• Piauí alcança 6 redações nota 1000, obtendo o segundo melhor resultado nacional

    O Piauí se destaca entre os estados com maior número de redações com pontuação máxima no Exame Nacional do Ensino Médio de 2023, registrando seis notas mil. O Ministério da Educação divulgou os resultados em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 16 de janeiro.

    Foto: ReproduçãoReprodução
    Reprodução

    Em conjunto com o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul, o Piauí obteve o segundo melhor desempenho, totalizando seis redações com a pontuação máxima de 1000. À frente, destacam-se São Paulo e Rio de Janeiro, cada um com sete redações alcançando a nota máxima. Em contraste, 10 estados não apresentaram nenhuma redação com nota mil.

    No Piauí, as seis redações que atingiram a nota máxima pertencem a estudantes de escolas privadas. Em âmbito nacional, apenas quatro textos com a pontuação máxima são provenientes de candidatos de escolas públicas, originários dos estados do Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Tocantins.

    O estado do Piauí contou com quase 100 mil inscritos no Enem em 2023, com uma taxa de comparecimento de aproximadamente 70% nos dois dias de prova. A aplicação do exame abrangeu 33 municípios no Piauí, distribuídos em 288 locais, compreendendo um total de 3.259 salas de aplicação de provas.

  • Estudante do Piauí tira nota 1000 na redação do Enem 2023 com 10h de estudo diário e 1 texto semanal

    Millena Martins Bacelar, estudante no Piauí, destaca-se como uma das seis candidatas que atingiram a pontuação máxima na Redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2023. Seu texto abordou os "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" e alcançou a pontuação perfeita de 1.000 pontos.

    Foto: Arquivo Pessoal

    Ao abordar o tema, Millena argumentou que, embora seja um assunto "muito necessário", sua amplitude torna-o facilmente tangenciável. A jovem compartilhou sua dedicação, revelando que dedicava cinco horas diárias às aulas e mais cinco horas de estudo em casa. Ela atribui parte do seu sucesso à natureza "ampla" do tema escolhido.

    No decorrer do texto, Millena mencionou ter citado escritores notáveis, como o jornalista Gilberto Dimenstein e a escritora Cecília Meireles. Da obra "Crônicas de Educação" desta última, a candidata extraiu referências valiosas para embasar sua dissertação.

    A estudante enfatizou a importância do tema escolhido, reiterando que é "muito necessário", mesmo que sua amplitude o torne "facilmente tangenciável". Além disso, Millena revelou sua prática consistente de redigir pelo menos um texto por semana, abordando diversos temas.

  • Reforço no transporte público para o Enem: 120 ônibus extras em Teresina

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) anunciou a operação de 120 ônibus adicionais para os domingos, dias 5 e 12 de novembro, quando ocorrerão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

    Foto: REPRODUÇÃO

    De acordo com a Strans, a ordem dada aos consórcios que gerenciam o transporte público da cidade inclui um reforço nas linhas que antecedem o início da abertura dos portões, que acontecerá às 12h. As provas, por sua vez, começarão às 13h. O aumento da frota também será focado nas áreas com maior número de inscritos e nos horários em que os candidatos mais se deslocam para os locais de prova e de volta para casa.

    Seguindo o plano da Strans, "as linhas mais reforçadas atenderão principalmente a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e faculdades particulares, que tiveram um grande número de inscrições". A execução dessa ordem será supervisionada pela Strans, e os consórcios e empresas de transporte público serão notificados em caso de não cumprimento.

    Além disso, os agentes de trânsito estarão atentos ao tráfego nas áreas de grande circulação de estudantes. O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Bruno Pessoa, incentivou os alunos a usarem aplicativos como o SIU Mobile ou Parada On-line, disponíveis para Android e iOS, para verificar as rotas e horários dos ônibus.

  • Provas do Enem começam a ser aplicadas neste domingo (21); mais de 80 mil inscritos no Piauí

    O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa a ser aplicado neste domingo (21/11) em todo o país nas modalidades impressa e digital. Tanto as provas quanto o tema da redação serão iguais nas duas versões. Ao todo, 3,1 milhões de candidatos devem fazer o exame em mais 1,7 mil municípios. No Piauí, mais de 80 mil pessoas se inscreveram.

    No primeiro dia do Enem, os candidatos responderão a questões objetivas de linguagens e ciências humanas, além de fazer a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h. O horário é o de Brasília.

    Assim como a edição de 2020, o Enem 2021 terá regras especiais por conta da pandemia. O uso de máscara facial será obrigatório nos locais de aplicação. Participantes que estejam com covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas não devem comparecer ao exame e podem solicitar a reaplicação. O descumprimento das regras poderá levar à eliminação do candidato.

    Além da máscara de proteção facial, é obrigatório levar documento de identificação original, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

    Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é necessária para preencher o cartão de respostas no Enem impresso e para escrever a redação tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. É recomendado ainda que os participantes levem lanche e água, já que a prova tem uma duração longa.

    É recomendado ainda que se leve o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante.

    Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.

    O Enem segue no próximo domingo (28), quando os candidatos farão as provas de matemática e ciências da natureza.

    O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

  • 1.392 inscritos fazem as primeiras provas em formato digital do Enem no Piauí

    Estudantes de 104 cidades fazem neste domingo (31/01) as primeiras provas em formato digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É a primeira vez que os candidatos respondem às questões direto em um computador, em vez de usarem cadernos de questões e cartões-resposta de papel. O exame deverá ser completamente digital até 2026. Ao todo, 93 mil candidatos estão inscritos. 

    No Piauí, 1.392 inscritos irão realizar as provas em Teresina e na cidade de Parnaíba

    Neste domingo, os estudantes resolverão 90 questões objetivas de linguagens e ciências humanas. Farão também a prova de redação. Nesta edição piloto, a redação será feita à mão, por escrito e, por isso, é obrigatório, assim como no Enem impresso, levar a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.  

    No segundo dia, que será no dia 7 de fevereiro, os candidatos farão as questões de matemática e ciências da natureza. O tempo de prova e os horários de aplicação serão os mesmos do Enem impresso, cinco horas e meia no primeiro dia e cinco horas no segundo. Os portões abrem também às 11h30 e fecham às 13h, no horário de Brasília. A prova de hoje termina às 19h. 

    A diferença desta versão é que a prova será feita pelo computador. As questões objetivas serão todas marcadas na tela, e os participantes não precisarão preencher o cartão-resposta à mão. A redação, no entanto, será escrita à mão. O tema e os textos motivadores estarão na tela. A correção também será feita da mesma forma que o Enem impresso. 

    No segundo dia de exame, a caneta também poderá ser usada. Os participantes receberão uma folha de rascunho para fazer os cálculos das provas de exatas à mão, caso desejem. 

    Covid-19
    Por causa da pandemia do novo coronavírus, o Enem terá regras especiais de biossegurança. Este ano, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, a máscara de proteção facial passa a integrar a lista.

    É recomendado que os participantes levem máscaras extras para trocar durante a prova. Eles deverão permanecer de máscara, cobrindo o nariz e a boca durante toda a aplicação do exame, exceto quando forem comer. Caso isso não seja feito, os candidatos poderão ser eliminados. Haverá álcool em gel nos locais de prova para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem. Os computadores serão separados por espécies de cabines, para ajudar na proteção dos participantes. 

    Quem tiver com sintomas de covid-19 ou de outra doença infectocontagiosa não deve comparecer ao local do exame. A medida é necessária para que o novo coronavírus não se espalhe e mais pessoas sejam contaminadas. Nesses casos, os candidatos poderão fazer a prova na data da reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Para isso, poderão fazer o pedido pela Página do Participante. A data para que os pedidos sejam feitos ainda será divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

    O que levar 
    A lista do que pode ou não também é semelhante ao Enem impresso. Os participantes podem levar a própria água e/ou bebidas não alcoólicas e lanche. 

    Além disso, caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho. 

    Vídeo explicativo
    Os locais de prova estão disponíveis no cartão de confirmação de inscrição, na Página do Participante. Também está disponível um vídeo que explica em detalhes como será o exame. Para garantir a segurança, os participantes receberão, no dia da prova, um código que precisarão digitar na tela antes de começar o exame e também quando finalizarem as provas.

    Os computadores só terão acesso às provas. Os candidatos não terão acesso, por exemplo, à internet ou à calculadora. Na tela, quando a prova começar, aparecerão todas as questões. Será possível clicar em qual deseja acessar. O sistema também permite que o candidato escreva na tela com o mouse e que marque as questões para depois poder voltar nelas, por exemplo. 

    Enem 2020 
    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai divulgar os cadernos de provas do Enem digital logo após o fim das aplicações, no dia 31 e no dia 7 de fevereiro. Eles estarão disponíveis no site do Inep. Ao contrário do Enem impresso, já que a prova será no computador, os participantes não poderão levar os cadernos de prova. Os candidatos podem, no entanto, anotar as respostas na folha de rascunho. Os gabaritos oficiais serão divulgados até 10 de fevereiro. 

    O Enem 2020 tem uma versão impressa, que foi aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma versão digital, Cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem impresso, o que corresponde a menos da metade. 

    O exame, tanto o impresso quanto o digital, foi suspenso no estado do Amazonas e o impresso foi suspenso em Rolim de Moura (RO) e em Espigão D'Oeste (RO), devido aos impactos da pandemia nessas localidades. Esses estudantes poderão fazer as provas também na reaplicação.

    Segundo o Ministério da Educação, foram cerca de 20 ações judiciais, em todo o país, contrárias à realização do exame.

  • Segundo Corujão da Vitória encerra programação do Pré-Enem 2020

    O Corujão da Vitória faz toda a diferença na preparação dos estudantes que farão o Enem, é o que afirmou Sara Ribeiro, aluna da Unidade Escolar Barão de Gurguéia, em Teresina, durante o segundo Corujão da Vitória realizado nessa quinta-feira (21/01).

    A jovem, que pretende cursar fisioterapia, garante estar preparada para o segundo dia de provas do Enem. “Me dei muito bem no primeiro dia de provas, levei em consideração todas as dicas que aprendi no Corujão da Vitória, tanto na parte de interpretação de textos, como na elaboração da redação. Essa segunda maratona de aulas é de grande importância também pois é a oportunidade de revisar as disciplinas chave do curso que pretendo fazer”, afirmou a estudante.

    No segundo Corujão da Vitória os alunos tiveram aulas das disciplinas de Matemática, Física, Biologia e Química. Quem assistiu,  teve a oportunidade de revisar os conteúdos que serão cobrados no Enem nessas áreas. Um dos espectadores foi o jovem Pedro Lucas, estudante da rede estadual da cidade de Buriti dos Montes. Ele pretende cursar Engenharia Civil e aproveitou a aula para aprender todas as dicas e se dar bem nas provas de matemática.

    “Tenho acompanhado todas as ações do Pré-Enem e me preparei bem para as provas. Agora é focar nessas dicas e fazer boas provas no segundo dia de Enem”, disse o aluno.

    Além dos conteúdos didáticos, os professores ministraram aulas leves, descontraídas e motivacionais. A ação contou ainda com a participação especial do professor Márcio Lima, mentor de concursos e provas do Enem que deixou uma mensagem positiva aos alunos que farão as provas. “É hora de fortalecer a mente, vencer os medos e o nervosismo. Você estudou e agora está preparado para esse momento. No domingo vocês vencerão essa guerra e é chegada a hora da mudança”.

    O Corujão da Vitória foi transmitido pela TV Meio Norte, TV Antares, plataformas do Canal Educação e encerra a programação do Pré-Enem Seduc, que durante todo o ano de 2020 não mediu esforços para garantir que os estudantes tivessem acesso aos conteúdos e chegassem ao Enem verdadeiramente preparados. Ao todo, foram realizadas 32 revisões do Pré-Enem Live, além das 18 revisões do Pré-Enem na Estrada, que contemplaram o interior do estado.

  • Estudantes da rede estadual participam de últimos momentos de preparação para o Enem

    O sonho de cursar Jornalismo pode, muito em breve, se tornar realidade para o estudante Saulo Brandão. Colaborar com a área da saúde e se tornar um grande profissional da Enfermagem, é uma meta do jovem Carlos Eduardo. O objetivo em comum dos jovens teresinenses de ingressarem no ensino superior pode ser alcançado por meio de todo o apoio e suporte que eles vêm recebendo com as ações do Pré-Enem Seduc.

    Saulo assistiu a todas as revisões do Pré-Enem Live, Carlos Eduardo não perdeu as dicas dadas pelos professores do projeto Sala de Aula On-line, que consiste na troca de conhecimento, aulas, bizus e resolução de questões via grupos de WhatsApp.

    Fechando o ciclo dos preparativos para o Enem, os estudantes aproveitaram cada momento do Corujão da Vitória, maratona de aulas on-line ocorrido das 20h dessa quinta-feira (14) à 1h da sexta-feira (15).

    Com transmissão pela TV Meio Norte, TV Antares e plataformas do Canal Educação, os candidatos que farão o Enem puderam revisar os conteúdos das disciplinas do primeiro dia de provas do certame. São elas: Linguagens, Geografia, Literatura e Artes, Filosofia e Sociologia, Educação Física, Língua Estrangeira e Redação.

    “Vivemos um momento atípico, mas nós estudantes tivemos todo o suporte para não desistir. Os professores se reinventaram, nos adequamos às aulas remotas e pudemos contar com várias possibilidades de estudar. Estou preparado e quero cursar Jornalismo”, afirmou Saulo Brandão.

    Carlos Eduardo, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral Didácio Silva, no bairro Dirceu II, enaltece o trabalho da Seduc em garantir que os alunos pudessem chegar ao Enem preparados. “Sou estudante da rede pública e vejo democratização do ensino com a disponibilização de conteúdos, revisões não só pela internet, mas também pela TV aberta, o que amplia as possibilidades para todos”, destaca o aluno.

    De São Luís do Piauí, sul do estado, a estudante Gabriela Leite demostrou toda a sua gratidão ao Pré-Enem, aos professores e garante estar preparada para o Enem. “O Pré-Enem nunca decepciona, sempre contamos com aulas dinâmicas, conteúdo atualizado e muitas dicas. Estamos preparados para as provas”, afirmou a jovem.

    Além da revisão de conteúdos, o Corujão da Vitória contou com a participação de estudantes do interior do Piauí e até de outros estados que interagiram durante o quadro Fala Galera. Os alunos puderam tirar dúvidas sobre conteúdos ministrados no quadro Bora Papear e participaram do sorteio de brindes.

    Com a apresentação da jornalista Shyrlei Evangelista e do professor Wellington Soares, este ano o Corujão da Vitória será em dois dias. O primeiro foi nessa quinta (14), e o próximo será dia 21, quando serão revisados os conteúdos das disciplinas do segundo dia de provas do Enem, na área de ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias.

  • Piauí tem aumento de número de detentos inscritos no Enem

    A Secretaria de Estado da Justiça do Piauí conseguiu inscrever 709 reeducandos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, de 2020 (Enem PPL). O número foi superior aos 522 inscritos em 2019, representando um aumento de 35,8%. As provas do Enem PPL acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

    Segundo a coordenadora de Ensino Prisional da Sejus, Jussyara Valente, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a secretaria conseguiu enfrentar desafios e facilitou o acesso à educação nas unidades penais.

    “Foram muitos desafios. Este ano, estudamos uma forma de não parar com o acesso à educação nas unidades prisionais e conseguimos ofertar atividades remotas em parte das penitenciárias. Também entregamos apostilas e cadernos de questões produzidos pela Seduc, como forma de incentivar os reeducandos.”, afirmou.

    Para ela, o resultado engrandece e fortalece o compromisso da Sejus com a educação e reinserção social. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado. O Piauí se supera mais uma vez nos inscritos e, com fé em Deus, nós teremos a oportunidade de fazer com que cada pessoa privada de liberdade realize a prova e tenha resultados positivos. Nós estamos confiantes de que, em fevereiro, nós teremos o maior certame aplicado em todas as unidades do Estado. E isso é muito gratificante, porque são manifestações de vontades diante de toda oferta de ensino”, completa.

    Educação como ferramenta de ressocialização

    Em 2019, o Enem PPL aprovou 166 reeducandos no Piauí. Além do Exame Nacional, também são trabalhados programas de ensino como o EJA, Encceja e Projovem Urbano. Paralelo a isso, os detentos têm acesso a cursos e atividades profissionalizantes.

  • Pré-Enem Live revisa Redação, Matemática, Linguagens e Química

    O preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou a 29ª revisão Pré-Enem Seduc Live. As aulas são exclusivamente on-line e foram transmitidas pela TV Meio Norte, TV Antares, Facebook e YouTube do Canal Educação.

    A revisão começou às 8h e contou com as aulas das disciplinas de Redação, Matemática, Linguagens e Química, ministradas pelos professores Douglas Santiago, Wagner Filho, Webston Silva e Paulo Sérgio, respectivamente. A apresentação ficou por conta do professor Wellington Soares.

    Além dos conteúdos ministrados nas aulas, os estudantes tiram suas dúvidas no quadro Bora Papear, conduzido pela professora Hildalene Pinheiro, participam do Bora Louvar, Bora Ver Filme, Fala Galera e Bora Ler. Para acompanhar as aulas posteriormente, a equipe do Pré-Enem Seduc disponibiliza todo o conteúdo de forma digitalizada no site https://preenem.seduc.pi.gov.br/.

    A estudante Lívia Alves, que cursa o 3º ano do Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Cândido Ferraz, localizado na 12ª GRE, em São João do Piauí, foi uma das participantes do quadro Fala Galera. Lívia contou como está sendo a rotina de estudos durante a pandemia.

    “Foi uma surpresa tudo que aconteceu, mas tentamos colocar a rotina em dia, não imaginávamos que a sala de aula viria para nossas casas, mas estamos conseguindo concluir o ano letivo e nos preparar para o Enem. A expectativa é grande desde o início dos estudos com essas mudanças no Enem e com o preparo físico, psicológico e intelectual quero realizar meu sonho de cursar Psicologia”, desabafou a aluna.

    O quadro Fala Galera também contou com a participação da professora Elizete Cabedo, diretora da Unidade Escolar Cândido Vieira de Sá, de Pajeú do Piauí.

    “Sentamos e buscamos com a GRE a melhor maneira dos nossos estudantes tirarem o melhor proveito das aulas remotas. Temos muitas comunidades sem energia, então entregamos o material impresso de casa em casa e damos toda orientação ao aluno que dispõe de Internet. Esperamos mais bons resultados de aprovações, como já tivemos em anos anteriores”, concluiu a diretora.

    No próximo final de semana, a Seduc conclui as revisões presenciais nos municípios sedes das gerências regionais de educação, estando agendadas Picos, Corrente e Bom Jesus.

  • Alunos participam de revisão Pré-Enem Reta Final na 19ª GRE

    Com a proximidade das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) muitos estudantes buscam reforçar seus estudos nesta reta final. Para os estudantes da 19ª GRE (Gerencia Regional de Educação) foi o momento de se prepararem durante a revisão Pré-Enem Reta Final realizada, nesta terça-feira (03), no CEEPS Monsenhor José Luis Barbosa Cortez, conhecido como Premen Sul.

    Além da escola sede, participaram da revisão os estudantes dos Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de A. Sousa, Unidade Escolar Estado de São Paulo, Unidade Escolar Cícero Portela Nunes e Unidade Escolar Desembargador Henrique Couto.

    A coordenadora do Pré-Enem Seduc, Hildalene Pinheiro, destaca que as revisões de forma presencial vão além de repassar o conteúdo, também trabalham o lado emocional dos estudantes que realizarão o exame. "Nesse momento o mais importante é preparar o lado emocional do aluno para quebrarem o bloqueio criado necessariamente pelo período da quarentena e tentar socializá-los novamente, uma tarefa difícil pois não repassamos apenas o conhecimento", disse.

    O calendário de preparação dos estudantes para o Enem segue com ações nas GREs, Escolas, as Salas de Aula On-line, o Podcast Canal Educação e os Simulados Enem. Hildalene Pinheiro completa que na reta final os alunos são preparados para diferentes situações do exame.

    "Os estudantes encontram na revisão estímulo, pois a revisão é o momento de rever pontos importantes e estimular o ânimo do aluno a se preparar para a prova do Enem. Outro ponto importante é que as cinco horas que ele permanece conosco equivale a treinamento para as horas que ele permanecerá de máscara durante o exame", reforçou a coordenadora.

    A estudante Rafaela Rodrigues ressaltou que neste momento é importante contar com as aulas presenciais para reforçar os conteúdos que já vêm sendo discutidos nas aulas on-line. "A revisão presencial está sendo muito importante por ir nas escolas em todo o Estado e ter o contato maior com os estudantes que não têm acesso à internet. Na pandemia as aulas por celular e EaD não nos deixou dispersar dos estudos, mas sem dúvida esse contato presencial faz a diferença, principalmente para tirar uma dúvida que fica e nem sempre conseguimos no virtual", pontuou a estudante.

    Para contemplar os estudantes de outras regiões, a equipe do Pré-Enem realiza a transmissão da revisão presencial. "Esta edição contemplou os estudantes da zona sul de Teresina, presentes aqui na escola Premen Sul, e sempre estamos participando das revisões on-line realizadas pelo Canal Educação, bem como as nossas escolas realizam o trabalho junto aos alunos durante as aulas como preparação", declarou a Marlene Lima, gerente da 19ª Gerência Regional de Educação.

    Aos finais de semana os estudantes podem acompanhar as aulas por meio do Pré-Enem Live e pelos grupos Sala de Aula on-line, onde são disponibilizados materiais, dicas e resolução de questões, incluindo no turno da noite com revisões.

Carregar mais
Trabalhe Conosco