Trajetória de dedicação -

Após sucesso do Pré-Enem Seduc, conheça a história e os desafios do secretário Ellen Gera

Ellen Gera de Brito está no comando da Secretaria de Estado de Educação desde 1° de abril deste ano, após ser chamado pelo governador Wellington Dias para substituir Helder Jacobina. Está sob sua responsabilidade um dos destaques da educação piauiense, que é o sucesso dos programas voltados para qualificação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Com um história de determinação e muita dedicação aos estudos, o secretário tem grandes desafios no comando da Seduc. Conheça a seguir a trajetória deste piauiense apaixonado pela educação.

História
Nascido em Barras no dia 25 de abril de 1979, Ellen é um dos três filhos de Elias Moura, técnico agrícola e servidor da Emater, e de Judite Gonçalves, professora formada em Letras na Universidade Estadual do Piauí.

Ellen morou até um ano de idade em Nossa Senhora dos Remédios e depois a família foi para Miguel Alves. Em 1985, a mudança foi para Campo Maior, onde estudou no Alfabetoc, Alternativo e também no Patronato Nossa Senhora de Lourdes. 

Ele concluiu o ensino básico no colégio particular GeoEstudo, na Frei Serafim, em Teresina, onde morou com duas tias, e com muito esforço e dedicação passou no vestibular para Computação na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), em 1996. 

Ellen Gera e Rejane Dias
Ellen Gera e Rejane Dias 

Dedicação aos estudos
De 1997 a 2002, Ellen Gera viajava todos os dias de Campo Maior para Teresina, até concluir o curso. Ele acordava cedo para esperar o ônibus 5h na rodoviária e retornava no período da noite por causa de estágios, no setor de tecnologia da Secretaria Estadual da Fazenda.

Dentro do curso despertou a vontade de ser professor. Quando se formou, ele fez o teste e passou para professor de substituto da Uespi, Campos de Campo Maior, em 2003, e conciliou com o trabalho no setor de tecnologia da Secretaria de Fazenda, período em que foi coordenador de pesquisa e geração de dados da Seid, em 2003.

Paixão pela música
De origem humilde e estudioso, Ellen também teve contato muito forte por meio da música na adolescência através da atuação religiosa na Diocese de Campo Maior.

Ele já foi vocalista, guitarrista e um dos fundadores da lendária 'Banda Arcanjos', que marcou o espaço com rock em movimentos musicais produzidos por jovens roqueiros do Piauí.

Um dos eventos marcantes aconteceu no Sinte Clube, no dia 5 de novembro de 2011, data que ocorreu 'Festival Meu Primeiro Al Star', que contou a participação de várias Bandas de Campo Maior e região, estavam no evento às seguintes bandas: Asgard, V10, Bill Master e Arcanjos, banta que Elle Gera era guitarrista.

Na época, o portal Cmn40graus registrou a participação do então Secretário de Estado da Educação como um dos integrantes da banda de rock. Assista:

Formação
Possui graduação em bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2003) e especialização em Tecnologias para Web pela Universidade Federal do Piauí. Concluiu mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí.

É, também, Analista de Sistemas Sênior aprovado em concurso público pelo Governo do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software, aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural. Foi professor da Universidade Estadual do Piauí, por 2 anos, e da Faculdade de Tecnologia da Informação (FATEPI), por 10 anos. 

Atuação no Governo
No Governo do Estado do Piauí foi coordenador de Pesquisa e Geração de Dados pela Seid e gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Fazenda, onde realizou várias formações de gestão pública e gerenciamento de projetos. Na Secretaria de Estado da Educação exerceu as funções de Superintendente de Ensino Superior, diretor de Educação com Mediação Tecnológica e diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem. Fez a gestão de vários projetos e programas como a Universidade Aberta do Piauí, o Pré-Enem Seduc, Pacto pela Aprendizagem e Jovem de Futuro.

Seduc
No novo desfio, Ellen tem a missão de consolidação da Base Nacional Comum Curricular e, principalmente, o currículo do Piauí, avançando nas parcerias com os municípios,  a continuidade do projeto de preparação e estímulo ao aluno para fazer o Enem por meio do programa Pré Enem Seduc são pautas trabalhadas por Ellen Gera em 2019.

"Sou servidor público estadual. Secretariar a pasta da Educação é vivenciar a possibilidade de contribuir de forma efetiva e em larga escala para o desenvolvimento de nosso Estado. A educação é o caminho! Precisamos manter o foco no estudante, garantindo amplo acesso ao sistema educacional, primando por uma oferta com alta expectativa de aprendizagem e formação cidadã", destacou.

Enem
Sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o secretário Ellen Gera destacou as ações do Governo do Estado do Piauí e a Seduc que vem sendo trabalhadas afim de ajudar os estudantes a realizarem sonhos em busca de uma vaga no ensino superior.

"O Enem abre portas para as principais universidades e faculdades do Brasil. A Seduc-PI e o Governo do Estado do Piauí acreditam que a inclusão universitária é para quem quer e tem preparação adequada. O programa Pré-Enem Seduc busca construir um caminho de sucesso para a realização do sonho dos estudantes em busca da vaga no ensino superior naquele curso desejado. Para isso, o estudante precisa de orientação, motivação, preparação e confiança! É um trabalho intenso, de muitas emoções, e mesmo quando o sucesso não vem, nós precisamos manter firmes a esperança de que é possível sim a superação. É uma trabalho de realização de sonhos! A educação transforma!", disse o secretário da Seduc.

Resultados de destaque nacional
A taxa de estudantes piauienses presentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior do Brasil, registrando 81% no primeiro domingo de provas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.

Ellen Gera comemorou o número e lembrou que o programa Passe Livre, uma das ações do Pré-Enem Seduc, garantiu, em 2019, transporte para mais de 5 mil estudantes da capital.

Para Ellen Gera, o dado positivo é reflexo das ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tem dado todo o apoio e suporte nos preparativos para o Enem.

"Durante todo ano trabalhamos para preparar nossos alunos para o Enem. Nas escolas da nossa rede, os professores têm feito um belíssimo trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Para complementar esse trabalho, a Seduc, por meio do Pré-Enem, realizou 35 revisões de auditório ao longo do ano, sendo 07 revisões em Teresina, 18 no interior e 10 contemplando os reeducandos do  sistema prisional", concluiu o secretário.

    Reprodução / Inep

 

Instagram

Comentários

Trabalhe Conosco