. As telas produzidas pelos estudantes atraíam os olhares pela qualidade da produção. De vários estilos podiam ser apreciadas e compradas também. Tudo vendido a preços populares.

O Salão aconteceu com recursos provenientes de emendas parlamentares do deputado João de Deus(PT) e contou com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A organização da 21ª Gerência Regional de Educação(GRE).

Fonte: Com informações da Ascom

Comentários

Trabalhe Conosco